Investir em Terrenos: o que você precisa saber

12 minutos para ler

Pensando na melhor forma de investir no mercado imobiliário? Conheça aqui as vantagens de investir em terrenos.

Investir em imóveis se tornou uma prática comum e recorrente, mas você saberia explicar o motivo da popularidade desse tipo de investimento?

Grande parte dos investidores tem uma cartela de opções que entende como segura para não perder o seu dinheiro em ações arriscadas. Dessa forma, as altas e baixas da economia são analisadas para se decidir o que gerará mais lucro, garantindo um retorno positivo.

Nesse sentido, o mercado imobiliário acaba por ser um dos investimentos mais seguros, o que faz esse público aplicar uma porcentagem do dinheiro em fundos de investimentos imobiliários, compra de títulos de crédito imobiliário ou até compra ou venda direta.

Porém, quando falamos em investir em terrenos, as coisas mudam um pouco de direção, já que não estamos nos referindo a apartamentos ou casas prontos para morar. Por conta disso, outros cuidados devem ser avaliados.

Pensando a respeito disso, escrevemos este artigo para que você possa entender como funciona a prática do investimento em terrenos, quais são as vantagens dessa aplicação e quais cuidados devem ser tomados para uma escolha adequada e sem erros. Confira o que preparamos!

Investimento no mercado imobiliário

investir em terrenos

Apesar da crise que assolou a economia brasileira devido a incertezas políticas até 2018, o mercado imobiliário conseguiu se reerguer um ano depois, quando obteve um crescimento de 0,3% na área da Construção Civil.

A expectativa para o ano de 2020 é que esse setor conquiste uma alta de 3% e se transforme em um dos principais motores da economia do Brasil, juntamente com o mercado externo e as exportações, o consumo da população e os investimentos públicos e empresariais.

Isso impacta e impulsiona os investidores que fazem aplicações no segmento, uma vez que, em vez de arriscarem em investimentos bancários e econômicos, optam pela segurança de um investimento imobiliário.

E quando falamos sobre tranquilidade na hora de investir no ramo, não é apenas porque sabemos que um imóvel sempre irá valorizar. Tal fator também está relacionado ao baixo risco, ou seja, optar por um investimento imobiliário significa ter a certeza de que haverá algum retorno.

Em Balneário Camboriú, por exemplo, a valorização do metro quadrado equivale a R$ 7,3 mil, o que chama a atenção do público investidor. Isso porque se entende que, ao investir em um imóvel na região, as chances de não se obter lucro são mínimas.

Além disso, outros pontos positivos fazem com que os investidores apliquem no segmento, como a demanda por locação de apartamentos, a alta procura por moradia, a possibilidade de retorno certeiro e a chance de lucrar em cima de financiamentos bancários que envolvem o mercado imobiliário.

Contudo, você conhece quais são as opções de investimentos imobiliários? Iremos explicar e apresentar as principais a seguir. Acompanhe!

Opções para investir no mercado imobiliário brasileiro

Ainda que seja seguro, investir no mercado imobiliário requer analisar as possibilidades, a fim de descobrir aquela que melhor se encaixa no seu bolso e nas suas expectativas quanto ao retorno.

Uma das opções é optar pelos fundos imobiliários, que equivalem à prática de investimentos em ações. No caso, como os fundos também possuem suas cotas negociadas na bolsa de valores, é possível comprá-las em ofertas públicas ou por meio de negociação.

Isto é, você adquire cotas que serão aplicadas em recursos para a construção de empreendimentos imobiliários. Entretanto, vale destacar que essa aquisição não faz com que o cotista tenha direito real sobre o empreendimento ou imóvel que está usufruindo do investimento.

Há, também, os títulos de crédito imobiliário ou Letras de Crédito Imobiliário (LCI), que diz respeito a uma espécie de empréstimo para o financiamento de um imóvel. Em outras palavras, é investir na construção de novos empreendimentos, recebendo como se fosse uma renda fixa.

Já os títulos de créditos nominativos ou Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) são transferíveis escriturais, os quais equivalem à emissão das companhias de recebíveis imobiliários. A securitização, no caso, transforma os direitos creditórios em títulos negociáveis de mercado.

