Mercado imobiliário poderá crescer até 30% ainda este ano no país

6 minutos para ler

Investimentos no mercado imobiliário durante a pandemia do novo coronavírus seguem aquecidos

Mesmo diante de um novo cenário econômico do país com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o mercado imobiliário se manteve aquecido.

O ano de 2020 foi marcado por grandes negócios no ramo de imóveis, isso porque houve o favorecimento na taxa de juros para os financiamentos, além da carência do prazo de pagamento da entrada, entre outros motivos que levaram os investidores a apostar neste mercado.   

Em 2021, o setor imobiliário é um dos que mais se recuperou da crise econômica. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), neste ano, a previsão de crescimento do mercado de imóveis é de 30%. De acordo com o estudo, só no primeiro trimestre, os financiamentos cresceram 113% comparado ao mesmo período de 2020.

A baixa histórica na taxa Selic em 2020 também contribuiu com a recuperação do mercado imobiliário em 2021. Apesar da alta anunciada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que atualiza a taxa básica de juros para 5,25% ao ano, o setor segue otimista.

Ainda de acordo com um estudo da Datastore, empresa pesquisadora do mercado imobiliário, o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo chega a 29% no Brasil. O indicativo prevê a intenção de mais de 14,5 milhões de famílias com intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.

Entenda o que é a taxa Selic

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a referência básica dos juros no Brasil, e é utilizada como base para investimentos de renda fixa e operações que envolvem crédito, como o caso do financiamento de imóveis. 

É com esse índice que as taxas cobradas pelas instituições financeiras do país se referem, como o cheque especial, rotativo do cartão de crédito, investimentos em renda fixa e financiamentos e também utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e nas aplicações realizadas em títulos públicos federais.

Como a Selic é definida?

O COPOM é o órgão responsável por estabelecer a meta da taxa de juros básica e a quantidade de dinheiro em circulação no país. O grupo se reúne a cada 45 dias, num total de oito reuniões anuais para definir o valor da Selic Meta.

Quando é necessário frear a inflação, o COPOM decide por aumentar a Selic.  Já a sua redução é usada para impulsionar o consumo.

Como o efeito da taxa influencia sobre a compra de imóveis?

Os imóveis são muito suscetíveis às variações da Selic devido ao seu alto valor. Quando a taxa está alta, geralmente, as construtoras diminuem os preços para atrair os compradores, mas ao mesmo tempo, as taxas de financiamento aumentam, afastando potenciais compradores de casas e apartamentos.

Desta forma, o mercado fica mais cauteloso quanto às aplicações no setor imobiliário e suas vantagens, uma vez que os investimentos em renda tornam-se mais atrativos.

Quando a Selic está baixa, a condição favorece a compra de imóveis por conta da queda das taxas de juros, uma vez que os bancos precisam emprestar mais dinheiro a mais clientes com o intuito de manter os seus lucros e, assim, facilitam a obtenção de financiamentos.

Foi o que aconteceu durante agosto de 2020 a janeiro de 2021, quando a Selic ficou em 2%, a menor taxa já registrada na história.

Então, devo investir no mercado de imóveis com a atual pandemia?

A resposta é sim!

Além das vantagens financeiras neste investimento com a pandemia, as pessoas precisaram atender a uma nova realidade com a necessidade de passar mais tempo em casa devido ao isolamento social e a utilização do home office. Com isso, houve um crescimento na procura por lares maiores e condomínios com áreas de lazer.

Outro fator que contribuiu com o crescimento do mercado de imóveis, foi a procura por anúncios online. Anteriormente a pandemia, o cliente tinha um acesso mais facilitado à imobiliária e aos corretores. Atualmente, as visitas passaram a ser feitas também pela internet.  

Mas se você ainda está com dúvidas se deve investir em imóveis neste momento, vou lhe ajudar a esclarecer alguns benefícios do investimento imobiliário.

  • Patrimônio pessoal

O investimento em imóveis sempre foi uma das formas mais seguras de investir a longo prazo. Isso porque, se você vender a sua casa futuramente, poderá vender por um valor bem maior do que pagou para adquiri-la.

  • Segurança

Contar com uma segurança financeira é, sem dúvidas, muito importante no momento em que estamos vivendo agora. O investimento imobiliário é o mais seguro entre os investimentos.

Quando ocorre uma crise econômica, o que costuma afetar de forma negativa, primeiramente, são os investimentos bancários (como a poupança e CDB’s). Já um imóvel não sofre grandes oscilações de valor como os outros investimentos.

  • Mais vantagens no Investimento

Como já mencionamos, investir em imóveis oferece maior segurança, mas não é apenas isso. Outro fator importante é a alta demanda de imóveis no Brasil.

Existe ainda uma grande parcela da população que vive de aluguel no país. Desta forma, ainda há potencial de muitas pessoas estarem à procura por imóveis, mantendo o mercado imobiliário aquecido.

  • Facilidades nos financiamentos imobiliários

É muito comum que o financiamento imobiliário seja utilizado para a compra de imóveis por apresentar condições facilitadas de pagamento, inclusive na realidade da pandemia do coronavírus, onde bancos aplicaram facilitações para minimizar os impactos da economia.

Resumindo: Se você pensa em investir em imóveis ainda neste ano e estava em dúvidas se era um momento vantajoso ou não, agora você já sabe que o investimento imobiliário é uma ótima opção!

Para isso, conte com a Salute Imóveis e nossos profissionais altamente qualificados e dispostos a encontrar o seu imóvel ideal.

Entre em contato conosco e invista em Balneário Camboriú com quem entende do mercado imobiliário e está sempre em busca de oferecer o melhor atendimento e serviço aos nossos clientes.

Aguardamos a sua visita!  

Posts relacionados

Deixe um comentário