Conheça mais sobre a Praia de Naturismo de Balneário Camboriú

6 minutos para ler

A Praia do Pinho, localizada na Rodovia Interpraias, é a primeira dessa filosofia no Brasil e atrai praticantes do naturismo e curiosos

Quando falamos que Balneário Camboriú atrai turistas de todas as idades e estilos de vida, é porque a cidade possui particularidades que realmente chamam a atenção de todos. Não é por menos que a Dubai brasileira é conhecida como um dos melhores destinos para se viver no país.

Os índices de qualidade de vida impressionam, suas belezas naturais, opções de lazer, turismo e gastronomia, além da segurança e do povo acolhedor. Quem conhece Balneário logo se apaixona e sempre dá um jeito de voltar.

Com uma população de cerca de 145 mil habitantes, a cidade possui estrutura e capacidade para receber até quatro milhões de pessoas durante a alta temporada. Esse é o período em que os turistas aproveitam o calor e as férias para conhecerem as belas praias da região e seus muitos atrativos.

Entre as diversas opções de lazer, a Praia do Pinho chama a atenção pela prática do naturismo. Localizada a mais ou menos 10km do centro do município, essa praia recebe amantes dessa prática e curiosos do Brasil e do mundo.

A História do Naturismo

Popularmente conhecido como nudismo, o naturismo nada mais é que aproveitar um local totalmente nu. Muitas pessoas vivem esse estilo de vida cercado por história e curiosidades.

Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, essa filosofia existe desde o século XX na Alemanha e surgiu na cidade Hamburgo, com o primeiro clube naturista do mundo. Essa prática se popularizou após os anos 50, com a criação da Federação Internacional de Naturismo, que disseminou o movimento nos países escandinavos, França, Holanda, Bélgica, EUA e Canadá.

A Alemanha permanece como a força principal na base do movimento, tem milhares de praticantes ativos e está entre os países que mais aderem a essa filosofia no mundo. Acredita-se que no início do século XX surgiu o naturismo moderno e, em 1903, o alemão Richard Ungewitter publicou o livro “Da Nudez”, e foi o primeiro autor a escrever sobre os fundamentos do movimento naturista.

Em Berlim, também na Alemanha, Adolf Koch, um professor que lecionava em um bairro operário iniciou com seus alunos a prática de exercícios físicos ao ar livre e completamente nus, com a finalidade de promover melhorias à saúde. Ele notou que os alunos ficaram mais corados, saudáveis e alegres e, satisfeitos com isso, os pais se entusiasmaram e também adotaram a prática. O movimento, chamado inicialmente de Nudismo, foi crescendo e recebeu o nome de Frei Körper Kultur – FKK, que significa Culto ao Corpo Livre. O nome Naturismo só surgiu a partir da década de 50.

Quando se fala do início do naturismo no Brasil, a precursora foi a bailarina capixaba Dora Vivacqua, mais conhecida por seu nome artístico Luz Del Fuego. Ela lutava para ser autêntica, amava os animais, a natureza e andar nua, pois dizia que vivia despida de preconceitos, ilusões e à luz da verdade. Foi ela quem liderou o movimento naturista no Brasil.

Hoje em dia a França é o país onde o naturismo é mais difundido e tem cerca de 150 praias, 320 clubes, várias revistas e publicações sobre o assunto e estima-se que existam 10 milhões de naturistas franceses.

Praia do Pinho é conhecida internacionalmente

Com essa prática difundida pelo país e pelo mundo, Balneário foi precursora em ter a primeira praia do Brasil para receber essas pessoas. A partir dos anos 80, o local passou a se destacar pois um grupo de naturistas resolveu criar a Federação Brasileira de Naturismo FBRN e um código de ética fundamentado nos princípios terapêuticos, de auto-respeito aos semelhantes e à natureza. 

Mas a praia ficou realmente conhecida nacionalmente através de uma reportagem publicada na extinta Revista Manchete, de 25 de fevereiro de 1984, com o título “Todo mundo nu em Camboriú”. Após a grande repercussão dessa matéria que o local passou a atrair um enorme número de curiosos e praticantes da filosofia.

Apesar das vestimentas (ou não vestimentas) dos frequentadores, as regras são rígidas e são punidos com a expulsão aqueles que cometem faltas graves, como por exemplo, ter um comportamento sexualmente ostensivo, fotografar, gravar, filmar outros naturistas sem permissão, causar constrangimentos ao se exceder na ingestão de bebidas alcoólicas, e até mesmo deixar lixo em locais impróprios ou provocar danos à fauna e flora.

A Praia do Pinho possui 500 metros de extensão e uma área formada por areias claras de espessura média, mar com ondas fortes e de água límpida e é envolta por costões e montanhas com uma vegetação quase intocada, isso garante total privacidade, pois não é possível enxergar o local sem estar lá.

Balneário Camboriú possui uma diversidade de atrações

Ficou fácil entender porque Balneário é destino certo para todos os estilos de moradores e turistas. Com paisagens deslumbrantes e de tirar o fôlego, esse paraíso já virou roteiro queridinho de muitos para curtir as férias em grande estilo, com opções de lazer para todos. 

No verão todas as praias da região são roteiro certo para turistas que procuram diversão, aventura e noites badaladas para curtir com amigos ou conhecer novas pessoas. Além dos brasileiros, os vizinhos uruguaios e argentinos também optam por curtir aqui na hora de decidir onde aproveitar os momentos de descanso e lazer. 

A cidade tem infraestrutura que combina atividades de luxo, shoppings, restaurantes e bares com culinária típica e bebidas variadas. Como já falamos antes, é ideal para amigos, família e até praticantes da filosofia naturalista. 

Não deixe de nos visitar

Se você curioso pra conhecer essa praia cercada de mistérios, ou apenas quer aproveitar tudo que Balneário tem para oferecer, precisa visitar a Dubai brasileira. Temos uma infinidade de hotéis para você se hospedar e conhecer cada cantinho dessa cidade tão maravilhosa.

Temos certeza que, depois que você vier uma vez, sempre vai querer voltar. E, se esse virar seu destino preferido de férias, ou você quiser se mudar de vez pra cá, temos os melhores imóveis para te oferecer.

Posts relacionados

Um comentário em “Conheça mais sobre a Praia de Naturismo de Balneário Camboriú

Deixe um comentário