Os riscos de locar seu imóvel sem uma imobiliária

5 minutos para ler

Grandes prejuízos materiais e financeiros para o proprietário são alguns dos riscos de locar um imóvel sem uma imobiliária. Saiba mais!

Economizar nem sempre é uma boa opção! E um exemplo do “barato pode sair caro” se enquadra na situação de algum proprietário que opta por assumir os riscos de fazer uma locação de imóvel sem imobiliária.

Arriscar desta maneira, em primeiro momento, pode até parecer uma boa ideia por escolher economizar evitando esse gasto, mas infelizmente, na maioria das vezes, não compensa por acabar sofrendo prejuízos.

É a chamada economia imediata, onde as despesas e danos futuros passam despercebidos. Situação que ocorre no mercado imobiliário e pode trazer danos relevantes para o proprietário do imóvel.  

É comum imaginar que receberá um retorno imediato por evitar os custos com a intermediação da imobiliária, tratando os assuntos relacionados à locação diretamente com o futuro locatário.

Mas na prática, dispensar o auxílio de uma imobiliária pode acabar gerando dores de cabeça e perdas financeiras significativas. O investimento que era visto como um complemento de renda, acaba sendo motivo de preocupação.

Uma imobiliária poderá lhe auxiliar em todo o processo da locação do seu imóvel, trazendo todo o suporte necessário, garantindo que você terá segurança durante todos os trâmites, além de contar com uma equipe de profissionais que domina o mercado imobiliário e negociações com os locatários.

Mas se você ainda está em dúvidas e precisa de maiores informações, nós estamos aqui para lhe ajudar a entender os riscos de locar um imóvel sem uma imobiliária.

Afinal, quais são os riscos de locar um imóvel sem imobiliária?

Você decide anunciar o seu imóvel para locação diretamente com possíveis locatários e oportunidades que sugerem um bom negócio aparecem rapidamente. Nesse momento, é preciso ter cuidado! Muitos detalhes importantes podem passar sem a devida importância.

Em um contrato de aluguel mal elaborado, poderá ocorrer de não contar com cláusulas essenciais que evitam incômodos. Informações sobre a desocupação do imóvel, pinturas, prazos de pagamento e problemas com inadimplência, por exemplo, fazem parte de algum dos principais riscos de locar um imóvel sem uma imobiliária.

Reajuste do aluguel do imóvel

Para garantir o direito de ajustar o valor do aluguel anualmente por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve haver um contrato e nele especificando este ajuste. Se não existir o contrato, o inquilino, provavelmente, não aceitará pagar e o proprietário sofrerá dificuldades para reajustar o aluguel.

Com o auxílio de uma imobiliária, a responsabilidade de negociação é feita por um profissional qualificado que intermediará um negócio justo para proprietário e inquilino, evitando desgastes entre ambos.

Pagamentos

Um dos problemas mais temidos pelos proprietários é o atraso de pagamentos e, claro, a inadimplência. Com a imobiliária, atrasos de pagamento sofrem multas e o proprietário recebe o valor corrigido.

Em último caso, se houver inadimplência, normalmente há a necessidade de solicitar uma ordem de despejo. Mais uma vez, percebemos a importância de um contrato. Isso porque o inquilino terá gastos com advogado e despesas judiciais.

Com a imobiliária, os honorários do profissional geralmente estão inclusos em seus gastos anteriores, mantendo apenas os custos com as despesas judiciais.

Taxas

Taxas condominiais podem ficar ao encargo do locatário, e para isso, será necessário especificar no contrato, assim como o IPTU, pois são taxas de responsabilidade do imóvel e com o atraso de pagamento cabe ação judicial.

Portanto, é necessário ficar atento a esses detalhes para não haver nenhuma surpresa desnecessária para ambos.

No caso do IPTU, geralmente o carnê fica em posse do proprietário, que recebe o valor do inquilino mensalmente, junto com aluguel, e fica responsável de fazer os pagamentos.

Manutenção da estrutura do imóvel

Esta questão causa atritos entre proprietários e inquilinos, dessa forma é muito importante esclarecer em contrato a responsabilidade de cada parte envolvida.

Aqui é um ponto delicado, já que é necessário zelo e cuidado de ambos envolvidos. No momento da locação, o proprietário deve se comprometer em entregar o imóvel em perfeitas condições na parte estrutural, elétrica e de saneamento.

Ao inquilino, cabe manter o imóvel como recebeu, reparando danos causados, manter a pintura e em caso de necessidade de reformas e benfeitorias somente será possível com a autorização do proprietário.

Deixe o aluguel do seu imóvel em boas mãos!

Conte com uma imobiliária de confiança para evitar preocupações desnecessárias, conte com a Salute Imóveis para alugar seu imóvel.

Em nossa equipe você encontrará excelentes profissionais para lhe auxiliar em todo o processo de negociação e a locação, garantindo todos os direitos e deveres de forma segura e tranquila.

Estamos comprometidos em encontrar o melhor locatário, evitando desgastes e prejuízos financeiros para o seu negócio, pois sabemos da importância de manter seu imóvel em constante segurança.

Somos uma empresa especializada em imóveis de alto padrão na região de Balneário Camboriú e Praia Brava.

Entre em contato conosco e conte com um atendimento que sempre busca entender às suas necessidades e atendê-lo da melhor maneira.

Posts relacionados

Deixe um comentário