Pronto, na planta, pré-lançamento: qual a diferença?

5 minutos para ler

Na hora de escolher seu imóvel, é importante conhecer as diferenças entre eles

Conquistar a casa própria ou investir em imóveis é um processo que precisa de muito estudo e pesquisa. Um dos pontos que devem ser compreendidos é: pronto, na planta, pré-lançamento: qual a diferença?

Seja qual for seu objetivo, é necessário entender o processo para fazer o melhor negócio.

Definir o valor é o primeiro passo, levando em conta a relação entre o que de fato cabe no bolso e as necessidades da família.

Outro ponto importante é analisar qual será a melhor opção de financiamento.

Hoje ele pode ser feito junto a um banco ou diretamente com a construtora durante a realização da obra.

E, para isso, vamos mostrar neste artigo as diferenças entre pronto, na planta, pré-lançamento.

Imóvel em pré-lançamento

Primeiramente os imóveis em pré-lançamento, que é uma etapa anterior até mesmo do imóvel na planta.

O pré-lançamento, como o nome já diz, é um investimento em imóveis antes do lançamento.

Nesta etapa os imóveis ainda não possuem as documentações e registro para a divulgação e comercialização da propriedade. 

Porém, já é feita uma divulgação restrita a investidores, em parceria com as imobiliárias de relacionamento mais próximo.

Ele permite que você invista no imóvel antes mesmo dele ser construído no papel e, neste caso, é muito importante buscar informações da construtora e contar com uma imobiliária com credibilidade.

Se conseguir visitar um empreendimento já entregue pela construtora, vai te dar mais segurança.

Quem opta por investir nesse momento consegue, algumas vezes, retornos consideráveis no caso de empreendimentos bem sucedidos.

Nesta modalidade, é dado início às assinaturas dos contratos de compra e venda apenas após a emissão do Registro de Incorporação.

Esse documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis onde constam todos os dados do empreendimento, dos empreendedores e a descrição das informações relativas às unidades.

Imóvel em fase de lançamento

O lançamento acontece quando a construtora já adquiriu os documentos, alvarás e o Registro de Incorporação (RI) para começar a construção e iniciar as vendas.

Nessa fase você tem a possibilidade de realizar bons negócios e a construtora normalmente está mais flexível nas negociações.

O apartamento em lançamento ainda não está disponível para morar, mas que já tem toda a documentação necessária para comercialização.

Investir neste momento pode ter muitos benefícios tanto financeiros, quanto do próprio imóvel em si.

Isso porque, como as obras ainda não começaram, você tem possibilidade de negociar detalhes da planta e já receber seu patrimônio com essas alterações, como uma parede a menos ou a sala integrada com a varanda, por exemplo.

Além disso, para quem quer comprar o imóvel como investimento, é uma excelente opção.

O dinheiro que você investir neste imóvel já vai começar a render. Imóveis na planta tendem a valorizar em média 20% até a entrega das chaves. 

Isso mesmo! Quando as obras terminarem ele já estará valendo mais do que você pagou, antes mesmo de alguém ter aberto as portas. 

E outra vantagem é que os bancos dão preferência para financiamento de imóveis novos, pois eles têm maior valorização e garantem retorno financeiro.

Imóvel pronto para morar

Essa é a terceira etapa em que você pode adquirir seu imóvel. Nessa fase está tudo pronto e você pode comprar e preparar a mudança.

Neste caso você já pode conhecer seu futuro lar ao vivo antes de fechar a compra.

No imóvel na planta, por exemplo, o máximo que você conhecer é o decorado que a construtora disponibiliza para visitação.

Nessa forma de investimento a forma mais indicada para fazer o pagamento é à vista. Pois não envolve juros e a possibilidade negociação é maior.

A compra de um imóvel pronto tem mais burocracia por conta dos cartórios. Por outro lado, quando esse processo acaba você já pode usufruir.

Você também pode optar pelo uso do FGTS como parte do pagamento, o que oferece uma grande entrada ou até mesmo a amortização das parcelas.

Qual a melhor opção?

Quando você se depara com as três opções: pronto, na planta, pré-lançamento, a primeira pergunta é: qual a melhor opção?

Não há exatamente uma resposta única para essa questão, porque cada opção traz vantagens e desvantagens. 

O importante é saber pesquisar, negociar e conhecer bem o local e de quem você está comprando. 

Pergunte-se também qual o seu objetivo. Se é para você e sua família morarem ou apenas uma forma de lucrar com a venda ou locação.

Outra dica é separar os valores para futuras despesas como registros em cartório, pagamento de imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e comissionamentos de corretagem.

Lembre-se que contar com a ajuda de quem entende do mercado é sempre a melhor opção para evitar dores de cabeça.

Conte com quem entende do assunto

Seja qual for sua opção, é fundamental contar com ajuda profissional, que vai te guiar no caminho e nas escolhas.

Conversar com pessoas que entendem do mercado vai te garantir fazer a melhor escolha, de acordo com seus objetivos e possibilidades.

Se você está procurando auxílio para investir, comprar ou vender um apartamento em Balneário Camboriú, fale com quem realmente entende.

Entre em contato conosco e vamos marcar um café e uma conversa, para encontrarmos juntos a melhor solução para você.

Posts relacionados

Deixe um comentário