Por sua vez, o equity crowdfunding ou financiamento coletivo nada mais é que a reunião de pessoas interessadas em investir na construção de um empreendimento, por exemplo, o qual terá sua obra custeada pelas cotas compradas por tais investidores.

No entanto, no caso desse investimento coletivo, é necessário ter uma empresa envolvida para que ela faça a ponte entre empreendedores e investidores, permitindo transparência no projeto.

Compra e venda como forma de investimento

Para além das movimentações do mercado imobiliário e suas possibilidades de ações econômicas, ainda podemos citar outra modalidade de investimento que, inclusive, é até mais conhecida. Trata-se da compra e venda de apartamentos, casas, terrenos e imóveis na planta.

A compra e venda de imóveis usados ou novos, por exemplo, é uma prática que encanta muitos investidores de primeira viagem, pois envolve a negociação de um imóvel e sua revenda ou locação para geração de lucro.

No entanto, quando isso está relacionado a imóveis na planta ou apartamentos a preço de custo, cuidados extras devem ser tomados, como pesquisar o histórico da construtora, analisar as taxas de investimento e de que forma essa aplicação gerará retorno financeiro para o investidor.

Por fim, temos o investimento em terrenos, que requer análise da localização e visualização de potencial crescimento da região. Assim, pode-se ter um poder de revenda em mãos que irá valorizar e render bons frutos.

É justamente sobre esse tipo de investimento que falaremos no próximo item. Com a leitura, você poderá compreender sobre a prática de investir em terrenos e descobrir as vantagens relacionadas.

Investir em terrenos: tudo o que você precisa saber para não errar

Da mesma forma que os investimentos bancários e financeiros necessitam de cuidados e avaliações por parte dos investidores, os ativos imobiliários e retornos do setor seguem a mesma ideia. Afinal, não é porque há segurança que riscos não possam vir a acontecer.

No caso do investimento em terrenos, diversos fatores e distintas variáveis precisam ser considerados para que a escolha seja certeira e, de fato, possa garantir algum lucro. Do contrário, o investidor estará adquirindo algo que não lhe trará qualquer saldo positivo.

Vale destacar, porém, que esse tipo de investimento sempre foi uma das opções preferidas dos investidores imobiliários, pois os riscos são muito baixos. Além disso, o valor da compra também é reduzido, a valorização é excepcional e, portanto, tem ótimo custo-benefício.

Vamos, então, entender como funciona essa modalidade de investimento? Separamos as informações necessárias para que você fique por dentro dessa aplicação e possa colocá-la em prática sem problemas. Vejamos!

Como investir em terrenos?

investir em terrenos

Por ser mais barato que uma casa e ter aplicação mais segura que os ativos bancários, a compra de terrenos se tornou uma opção vantajosa para quem quer começar a investir sem tanto recurso em caixa.

Quem já está acostumado com investimentos imobiliários deve saber que a prática não é tão complicada, mas exige atenção.

Para investir em terrenos, a preocupação é a mesma. Isso porque você estará aplicando o seu dinheiro em um bem, com a intenção de obter retorno financeiro e, se possível, valorização em cima desse lucro.

Escolher um terreno rentável é uma tarefa simples, porém, deve-se tomar cuidado com alguns detalhes que, apesar de parecerem inofensivos, quando postos lado a lado, podem se tornar um grande problema.

A metragem é um dos principais fatores nessa empreitada, visto que terrenos muito estreitos ou desequilibrados podem desvalorizar em vez de o oposto, jogando seu investimento por água abaixo.

Já se o espaço não corresponder com a metragem estipulada pelo vendedor, o risco também será seu. Aliás, se as características do terreno não estiverem de acordo com o contrato, pode ter certeza de que haverá problemas futuros.

Os desníveis, por exemplo, podem exigir gastos que você não pretende ter. Nesse contexto, antes de comprar um terreno, deve-se avaliar as condições do espaço. Assim, é possível verificar a presença de desníveis ou a necessidade de aterramento, bem como o tipo de solo.

O conhecimento da região onde está localizado o terreno também é de grande relevância. Caso seja um bairro sem expectativas de desenvolvimento, a aquisição de um espaço na área não acarretará em saldo positivo e, talvez, até dificulte o processo de venda, se for sua intenção.

