Cores e decoração: seu lar em harmonia com os tons certos

7 minutos para ler

Escolher as cores e decoração das paredes é um importante passo de como deixar seu lar em harmonia. As cores trazem diversas sensações, por isso, reunimos algumas dicas para lhe ajudar.

Na hora de decorar o imóvel, surgem muitas dúvidas sobre qual cor escolher para pintar as paredes da casa, já que são tantas opções e nem sempre saberemos a tonalidade ideal que combinará conosco e com o ambiente.

É vital para a harmonização do imóvel saber escolher as tonalidades indicadas para fazer com que um ambiente pareça mais amplo, quente, luminoso, alegre e que podem interferir nas energias do lar. A cor da parede influencia diretamente a sensação de bem-estar do lar através das sensações cromáticas, assim como as texturas e estampas.

Antes de decidir as cores que irão decorar o seu imóvel, confira as dicas para acertar na escolha das cores que ajudam na harmonia com os móveis e decoração do ambiente.

Avaliando o espaço

Antes de tudo, é importante observar o espaço que você quer pintar. Analise os tons dos móveis e dos objetos de decoração. As cores das mobílias e objetos influenciam diretamente no resultado final harmonizando o ambiente.

Cores favoritas

Avalie as cores favoritas dos moradores da casa, cada um tem seu gosto pessoal e é preciso levar em consideração a escolha de todos que vivem no imóvel.

Efeito das cores

As cores afetam diversas emoções, sentimentos e desejos. O cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas. Por exemplo, é preciso cuidar na escolha da cor da parede do seu quarto.

Tenha em mente que cores como o vermelho, podem influenciar a qualidade do seu sono, pois as cores mais quentes são estimulantes, enquanto as mais frias ajudam a descansar e acalmam.

Iluminação

É preciso ficar atento à escolha da iluminação. Enquanto as lâmpadas brancas acendem e clareiam tonalidades, as amarelas intensificam e esquentam as cores. Assim como as coloridas alteram a matiz na parede, que é a forma como descrevemos as cores.

Utilize o círculo cromático

Muito utilizado na arquitetura e decoração, o círculo cromático auxilia a identificar a combinação de cores mais adequadas. A versão mais simples contem 12 cores: as três primárias, as três secundárias e seis terciárias.

Com o círculo cromático, você conseguirá, de forma rápida, identificar as cores complementares (opostas no círculo), as análogas (tons que estão lado a lado), entre outras combinações.

Imóvel na praia

Se o seu imóvel está localizado na praia, valorizar o ambiente praiano é uma dica. Assim como a decoração do imóvel na praia é importante, a cor das paredes também faz total diferença!

E uma tonalidade que logo vem à mente é o azul, não é?! A cor lembra as ondas do mar, o azul do céu e água azul. Uma ótima ideia para trazer o ambiente externo para dentro da sua casa.

Além de ser uma cor que traz a sensação de serenidade e paz, o tom azulado ajuda a ampliar o espaço. Ajuda na meditação e concentração, que se encaixa perfeitamente em ambientes como a sala e o quarto.

Outra tonalidade que combina muito com o imóvel da praia é o branco. Você pode usar e abusar dessa cor, porque transforma o lar em um ambiente de paz, tranquilidade e descanso.  

A cor palha é uma ótima opção para uma casa de praia, trazendo uma sensação de calor humano e acolhimento. É uma alternativa à cor branca para àqueles que preferem não apostar em cores vibrantes e quentes. 

Combina muito bem com todos os ambientes, e sendo uma cor discreta, fica bem com diversos objetos de decoração com estilo rústico e móveis de palha de ratam (fibra natural de palmeira) criando um ambiente sereno e de descanso.

O vermelho, juntamente com o azul, cria um tema náutico, combinando muito com o estilo de casa de praia. É uma cor que traz a sensação de calor visual, ótima para relacionar com a estação do verão. Essa cor forte trará personalidade e alegria aos ambientes do seu lar.

Agora que já sabemos algumas cores que combinam com o ambiente praieiro, vamos conhecer a funcionalidade das tonalidades em diversos espaços.

Como deixar seu lar em harmonia com cores e decoração?

Para deixar seu lar em harmonia com móveis e decoração, é preciso conhecer as cores e como elas influenciam nos ambientes.

Verde

Faz boas menções à natureza e a sensação de conforto nos ambientes, além de trazer inspirações para os moradores da casa, pois ajuda a despertar os talentos. É a cor perfeita para quem está em busca de boas energias em seu lar, despertando sensação de equilíbrio do corpo.

Branco

Essa cor é uma das mais utilizadas para pintar ambientes com pouco espaço ou sem luz natural, como corredores, por exemplo. O branco dá a sensação de ampliar o ambiente, multiplicando a luz e o espaço.

Utilizar o branco em ambientes que você quer que os móveis escuros se destaquem é uma boa dica a seguir.

Lilás

Esta cor é muito ligada à perspectiva espiritual e emocional. O lilás encoraja os moradores a buscarem o seu “eu interior”.

Fica muito bem com o branco e harmoniza com as cores frias. É uma ótima opção para dormitórios infantis, pois combinam com uma decoração delicada e em espaços decorados com móveis brancos.

Azul escuro e azul claro

O azul escuro auxilia na clareza dos pensamentos e incentiva a tomada de decisões. O azul claro nos remete à paz, uma cor que traz sensação de conforto e serenidade. Aliviando tensões. Muito indicada para os ambientes de descanso, como os quartos.

Amarelo

O amarelo é indicado para escritórios e ambientes que precisam de concentração. A cor ajuda bastante em espaços que não podem ter distrações, além de despertar o intelecto e estimular a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois também tem o efeito de potencializar a luz natural e criar ambientes com energia.

Vermelho

O vermelho é indicado para a cozinha, pois aguça o paladar e pode potencializar o prazer nas refeições.

É uma cor que também traz excitação, mas que pode transformar, ao mesmo tempo, ambientes menores em aconchegantes, convidativos e calorosos.

Outra dica é utilizar o vermelho em espaços grandes, pois proporciona um efeito visual que deixam as imagens maiores e as superfícies mais próximas, trazendo uma sensação de proteção e segurança para os moradores da casa.

Se você ainda estiver com dúvidas, existem alguns simuladores de cor online que podem lhe ajudar muito a definir as cores das suas paredes. Uma dica é utilizar o site colorjive e visualizar o resultado final!

Agora que você conhece a influências das cores e decoração nos ambientes e está pensando em reformar o seu imóvel, aproveite as 5 dicas para planejar a sua reforma que selecionamos!

Mas se ainda não encontrou seu imóvel na praia, saiba os motivos para investir em um e entre em contato conosco!

A Salute Imóveis está preparada para lhe apresentar os melhores imóveis para investir ou para morar em Balneário Camboriú.

Posts relacionados

Deixe um comentário