Condomínio horizontal e vertical: qual a diferença?

5 minutos para ler

Viver em condomínio horizontal e vertical é uma opção segura para as famílias

O termo condomínio é muito comum nas transações imobiliárias e utilizado para denominar onde mais de uma pessoa tem domínio sobre um determinado bem. 

No caso do setor imobiliário, os condomínios são espaços compartilhados. Seja condominio horizontal e vertical, apesar de cada morador ter sua casa ou apartamento, existem áreas comuns que beneficiam a todos.

Porém, existem algumas classificações que precisam ser feitas para que se compreenda esse termo, como condomínio horizontal e vertical.

Mudança vai além da questão visual

Muitas pessoas confundem quando um condomínio é do tipo “horizontal” ou “vertical” e acreditam que o horizontal é basicamente o condomínio de casas construídas no mesmo plano.

Ou seja, uma casa ao lado da outra ou com pouca distância entre elas, mas dentro de um mesmo terreno.

Enquanto o vertical seria o de edifícios ou prédios de apartamentos ou salas comerciais, onde as unidades estão construídas uma sobre as outras.

Porém a diferença vai além e não se deve levar a palavra ao pé da letra sem o contexto correto.

Numa explicação rápida, é preciso observar se a parede que divide o imóvel é vertical e, neste caso, o condomínio é denominado vertical, ou se a parede é horizontal, e neste caso é um empreendimento horizontal. 

O plano em que o imóvel foi construído é o que vale para essa definição.

Para que você possa compreender melhor, vamos falar mais sobre cada um deles.

Condomínio vertical

É chamado de condomínio vertical quando se trata de um prédio no formato de torre, como é o caso do Yachthouse, o maior edifício do Brasil.

O condomínio vertical pode ser formado por uma torre única ou mais de uma, conhecidas como torres irmãs. 

Este tipo de referência é importante como orientação para quem busca vender ou comprar um imóvel na planta, por exemplo.

A escolha das famílias por este tipo de moradia tem se tornado uma tendência, pois possui benefícios para todos os moradores.

Condomínio horizontal

Representa os condomínios que se expandem para os lados, como se fossem vilas. Um exemplo é o  Green Ocean localizado no Estaleirinho. 

É um condomínio menos comum, pois para ser construído é necessário um terreno bem maior para a obra. Porém na região existem diversas opções tanto frente mar quanto mais afastadas.

Este modelo de moradia é muito inspirado nas casas americanas, onde geralmente não há grades e o muro é cada vez mais baixo, como se vê nos filmes.

Qual nomenclatura utilizar?

Apesar de, segundo a lei, ser o tipo das

construções que determinam o nome do condomínio, é usual que se use a denominação condomínio vertical para edifícios com apartamentos e condomínio horizontal para um conjunto de casas.

Isso significa que, ao se comunicar com profissionais dos setores de construção civil ou imobiliário, você será compreendido se referir-se às construções dessa forma.

Seja qual for a sua preferência, uma equipe qualificada vai saber atender suas necessidades e te apresentar imóveis de acordo com seus objetivos.

Tipo de condomínio

Uma das principais diferenças entre condomínio vertical e horizontal e que você precisa se atentar é em relação ao condomínio fechado.

Um condomínio fechado, por sua vez, pode ser composto por casas, apartamentos e até mesmo por terrenos. A característica que se denomina como “fechado” é o fato de ser cercado por muros ou cercas que têm aberturas para vias de circulação e para lugares públicos.

Além disso, todas as propriedades construídas no terreno têm que ter ao menos uma área em comum, pertencente aos seus moradores, como corredores, que devem ter direitos iguais sobre elas.

Ou seja, cada proprietário deve arcar com custos e despesas de manutenção dessa área. Esse valor normalmente é dividido através do condomínio.

Além disso, há um síndico responsável pelos interesses e pelas necessidades dos habitantes e pela qualidade de vida no local.

Conclusão

Como você pôde conferir neste artigo, as principais diferenças entre condomínio vertical e horizontal estão além do simples formato físico da construção, pois envolvem, também, aspectos técnicos, jurídicos e operacionais.

Porém, apesar da denominação correta entre condomínio vertical e horizontal ser determinada pelo seu tipo de construção, não é considerado um erro se alguém utilizar os termos por conta da posição em que as casas se dividem: prédios como condomínios verticais e casas como condomínios horizontais.

O importante é escolher o que mais se adapta a sua rotina e da sua família e investir na melhor opção conforme seus objetivos.

Aqui na Salute temos casas, apartamentos prontos próximos ou longe do mar, na planta, terrenos e diversas opções para te apresentar.

Além disso, contamos com uma equipe qualificada para te atender de acordo com suas necessidades.

Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário