Balneário próxima à Universalização do Saneamento

5 minutos para ler

Balneário, próxima à Universalização do Saneamento, é a única cidade de Santa Catarina classificada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Balneário Camboriú é referência em diversos quesitos por suas belezas naturais em suas lindas praias, a qualidade de vida que oferece, e a segurança, sendo a cidade mais segura do Brasil e uma das melhores cidades para viver no país.


Com uma excelente infraestrutura, abriga 8 dos mais altos prédios do Brasil e o maior da América Latina, o Yachthouse e os belíssimos arranha-céus na orla, Balneário Camboriú é um verdadeiro polo de investimento.

E agora, uma novidade quem vem sendo motivo de orgulho para os moradores de Balneário Camboriú: único município de Santa Catarina próximo à Universalização do Saneamento.

Neste artigo, vamos explicar porque a cidade está próxima à Universalização do Saneamento, o que é a classificação e o porquê de ser tão importante para o município.

Conheça a cidade

Localizado a cerca de 80 km da capital catarinense Florianópolis, possuindo cerca de 130 mil habitantes, Balneário Camboriú chega a receber mais de um milhão de turistas durante o ano.

São 46 quilômetros quadrados de extensão que fazem parte da região metropolitana da Foz do Rio de Itajaí.

É conhecida como Dubai Brasileira por conta da luxuosa construção civil de empreendimentos que impulsionam a economia e o mercado de imóveis de alto padrão.

Além disso, é uma das cidades do país mais procuradas pelos turistas, sendo o turismo uma das principais atividades do município.

BC próxima à Universalização do Saneamento

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), anunciou neste mês de junho, o ranking de classificação da Universalização do Saneamento.

Entre as 116 cidades brasileiras próximas a atingir a classificação de 100% de saneamento, Balneário Camboriú está selecionada pelo segundo ano consecutivo, sendo a única cidade do estado de Santa Catarina no Ranking ABES.

A classificação avalia o setor de saneamento das cidades do Brasil, que identifica quais são os municípios próximos a atingirem a totalidade de saneamento para a população.

O estudo é realizado com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que avalia o percentual dos moradores das cidades brasileiras que tem acesso aos serviços relacionados ao abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, assim como analisam a forma de tratamento e se está sendo feita a destinação adequada de esgoto e resíduos sólidos.

De acordo com a avaliação da pontuação geral dos municípios (de 0 a 500 pontos), que a ABES classifica as cidades “Rumo à universalização”.

A classificação da edição de 2021 reúne 1670 municípios, que são divididos em grande porte (acima de 100 mil habitantes) e pequeno e médio porte (até 100 mil).

Para ser classificada, a cidade precisa alcançar acima de 489 pontos. Único município do estado de Santa Catarina, Balneário Camboriú atingiu 494,87 pontos, ocupando a 26º posição entre as 37 cidades brasileiras na classificação de grande porte e 67º lugar entre as 116 cidades selecionadas.

Os municípios que ficaram com a pontuação de 450,00 a 489,00 ficam classificados em “Compromisso com a universalização”, seguido de “Empenho para a universalização”, pontuados entre 200,00 e 449,99. Abaixo de 200 pontos, estão as cidades classificadas em “Primeiros passos para a universalização”.

Florianópolis

Embora Balneário Camboriú tenha sido a única cidade catarinense categorizada na fase “Rumo à universalização”, outros sete municípios do estado estão listados na categoria “Empenho para a universalização” de cidades de grande porte: São José; Florianópolis; Chapecó; Joinville; Lages; Itajaí; e Criciúma.

O prefeito Fabrício Oliveira comemora a classificação de Balneário Camboriú e acredita que esse reconhecimento é um reflexo dos esforços e compromissos da cidade com o meio ambiente e a saúde das praias e rios.

“Foram implantados na cidade desde 2017 mais de 70 Km de rede coletora de esgoto, entre novas e melhorias. Construímos um novo emissário para atender a região norte e parte do Centro, uma obra que vai atender a demanda por mais 30 anos. Em busca de atingir a universalização, concluímos recentemente a ampliação do sistema de esgotamento sanitário em 53 ruas de 09 bairros, e iniciamos a implantação da rede der esgoto nos bairros Estaleiro e Estaleirinho, uma obra histórica que irá garantir 100% de cobertura de esgoto na cidade”, pontua o prefeito.

Com base nos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional por meio do SNIS do ano de 2019, Balneário aparece com o percentual de coleta de esgoto em 94,87% comparados com atuais 98%.

Em 2020, BC aparece em 98º lugar na classificação “Rumo à universalização”, ocupando a 75º posição geral e 33º entre as 40 cidades da categoria de grande porte.

Invista em qualidade de vida: invista em Balneário Camboriú

A classificação no ranking é uma excelente notícia para quem deseja morar ou investir em Balneário Camboriú e apostar no mercado imobiliário, por garantir o saneamento total de esgoto e água potável de todos os bairros da cidade.

Um município comprometido pela qualidade de vida e com o meio ambiente.

Se você está pensando em adquirir o imóvel dos seus sonhos na praia, conte com nossa equipe de corretores da Salute Imóveis.

Estamos sempre empenhados em garantir o melhor negócio para nossos clientes!

Entre em contato ou venha nos visitar que iremos lhe apresentar o imóvel que você procura.

Posts relacionados

Deixe um comentário