Alargamento da faixa de areia em Itapema poderá iniciar em breve

6 minutos para ler

A obra de alargamento da faixa de areia de Itapema tem como objetivo ampliar os atuais 30 metros para 60 metros.

Itapema é a cidade que mais cresceu nos últimos anos em Santa Catarina, assim como a valorização imobiliária ganha bastante destaque. Como toda cidade turística, preza pela qualidade de vida dos moradores e turistas, oferecendo melhorias e grandes investimentos em infraestrutura, visando cada vez mais atender às expectativas de quem passa e de quem também fica pela cidade.

Conhecida por suas belas praias, é referência no ecoturismo com cachoeiras, trilhas e riachos. Itapema é um lugar completo com muitas opções de passeios, pontos turísticos, lazer e diversos locais para fazer compras.

Assim como Balneário Camboriú, a Capital dos Ultraleves chega a receber cerca de 1 milhão de turistas durante todo o verão e, assim, percebeu a necessidade de iniciar o alargamento da faixa de areia da Meia Praia e do Estreito.

Confira no artigo de hoje tudo o que você precisa saber sobre a obra que faz parte das chamadas “Operações Consorciadas” planejadas pela prefeitura do município.

Alargamento da faixa de areia e reurbanização da orla

Para acompanhar todo o crescimento de Itapema, foi preciso implementar um projeto para aumentar a faixa de areia de 30 metros para 60 metros de Meia Praia e do Estreito.

Os recursos da obra fazem parte do Plano 1000, lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que prevê a liberação de verbas para investimentos em 70 municípios do estado, entre eles, Itapema.

O andamento do processo para iniciar o alargamento da faixa de areia já está a passos largos. No momento, o projeto passa por uma análise realizada pelo Instituto do Meio Ambiente, o IMA, para que receba o Licenciamento Ambiental necessário para a execução dos trabalhos.

A previsão é que o documento seja entregue em até 60 dias e que os trâmites da licitação e contratação da empresa responsável pelo alargamento seja definido o mais breve possível.

Além disso, a avaliação ambiental foi concluída, assim como o “Estudo de Mar” ( um levantamento técnico elaborado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí -Univali- contratados pela prefeitura de Itapema) também já foi realizado.

Segundo um estudo feito por uma equipe formada por 16 pessoas de diversas especialidades, uma jazida foi localizada a 5 km da costa e a 12 metros de profundidade e também já foi avaliada a compatibilidade da areia do local com a da orla de Itapema.

O projeto, orçado em R$ 69 milhões, ficará um pouco mais econômico comparado com a obra de Balneário Camboriú, já que com a proximidade da draga com a costa de Itapema, resultará um menor tempo de duração da execução total da obra.

A distância da draga também é um dos motivos que contribuem para que o engordamento da faixa de areia seja concluído em até 60 dias, considerando todos os trâmites, desde a captação de recursos, licenciamento ambiental e a contratação da empresa responsável pela obra.  

Com a conclusão da etapa da documentação do licenciamento, a previsão é que a prefeitura inicie o processo em setembro e as obras comecem a partir de outubro, com expectativa de conclusão até dezembro de 2022. Porém, se houver alguma dificuldade em finalizar nesse período, o início da obra será adiado para depois da temporada de verão, ou seja, somente no ano de 2023.

Divulgação Prefeitura de Itapema

Além de aumentar a faixa de areia, está nos planos da prefeitura a construção de uma via com duas faixas na Meia Praia, auxiliando a melhora na mobilidade e segurança urbana da região, já que beneficiará o tráfego de veículos, auxiliando o policiamento local.

E, ainda, estão previstas obras de revitalização e paisagismo. Um exemplo é a construção de um parque linear no Estreito, ligando os bairros de Meia Praia e Centro, além de implantação de decks para proteger a restinga.  

Esses projetos fazem parte do Consórcio de Operação Urbana, desenvolvidos para melhorar a drenagem urbana das regiões da Zona Residencial 01 e dos bairros Morretes e Meia Praia. Além disso, serão construídos molhes nos Rios Bela Cruz, Perequê e Oliveira.

Itapema é potência em valorização de imóveis

Com tantos investimentos em infraestrutura, é de alcance uma maior valorização de Itapema e que atrairão ainda mais os turistas que procuram um destino com paisagens paradisíacas e cheio de atrações.

Antes mesmo da elaboração e execução da obra de alargamento da faixa de areia em Itapema, o mercado imobiliário e de construção civil da cidade já recebeu uma alta de 18% em 12 meses, segundo o índice FipeZap, a maior valorização entre os 50 municípios incluídos na pesquisa. Inclusive, Itapema está em 4º lugar no ranking do metro quadrado mais caro do país.

A tendência é que a valorização aumente ainda mais com a conclusão do alargamento em Itapema. Nós contamos com um exemplo concreto e bem próximo da cidade: a vizinha Balneário Camboriú, que após o aumento da faixa de areia da Praia Central, os imóveis valorizaram cerca de 20%.

É esperado que o futuro de Itapema caminhe no mesmo sentido e receba um novo momento para cidade.

Esteja à frente de tudo isso: invista em Itapema hoje e veja o seu investimento rentabilizar em pouco tempo.

A equipe da Salute Imóveis tem vasto conhecimento no mercado imobiliário, em especial no setor de construção de imóveis de alto padrão de Santa Catarina e traz em seu DNA o atendimento diferenciado, buscando sempre entender as necessidades de cada cliente para atendê-lo da melhor forma.

Entre em contato conosco e encontre o seu imóvel dos sonhos com quem entende do assunto com o mais alto padrão de qualidade na prestação de serviços.

Se preferir, venha até algumas de nossas lojas e aproveite um saboroso cafezinho com nossa equipe.

Até logo!

Posts relacionados

Deixe um comentário