Rota da Cerveja no Vale do Itajaí que você precisa conhecer

5 minutos para ler

Diferentes cidades do Vale Europeu, em Santa Catarina, proporcionam experiências para os turistas na Rota da Cerveja no Vale do Itajaí

Não só de belas praias vive o estado de Santa Catarina! Para um turismo completo, a região conta também com a Rota da Cerveja no Vale do Itajaí.

Seja para os dias de chuva ou para um passeio diferente, um passeio para os amantes de cerveja é uma excelente ideia para quem quer fazer algo diferente.

Há alguns anos tem se formado um circuito de microcervejarias que elevaram a qualidade da bebida brasileira, inclusive ao patamar internacional.

A primeira cervejaria da região é de 1860 e, só no vale, são 15 cervejarias, em um raio de 70 quilômetros que fazem parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí.

Imigração alemã na região

O sonho de todo apreciador de cerveja é ir à Europa e conhecer países como Alemanha, Bélgica e Tchecoslováquia, onde são produzidas as melhores marcas do mundo.

Porém a imigração alemã em Santa Catarina trouxe muitas características germânicas para o estado.

Por aqui a produção de cerveja é levada a sério, seguindo a tradição, tanto que os turistas podem visitar as fábricas e fazer degustações na Rota da Cerveja no Vale do Itajaí.

Cerca de 10% das cidades de Santa Catarina têm empresas ligadas ao segmento e é no Vale do Itajaí que essa produção se concentra.

Além de Blumenau, há municípios como Gaspar, Pomerode, Jaraguá do Sul, Brusque, Timbó e Joinville, que ficam na fronteira com o vale.

Confira as cidades que fazem parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí:

Pomerode

Você sabia que Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil? E isso pode ser percebido facilmente caminhando pelas ruas e conversando com as pessoas.

Além de restaurantes com culinária típica e festas tradicionais, lá se encontra a famosa Cervejaria Schornstein.

Ela fica localizada em um prédio histórico muito representativo, que é o antigo Mercado Weege. 

Porém, é a qualidade da cerveja, conhecida em todo o Brasil, que faz com que a Schornstein esteja na Rota da Cerveja no Vale do Itajaí.

Ao lado da famosa fábrica fica o Schornstein Kneipe, o bar oficial da cervejaria que reforça as tradições germânicas. 

Timbó

Outro município que faz parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí é Timbó.

Também conhecida como “pérola do vale”, pela beleza encantadora das suas ruas, praças e espaços naturais da cidade.

É lá que se encontra a Berghain Cervejaria, onde você vai encontrar um ambiente aconchegante, que mescla o melhor do clássico com o contemporâneo e rótulos de qualidade.

Também em Timbó você deve conhecer a Cervejaria Borck, fundada em 1996 e uma das mais tradicionais e antigas do estado, a Blauer Berg

Blumenau

Blumenau é conhecida como a Capital Nacional da Cerveja, pois é na cidade que acontece a segunda maior Oktoberfest do mundo!

O município é o terceiro maior de Santa Catarina e perfeito para encontrar boas opções de restaurantes e, lógico, cerveja.

A famosa Eisenbahn é fabricada lá e possui, ao lado, um bar próprio que vale a pena a visita.

Em Blumenau você também pode conhecer o Museu da Cerveja e dar um pulinho na Vila Germânica, para se sentir na Alemanha!

Até escola para formação de mestres cervejeiros você pode conhecer! A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) oferece visitação guiada, mini curso e degustação de 4 rótulos de cervejas.

Gaspar

Saindo de Blumenau, em 20 minutos de carro você chega a Gaspar, que apesar de bastante influência italiana, mas também um pezinho na Alemanha.

Na cidade, o local que faz parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí é a Cervejaria Das Bier, que possui mais de 10 variedades de chopes, inclusive de vinho. 

Além de agendar uma ida à fábrica, é possível almoçar ou jantar no restaurante local, sempre com uma boa cerveja.

Brusque

Brusque é conhecida por seus centros de compras e shoppings atacadistas, mas também faz parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí.

É na cidade que fica a Zehn Bier, uma das primeiras cervejarias da escola alemã da região a ser criada respeitando a lei de Pureza, que foi definida em 1516.

Ibirama

Ibirama é o local ideal para quem gosta de esportes radicais como trekking e rafting, que podem ser feitos no rio Itajaí-Açu. 

As opções de lazer prometem dias animados e cheios de adrenalina para fazer os passeios da região.

A cervejaria de lá que faz parte da Rota da Cerveja no Vale do Itajaí é a Handwerk, que fica em um prédio centenário construído em 1914.

O local oferece um tour pela cervejaria onde é possível conhecer o processo de fabricação dessa maravilha.

Turismo é destaque na região

Como você pôde ver neste artigo, existem muitas opções de lazer para quem curte passeios diferentes na  Rota da Cerveja no Vale do Itajaí.

Pra quem gosta de curtir a vida, motivos para viver, passear ou investir em Santa Catarina não faltam.

E, se o seu desejo é viver na cidade mais segura do país, e próximo a todo esse paraíso cervejeiro, entre em contato com a gente.

Nossa equipe está preparada para te apresentar os melhores imóveis, conforme você sempre sonhou.

Posts relacionados

Deixe um comentário