decorar um apartamento na praia decorar um apartamento na praia

Decorar um apartamento na praia: 10 dicas para deixá-lo com a sua cara

12 minutos para ler

Tão importante quanto a localização, decorar um apartamento na planta pode fazer toda a diferença para deixá-lo ainda mais especial. 

A escolha da paleta de cores, dos móveis e dos papéis de parede podem acrescentar luxo e sofisticação, remetendo àquela sensação boa que morar perto do mar proporciona. 

Planejar cômodos mais amplos e claros também contribuem com a sensação de tranquilidade e bem-estar, ainda mais se houver som das águas por perto. 

Afinal, quem não quer acordar e dormir com o barulho das ondas, não é mesmo?

Como decorar um apartamento vai muito além de acompanhar e seguir as tendências de cada estação, você tem a oportunidade de colocar na decoração um pouco de quem você é e tornar o ambiente o mais familiar possível. 

Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de decorar o seu apartamento na praia. Está preparado para conferir?

Morar na praia: o sonho de muitos brasileiros

Não é novidade: o brasileiro é apaixonado por praia! Em todos os feriados prolongados, as estradas rumo ao litoral registram tráfego intenso, tanto na ida quanto na volta. 

Entretanto, nos últimos anos, uma tendência tem chamado a atenção: o número de pessoas que estão escolhendo morar na praia. 

De acordo com Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil, estudo realizado pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministro da Defesa e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mais de 50 milhões de brasileiros vivem na região litorânea do país. 

O número representa cerca de um quarto (¼) da população brasileira, índice que comprova o crescimento e desenvolvimento dessas regiões em todo o Brasil.

Assim, a ideia de ter um apartamento na praia já não é mais aquela de utilizar o local apenas para finais de semana ou no final do ano, e sim, aproveitar para morar e desfrutar de todos os benefícios que o mar é capaz de oferecer.

Neste caso, seu apartamento deve estar equipado e decorado para ser o local certo para a sua família durante todas as épocas do ano.

Você conhece os benefícios de morar na praia?

A sensação de calma e bem-estar de estar de frente para o mar é uma sensação que quase todos nós conhecemos. 

Agora, imagine ter o privilégio de poder desfrutar destas sensações durante o ano inteiro? 

Os efeitos e benefícios podem ser sentidos, sobretudo, na saúde. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, a proximidade com o mar pode ser responsável por melhorar a saúde mental. 

O estudo analisou respostas de entrevistados e comparou a saúde mental de cada um de acordo com a proximidade com a praia. Aliás, quem nunca ficou mais relaxado e tranquilo com as ondas e aquele clima litorâneo? 

Mas não é só a saúde mental que é muito melhor de quem morar próximo ao mar. Muitos outros aspectos do corpo e da mente podem sofrer alterações com a mudança. Clique aqui e conheça todos os benefícios de morar na praia. 

Tendências de decoração para 2020

decorar um apartamento na praia

Agora que você já compreendeu o crescimento no número de pessoas que escolheram morar em apartamentos na praia e como estar perto do mar pode trazer benefícios, chegou a hora de aprender sobre as tendências de decoração para 2020. 

A cada ano que passa as principais tendências sofrem alterações, modificando a forma como devemos decorar alguns ambientes. Claro que a mudança de temperatura e estação também intensificam a mudança. 

Por isso, é importante estar sempre atento às novas cores e modas de cada estação. 

Para este ano, o indicado é fugir do comum e dar espaço para novos formatos e cores na decoração do seu apartamento na praia. 

Confira algumas das principais tendências.

Invista no abstrato 

Já foi o tempo em que a decoração era algo que deveria seguir o mesmo padrão ou linha de pensamento. 

Para 2020, a ideia é abusar do abstrato para transformar ambientes simples em locais divertidos e curiosos

Colagem em todos os lugares 

Outra opção que, sem dúvida, está conquistando o coração de muitas pessoas é a colagem. 

Com diversas cores e formatos, é possível modificar espaços como o quarto ou a cozinha, transmitindo aquela sensação de luxo e renovação. 

Elementos naturais 

Para proporcionar aquela sensação de natural e de leveza, plantas e mini árvores são ótimas opção para compor a decoração do local. 

Invista no verde e deixe a casa com diversas flores. Assim será possível desfrutar de um aspecto mais neutro e cheio de vida, além da melhora na qualidade do ar.

Ambiente monocromático

Você é daquele tipo de pessoa que adora apenas uma cor e fica imaginando como seria ter essa cor em todos ambientes da casa? 

Se você sim, esse é o ano ideal!

Uma das tendências é apostar em ambientes monocromáticos, principalmente na cozinha! A dica aqui é planejar os móveis e utensílios na cor gelo ou até mesmo branca e aproveitar para deixar a cozinha de uma cor só. 

Use estampas 

Não há dúvidas de que as estampas fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Utilizamos as estampas em roupas e acessórios, mas neste ano a tendência é utilizar na decoração de apartamento. 

Invista em listras, quadrados e cores vibrantes para realçar os detalhes em ambientes mais abertos e claros. 

Aproveite para separar as suas almofadas preferidas para colocar no sofá e na cama, deixando o ambiente ainda mais aconchegante. 

Pense no meio ambiente 

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente está ganhando mais atenção, tornando-se tema de discussões e mudanças. 

Na hora de realizar a decoração de apartamento, claro que este assunto também está em alta para 2020. 

A dica aqui é simples: procure por itens recicláveis ou produtos que foram desenvolvidos com base em materiais que seriam descartados. 

Além de deixar o seu apartamento ainda mais lindo, esse simples ato pode mudar a vida em nosso planeta. 

O conforto é fundamental 

Além das tendências que podem deixar o seu apartamento ainda mais bonito, vale a pena investir no que nunca sai de moda: o conforto!

