Balneário é a cidade mais segura do Brasil

5 minutos para ler

Entre os muitos motivos que levam uma pessoa a escolher onde morar, a segurança está no topo da lista de prioridades

A busca por viver em cidades com qualidade de vida e que proporcionem opções de trabalho e lazer vem ganhando espaço nas listas de itens dos brasileiros. Porém, no topo dos pré-requisitos, está a segurança em morar em um local onde se possa andar com tranquilidade, sair a noite e não se preocupar com roubos e furtos.

Diante desse cenário, é comum encontrarmos pesquisas relacionadas, listas e rankings entre cidades e estados. Santa Catarina há anos é apontado como um dos melhores Estados do país e isso se deve a índices que apontam a qualidade de vida do local, expectativa de vida, bons índices de segurança, saúde e educação, entre outros.

O Estado está em primeiro lugar de 9 dos 32 indicativos do IDGE, com destaque para a expectativa de vida média de 79,4 anos. Além disso, duas das principais cidades de Santa Catarina, Florianópolis e Balneário Camboriú, são sempre lembradas na lista das 10 melhores cidades do Brasil para morar. 

Com um litoral exuberante e alta qualidade de vida, Santa Catarina tem cada vez mais atraído o olhar do Brasil e do mundo, tanto para o turismo, como para investimento e para quem deseja viver melhor. Com população estimada em mais de 7,2 milhões de habitantes, possui renda mensal domiciliar per capita de R$ 1.660,00.

Segurança é sinônimo de qualidade de vida

Para a maioria das pessoas, uma boa qualidade de vida está diretamente ligada a tranquilidade. E a tranquilidade está, por sua vez, diretamente ligada à segurança. Seja com planos de saúde que mantenham a saúde das famílias em dia, praticar exercícios e investir em hábitos saudáveis e fazer exercícios físicos regularmente, cuidar da educação dos filhos contribuem para isso. 

Porém, a qualidade de vida vai muito além do bem-estar físico que pode ser alcançado apenas com práticas individuais! É preciso manter também o lado emocional equilibrado e a mente sossegada e, para isso, a segurança pessoal da família e do patrimônio é essencial. É essa garantia que garante noites de sono sem preocupação e um dia a dia menos estressante.

E, para conseguir esse sossego, é fundamental escolher cidades seguras para se viver. 

Ranking considera Balneário Camboriú a cidade mais segura do Brasil

Anualmente o site Ranking Connected Smart Cities, divulga uma consultoria da Urban Systems com as cidades mais seguras do país. Neste ano, a pesquisa indicou Balneário Camboriú como a cidade mais segura do Brasil e apresentou os municípios com maior potencial de desenvolvimento no país. O levantamento não leva em conta índices absolutos de crimes como assaltos ou furtos, porém considera o monitoramento de áreas de risco, número de assassinatos, mortes no trânsito, investimento em segurança e número de policiais por habitantes.

O destaque na cidade ficou, sem dúvida, no investimento per capita: para cada morador, Balneário Camboriú investiu o equivalente a R$ 310 no último ano. Entrou nessa conta o custo da Guarda Municipal, que está novos servidores em treinamento e em breve chegará a um efetivo de 170 agentes, o que vai levar a cidade a possuir a maior guarda municipal do Estado.

Essa classificação é um excelente atrativo para investidores que desejam colocar seu patrimônio na cidade que é um dos destinos turísticos mais procurados do país. Balneário Camboriú subiu três colocações desde 2018, visto que em 2019 era a 4ª no país em segurança pública. 

Outras cidades da lista

O levantamento da Urban Systems avaliou 700 municípios brasileiros, em diversos aspectos e no item segurança a pesquisa traz em segundo lugar, depois de Balneário Camboriú, a cidade de Santana do Parnaíba (SP) e em terceiro está Campos do Jordão (SP).

Na classificação geral a melhor cidade de SC melhor no ranking foi Florianópolis, em 7º lugar. Entre as 20 primeiras da lista também estão outras três catarinenses: Joinville (15º), Itajaí (16º) e Balneário Camboriú (17º). A segurança, porém, que é um dos itens mais importantes, é o que tem Balneário no topo da lista. Vale lembrar que a cidade melhor classificada no país, no ranking geral, foi Campinas (SP).

O Estado também se destacou em Governança, em aspectos que avaliaram transparência, participação social, nível de desenvolvimento municipal e nível de formação do gestor da cidade. Balneário está em 2º lugar, seguida por Blumenau (4º) e Itajaí (5º).

Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems para o evento homônimo, idealizado pela Urban Systems e pela Necta e realizado desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre o de Cidades Inteligentes.

Com seis publicações já realizadas, versões 2015 a 2020, o Ranking Connected Smart Cities é um esforço da Urban Systems no entendimento e definição dos indicadores que apontem o desenvolvimento das cidades brasileiras para o seu desenvolvimento inteligente, sustentável e humano.

Escolha viver aqui

Neste artigo apresentamos para você os números que colocam a Dubai brasileira no topo de cidades mais seguras do país. Esse é um índice que é divisor de águas na hora de escolher onde investir o seu dinheiro, ou onde viver com sua família.

E, para te ajudar a encontrar o imóvel dos sonhos em um local tão desejado, entre em contato conosco.

Temos as melhores opções e o melhor atendimento para que você viva onde sempre quis.

Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Um comentário em “Balneário é a cidade mais segura do Brasil

Deixe um comentário