Vantagens de morar em apartamento

7 minutos para ler

Escolher um imóvel para morar é o marco na vida da maioria das pessoas. E esse processo de escolha, em grande parte das vezes, passa por uma dúvida que não sai da cabeça dos futuros moradores: qual o melhor imóvel para morar, casa ou apartamento?

Independentemente se for um imóvel alugado ou próprio, a dúvida permeia o público porque cada uma das escolhas tem seus aspectos de vantagens e de desvantagens.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar para você algumas vantagens que só encontra quem escolhe um apartamento para morar. Fique com a gente e saiba quais são elas!

A escolha do imóvel perfeito

Escolher um imóvel para morar não é uma decisão fácil. Afinal de contas, é nesse cantinho que você e sua família irão passar a maior parte do tempo e você vai querer cuidar de cada detalhe.

Mas como se escolhe um imóvel perfeito? Acima de tudo, o imóvel que você for escolher para morar precisa atender às necessidades da família de espaço, localização e ter um conforto para que sua casa seja realmente o seu refúgio.

Uma das dicas importantes para você buscar o imóvel perfeito para você e sua família é fazer a sua análise financeira. Dessa forma, você saberá quanto pode pagar, tanto se o caso for um aluguel, quanto adquirir um imóvel próprio.

São vários detalhes que influenciam nessa escolha. Uma das primeiras coisas a se pensar é a localização de onde você quer morar, essa decisão já é um bom passo para fazer essa busca, já que ela influencia bastante nos valores. 

O número de cômodos e o espaço que o imóvel oferece também são pontos a serem analisados, além de características que possam suprir as necessidades e desejos dos moradores: varanda, churrasqueira, garagem, etc.

Mas aqui a dica principal é: busque com cautela e calma, afinal de contas, não é preciso ter pressa.

O que levar em consideração na hora de adquirir um imóvel?

Mas, o que é importante levar em conta na hora de adquirir um imóvel? 

Especialmente quando falamos em comprar um imóvel, é importante atentar para sua localização e a possibilidade de valorização dentro do mercado imobiliário.

Se você for comprar um imóvel usado, precisa ter em mente quais são os custos extras que terá para deixá-lo do jeito que gosta. 

Ou seja, muitas vezes neste caso pode ser necessário ter de arcar com custos de reformas, pinturas, e outros detalhes que podem encarecer, no fim das contas, o seu custo.

Já se o objetivo é comprar um imóvel na planta, o principal cuidado é ter uma pesquisa para saber se a empresa que vai construir um imóvel é confiável, quais foram os empreendimentos que assentiu e se entregou conforme o combinado os empreendimentos.

Outro detalhe importante que precisa ser levado em consideração na hora de adquirir um imóvel é se você quer uma casa ou um apartamento.

Isso porque cada uma dessas opções vai trazer um estilo de moradia diferente. É preciso atentar para qual estilo de imóvel conversa mais com o seu estilo de vida e dos demais moradores da casa.

7 vantagens de morar em um apartamento

Afinal de contas, quais são as vantagens de morar em apartamento? Antes de tudo, é importante enfatizar que morar em apartamento exige aceitação de certas regras.

Isso, porém, é compensado por vários aspectos positivos que morar em um apartamento oferece: a segurança, a localização, a infraestrutura e a área de lazer, a redução de custos, o convívio social, entre outros. Confira:

1. Segurança

vantagens de morar em apartamento

Uma das principais vantagens de escolher um apartamento para morar é o fato de ele normalmente estar localizado dentro de um condomínio, o que reflete em mais segurança.

Isso porque dentro de um condomínio geralmente há sistemas de monitoramento com câmeras de segurança e portaria, o que traz mais controle de quem entra e sai do prédio.

É muito mais difícil alguém entrar no seu apartamento do que em uma casa, que tem suas entradas mais facilitadas e vulneráveis.

2. Localização

Isso não é uma regra, mas geralmente os condomínios estão localizados em bairros com mais movimento, que proporcionam fácil acesso aos transportes e áreas de serviço e comércio da cidade.

Já quando os condomínios não são construídos em um lugar com movimento, é provável que passe a se tornar movimentado a partir disso. 

Isso porque os prédios são chamarisco para que lojas, restaurantes e estabelecimentos comerciais sejam atraídos pelo movimento dos seus condôminos.

3. Infraestrutura e área de lazer

vantagens de morar em apartamento

Morar em um apartamento, dependendo do seu condomínio, pode ser sinônimo de usufruir de uma qualidade de vida absurda.

Isso porque muitos apartamentos hoje em dia são localizados em condomínios com áreas de lazer completa. 

Salões de festas com churrasqueira, academias, piscinas, sauna, cinema e salas de jogos estão à disposição dos moradores a qualquer hora e, literalmente, sem sair de casa.

Ou seja, muitas vezes escolher morar em um apartamento pode trazer a você um clube completo dentro de casa. Como negar essa mordomia?

4. Economia 

Você já pensou quanto custaria manter em casa uma piscina, uma sauna ou uma sala de jogos?

Além dos custos para adquirir todo o aparato e montar a sua área de lazer em casa, você teria de arcar com muitos outros valores de manutenções semanais e até diárias, o que inviabilizaria muitas vezes no seu bolso.

Está aí outra importante vantagem de morar em um apartamento: os custos de manutenção das áreas comuns são baixos, já que são divididos entre todos os moradores. 

Você tem a tranquilidade de usufruir de um conforto indescritível sem gastar muito. Nesse ponto, a economia é uma das grandes vantagens de morar em apartamento.

5. Convivência social

No quesito convivência social, morar em apartamento também traz vantagens. Especialmente entre crianças e adolescentes, o ambiente de condomínio propicia contatos que estimulam amizades.

Afinal de contas, muitos condomínios são como se fossem um bairro e até mesmo promovem suas festas. 

Além disso, as áreas de lazer em comum – como piscina e academia, por exemplo – são uma ótima possibilidade para criar novas amizades “dentro de casa”. A integração e a convivência social, neste ponto, também são uma vantagem de morar em apartamento.

6. Limpeza e manutenção

A grama não está bem aparada? A pintura descascou? O corredor precisa de uma limpeza geral? Você não precisa se incomodar com isso.

Nem mesmo fazer orçamentos ou ligar para procurar um profissional. Afinal de contas, o síndico e o zelador se preocupam com isso por você.

O conforto dessa manutenção é outra vantagem que deve ser levada em conta.

7. Sem preocupações

vantagens de morar em apartamento

Todos sabemos que conflitos podem acontecer. E quando acontecem dentro de um condomínio, resolvê-los fica mais fácil com uma equipe que está ali para administrar isso.

Além disso, reuniões de condomínio ajudam a resolver demais problemas em caso de conflitos. Conte com o síndico para isso.

Sua melhor opção está em Balneário Camboriú

Neste texto apresentamos a você as melhores vantagens de morar em um apartamento. Agora que você já sabe quais são, deixe nos comentários também a sua opinião. E você, o que prefere?

Quer morar em uma das cidades com mais qualidade de vida no Brasil? Independentemente do imóvel que você procura, nós da Salute Imóveis trabalhamos com os melhores apartamentos e casas para atender às suas escolhas e expectativas em Balneário Camboriú.

Venha conhecer as melhores opções com os especialistas na área. Entre em contato conosco que teremos prazer em te ajudar!

Posts relacionados