Pense em ambientes amplos, abertos e com espaço suficiente para áreas de descanso e lazer, afinal, é neste local que você vai morar e receber a visita de amigos e familiares. 

Agora que você conferiu as principais tendências para 2020 e os quesitos que podem deixar o seu apartamento ainda mais bonito, acompanhe algumas dicas para decorar o seu apartamento na praia.

10 dicas para decorar seu apartamento na praia 

decorar um apartamento na praia

Antes de listar as dicas, vale lembrar: um dos fatores mais importantes é deixar o local com a cara da sua família! 

Pense em cada cômodo de acordo com as características de cada integrante e deixe o seu apartamento na praia com uma decoração única. Afinal, igual a sua família não há, não é mesmo?

1. Aproveite o clima da praia

A primeira dica, e uma das mais especiais, é utilizar este clima de praia como inspiração para a decoração do seu apartamento. 

Investir em cadeiras de palha e lustres bordados podem trazer para dentro de casa a sensação de estar na praia, acentuando a similaridade da sua residência com o que acontece lá fora. 

2. Escolha bem os forros e tecidos 

Por conta da proximidade com o mar e com a maresia, quem mora em um apartamento na praia precisa estar atento aos tecidos escolhidos. 

O ideal é optar por materiais mais grossos e resistentes, tanto para o sofá como para outros itens da casa. 

Assim você tem a segurança de que os móveis vão continuar intactos em todas as épocas do ano. 

3. Abuse das prateleiras

Outro fator que preocupa quem mora na praia é a constante aparição dos mofos. Para evitar o problema e futuras dores de cabeça, invista em prateleiras. 

A ideia pode ser utilizada para substituir os móveis com gavetas, especialmente aqueles da cozinha e dos quartos. 

Com as prateleiras você pode deixar os ambientes com um visual mais simples, além de poder personalizar cada prateleira de acordo com os seus gostos. 

Assim, é possível ousar em cores e formatos no quarto e manter a simplicidade e clareza na cozinha. Ótima ideia, não?

4. Atenção às cores 

Para combinar com o clima de fora e para realçar a claridade natural e externa, o indicado é realizar a decoração levando em consideração cores claras e tons neutros, além do azul. 

A ideia é deixar o ambiente mais amplo e arejado, facilitando a entrada da claridade e da circulação do ar. Neste caso, as cores neutras e claras são fundamentais para proporcionar a sensação de um local aberto. 

Os tons de azul também são ótimas opções para salas e quartos, isso porque a cor nos faz lembrar do mar, acentuando a relação do nosso organismo com a água e a tranquilidade.

5. Tudo é questão de estilo 

Claro que cada pessoa prefere determinado estilo na hora de planejar a decoração de seu apartamento, entretanto, no caso dos locais próximos ao mar, o mais indicado é seguir a tendência de alguns estilos, entre eles: boho chic, tropical, rústico e artesanal. 

Com esses estilos de decoração é possível que você e sua família possam sentir ainda mais a influência do ambiente externo dentro do seu lar. 

6. Não esqueça da iluminação

Tão importante quanto as outras dicas, a iluminação pode ser o segredo para deixar o seu apartamento na praia ainda mais bonito. 

A ideia é optar por lâmpadas claras e que contribuem com o ar de natural que o ambiente proporciona. 

No entanto, não deixe de pensar na economia e no meio ambiente! Aproveite a claridade do dia o máximo possível e deixe as janelas sempre abertas. 

7. Fácil de limpar 

Outro detalhe que não pode ser esquecido é que o seu apartamento estará frequentemente exposto à maresia e areia. 

Desta forma, opte por móveis e itens de decoração que sejam fáceis de limpar e que não acumulem resíduos. 

É difícil manter a areia longe, mas com a decoração certa você vai se preocupar menos com a limpeza do espaço. 

8. Referências do mar 

É quase impossível pensar em morar na praia e não imaginar detalhes característicos do mar. 

Aproveite a inspiração e traga para a decoração do seu apartamento detalhes que remetem à região. Conchas, quadros, barquinhos e artesanato são formas de combinar o ambiente externo com o interno. 

Imagine como pode ser prazeroso chegar em casa com o som do mar e sentir que o seu lar é como se fosse um continuação daquele sensação agradável de praia. 8.

9. Olhe para o chão

O piso de madeira é, sem dúvida, um dos preferidos de muitas pessoas. O problema é que, por ser na praia, este pode não ser o tipo ideal de piso. 

Invista no piso de cerâmica que é prático e mais simples de limpar. Além de muito mais seguro, também sofre menos danos por conta da maresia.

10. Faça em família

A última dica, mas não menos importante é: pense e faça a decoração do seu apartamento na praia junto com a sua família!

Deixe os cômodo com as características dos integrantes e aproveite para misturar o estilo de cada um. Assim será fácil ter um uma decoração única e exclusiva no seu lar. 

Morar na praia pode ser ainda melhor

Pensar numa decoração que torne o ambiente interno do seu apartamento uma extensão do externo, pode fazer da experiência de morar na praia ainda melhor. 

Agora que você já conhece todas as dicas e tendências, não deixe de colocar em prática e deixar o seu apartamento ainda mais bonito e agradável. 

Se você ainda não tem um apartamento na praia, mas deseja encontrar um para você e sua família desfrutarem de férias incríveis ou até mesmo uma nova vida no litoral catarinense, conheça Balneário Camboriú e suas muitas opções. 

Nós da Salute Imóveis somos especialistas na região e podemos ajudá-lo nessa busca.  Entre em contato conosco e vamos juntos encontrar o seu imóvel perfeito.

Posts relacionados

Um comentário em “Decorar um apartamento na praia: 10 dicas para deixá-lo com a sua cara

Deixe um comentário