Qual é a diferença entre lote e terreno?

Uma questão deve ser analisada quando o assunto é investir em terrenos: muita gente confunde esse espaço com os famosos loteamentos.

Enquanto o terreno é um pedaço de terra intacto, que ainda não recebeu qualquer tipo de modificação e suporta apenas um imóvel; o lote é parte de um terreno que poderá ser dividido.

Ao adquirir um terreno com metragem maior, é possível contratar um profissional que entenda sobre o assunto e faça a avaliação e divisão correta das terras, possibilitando a construção de um condomínio, por exemplo.

Assim, ao investir em um terreno, você pode levar esse fator em consideração, optando pela opção que melhor atende seu objetivo, sempre tomando os cuidados necessários para não inviabilizar sua aplicação.

Vantagens de investir em terrenos

Dessa maneira, podemos compreender que o investimento imobiliário é uma forma segura e rentável de aplicar o seu dinheiro. No caso dos terrenos, as chances de um bom negócio e a facilidade de aplicação são ainda maiores, o que torna a modalidade uma opção e tanto.

Sendo assim, agora que você já sabe como investir em terrenos e está por dentro dos cuidados que precisa levar em consideração antes de tomar qualquer decisão, vamos conhecer as vantagens dessa modalidade.

Valorização garantida

Uma das principais vantagens dos terrenos é sua alta taxa de valorização. Esse fato se dá por conta do desenvolvimento e crescimento de regiões que ainda estão em ascensão, fazendo com que os terrenos disponíveis sejam avaliados positivamente e gerem rentabilidade.

Assim, se você investir em um terreno pensando nos cuidados que mencionamos anteriormente, é certo que, caso venha a vendê-lo mais tarde ou alugue de alguma forma, haverá lucro em cima desse processo.

Personalização de espaço

Muitas construtoras buscam por terrenos para colocarem seus projetos em prática. Contudo, isso dependerá da localização, da metragem, das proximidades e do estado em que se encontra o terreno.

É por isso que, quando você optar por investir nesse modelo imobiliário, precisa levar esses fatores à ponta do lápis para não correr o risco de adquirir um espaço que, futuramente, não será bem avaliado.

Já no caso de decidir por construir no local, também tem a vantagem de o terreno ser uma tela em branco. Você poderá contratar um arquiteto ou uma consultoria para planejar seu imóvel e deixar do jeitinho que tanto deseja.

Revenda facilitada

O item acima serve como gancho para a revenda facilitada. O motivo é bem simples: quando se tem um terreno intocado, as chances de revenda são muito maiores, pois não há possibilidade de desgosto por isso ou aquilo, o que é frequente quando falamos sobre casas e apartamentos.

A grande procura por esses espaços ainda facilita na hora de valorizar seu terreno, uma vez que você pode pedir preços equiparados aos de avaliação, sem medo de correr com possíveis compradores e interessados.

Segurança contra prejuízos

Para finalizarmos, importante dizer que um terreno também tem como vantagem ser intocado. Ou seja, não há possibilidade da descoberta de rachaduras nas paredes, danos permanentes ou qualquer imprevisto que pode ser real em caso da compra de casas ou apartamentos.

Nesse sentido, além da economia na hora da compra — uma vez que há terrenos bem baratos e acessíveis —, você também se assegura de não estar investindo em um imóvel que lhe trará prejuízos.

Converse com quem realmente entende do assunto

E você, ficou interessado em investir em terrenos depois de descobrir como funciona o processo e quais vantagens estão envolvidas?

Também temos um artigo explicando sobre “Investir em apartamento a preço de custo”, que talvez venha a ser interessante para o seu lado investidor. Não deixe de conferir e ficar por dentro dessa modalidade!

Além disso, nós, da Salute Imóveis, temos uma equipe capacitada e preparada para atender você e cessar todas as dúvidas que tiver a respeito do assunto. Estamos localizados na Avenida Brasil, número 3160, no centrinho de Balneário Camboriú. Venha nos conhecer!

Posts relacionados

3 comentários em “Investir em Terrenos: o que você precisa saber

Deixe um comentário