Ruídos externos e internos: dicas para um apartamento silencioso

6 minutos para ler

Algumas dicas ajudam a reduzir os ruídos externos e internos do apartamento resultando em um ambiente mais silencioso

Morar em uma casa é sinônimo de privacidade e silêncio, mas quem mora em apartamento sabe: muitas vezes, nos deparamos com barulhos externos e internos que, embora sejam desagradáveis, tem soluções que podem diminuir os ruídos e transformar o lar em um ambiente mais confortável.

Barulhos do elevador, uma avenida movimentada, carros, ônibus, obras de construções de edifícios e o campeão de reclamações: os vizinhos.

Se você mora em apartamento, deve ter se identificado, não é?

A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem deixar a sua residência mais silenciosa. Neste artigo, vamos te ajudar com dicas de como reduzir os ruídos externos e internos de um ambiente e melhorar o conforto sonoro.

É importante mencionar que a ABNT NBR 15.575 – Norma de Desempenho, que entrou em rigor em 2013, determina alguns requisitos que exigem que as construções habitacionais atendam para proporcionar o conforto e bem estar acústico dos moradores.

Desde o início da construção, é necessário instalar absorvedores acústicos e ficar atento à escolha de pisos e isolamento de tubulações, por exemplo.

Mas ainda assim, dependendo do grau do problema, você mesmo pode resolvê-lo e são essas as dicas que você vai conferir neste artigo que preparamos!

Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre cada um dos tipos de ruídos causados no ambiente e identificá-los para determinar a melhor solução para o problema.

Tipos de ruídos

Impacto

São os barulhos causados por impactos na estrutura do prédio, por exemplo: marteladas, objetos que caem no piso, ou até mesmo os passos dos moradores do apartamento do andar de cima.

Hidrossanitários

Esses ruídos são causados pela tubulação de esgoto. Nas edificações antigas, principalmente, isso ocorre pelo corte de gastos na construção civil, e é por isso que investir em uma boa instalação com menos emendas pode evitar que a passagem de tubulações nos prédios seja incomodativa com as turbulências que possam causar.

Ruídos externos

As ruas movimentadas, barulhos de buzinas, músicas e televisão com volume altos, o latido de cães são queixas recorrentes dos proprietários dos imóveis. Esses barulhos são provocados por juntas mal executadas e pelas frestas de portas e janelas que são transmitidas através do piso.

Identificando os tipos de ruídos é que podemos analisar e seguir algumas dicas que podem ajudar a amenizar os problemas acústicos.

Quais são as dicas para amenizar os ruídos?

Plantas na decoração

As plantas são grandes aliadas na decoração do imóvel, deixando mais bonito e aconchegante e você poderá aproveitar essa função estética para melhorar o isolamento acústico do apartamento.

Crie barreiras ao local de origem dos ruídos externos posicionando-as de maneira estratégica. Utilize também jardins verticais, pois irão absorver o som e o impedem de refletir, além de criar um volume contra a fonte do barulho.

Materiais fibrosos

Utilize materiais fibrosos que auxiliam a absorver o som: tapetes, cortinas, almofadas, estofados, mantas, etc. São ótimos aliados para evitar os barulhos desagradáveis dentro do ambiente.

Vedação das janelas

O som se propaga no ar e por isso, a melhor forma de minimizar o barulho é evitar qualquer fresta que possa deixar o ruído entrar no ambiente. Uma dica é usar um selante acústico nas brechas ou rachaduras das janelas.

Se estiver fazendo reformas ou construindo seu imóvel, aproveite e instale janelas com vidro de camada dupla ou tripla que deixarão sua casa bem silenciosa.

Manta acústica

Utilize manta acústica para atenuar os sons do vizinho de cima. Isso evitará que os barulhos de saltos altos, quedas de objetos ou de móveis sendo arrastados atrapalhem o seu dia a dia.

A forma mais eficaz é que o próprio vizinho instale uma manta acústica sob o contrapiso ou pisos mais macios. Caso não seja possível, você mesmo pode utilizar a manta acústica no entreforro do seu apartamento.

Tapetes e carpetes

Se o barulho vem de baixo, a dica é criar algumas formas de impedir que o som reflita na sua propriedade. Você pode utilizar tapetes e carpetes, além de apostar em futons, pufes e espalhar almofadas pelo chão. Além de deixar seu apartamento mais charmoso, vai trazer mais conforto filtrando os ruídos.

Paredes protegidas

Para os sons externos, uma boa dica é proteger as paredes com materiais isolantes como mantas plásticas, mantas de borracha, lã mineral ou isopor. Utilize, inclusive, nas fachadas e até mesmo aplicar papel ou adesivo de parede que impedirão a entrada de som na parte interna do imóvel.

Um ambiente silencioso é aliado à saúde

Viver em um ambiente barulhento é, sem dúvidas, muito incômodo. E conviver com ruídos externos e internos do apartamento podem desencadear grandes problemas.

A tranquilidade e conforto são sensações que não abrimos mão, não é mesmo?! Nosso lar é um ambiente onde descansamos e passamos boa parte do nosso dia com a família, sozinhos ou com amigos. E os barulhos provocados por ruídos externos e internos diminuem nossa qualidade de vida.

E ainda, podem prejudicar nossa concentração e produtividade, principalmente, no atual momento com a pandemia de COVID-19, onde muitos trabalhadores migraram para o sistema home office, deixando os escritórios para exercer suas atividades profissionais dentro de casa.

As consequências de viver um ambiente com muito barulho são, inclusive, prejudiciais a nossa saúde, já que a relação entre os ruídos e a mente humana são objetos de estudos. Isso porque, pesquisas apontam que o excesso de barulhos aumenta os níveis de cortisol em nosso organismo, afetando diretamente nossa saúde mental, causando nervosismo e perda de criatividade.

Depressão, insônia e ansiedade são doenças graves provocadas por, não somente sons altos, como a repetição dos ruídos. Viver em ambientes silenciosos estimulam a produção de novas células do hipocampo, região do cérebro responsáveis pela memória.

Dessa forma, verifique o isolamento acústico do seu ambiente ou se estiver à procura de um futuro imóvel, conte com a Salute Imóveis que preza pela compra e venda de empreendimentos de alta qualidade que garantem o seu bem estar e conforto.

Entre em contato conosco ou nos visite em nosso endereço: Av. Brasil, 3160 – sala 1 no Centro de Balneário Camboriú – SC.

Esperamos você com um delicioso e saboroso café!

Posts relacionados

Deixe um comentário