Brasileiros pretendem mudar de casa nos próximos dois anos

7 minutos para ler

Um em cada três brasileiros considera alta a chance de deixar o atual imóvel para um novo.

Segundo pesquisa realizada pelo Censo Quinto Andar de Moradia em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 33% dos brasileiros pretendem mudar de casa nos próximos dois anos. Isso significa que um em cada três brasileiros considera alta a chance de deixar o atual imóvel para um novo.

Planejar-se para a mudança é essencial assim que o desejo é criado, porém o levantamento mostra que os homens (52%) são os mais preparados financeiramente para a fase da mudança do que as mulheres que correspondem a (40%) dos dados.

Ainda segundo a pesquisa os motivos são diversos, tais como: Projetos Pessoais: 36%; Características do Imóvel: 27%; Má Localização/Não gosta do Bairro: 18%; Desejo de Mudança (outro bairro, cidade, etc): 12%; Final de Contrato/Casa à Venda: 1%; Outras Respostas: 6%.

Dos brasileiros que pretendem mudar de casa nos próximos dois anosO anseio pela mudança vem principalmente de quem mora em um imóvel alugado, ao todo o número corresponde a 58%. Os jovens com idade entre 21 e 24 anos também são destaque (48%), assim como os solteiros (38%) e aqueles que moram em apartamento (38%).

Segundo a pesquisa do Datafolha, sete em cada 10 brasileiros têm casa própria (62% moram em imóveis quitados e só 8%, em financiados), outros 27% moram em imóveis alugados e 3%, em imóveis cedidos/emprestados.

O Sudoeste possui a maior taxa de insatisfeitos (38%), seguido do nordeste (37%), norte (35%) e sul com 31%.

Mas além do anseio da mudança como achar o melhor imóvel? Comprar ou alugar? Qual a melhor região para se viver? Casa ou apartamento? Se essas são algumas das suas dúvidas aí vão algumas dicas para poder escolher melhor o seu novo imóvel.

Casa ou Apartamento?

Seja aluguel ou compra, escolher o imóvel no qual se irá morar é uma das decisões mais importantes a se tomar e, portanto, deve ser pensada com bastante cuidado. 

Além de questões como a melhor cidade e o melhor bairro, o tipo de imóvel também deve ser levado em consideração.

Condomínio fechado? Casa ou apartamento? São muitas as opções e você deve estar atento na hora de fazer a melhor escolha. Por isso, aí vão alguns prós e contras de cada modelo de imóvel.

Vantagens de morar em casa

As principais vantagens de morar em uma casa são: a liberdade de ter animais de estimação sem haver restrições; menos barulho; menos despesas; maior privacidade, além de poder fazer festas ou encontros de amigos e familiares sem a preocupação de hora ou barulho.

Desvantagem de morar em casa

A principal desvantagem de morar em casa, fora de condomínios fechados, é claro, é a falta de segurança. Nesse caso, a escolha de um bom bairro é essencial, o que garante a você e à sua família uma maior qualidade de vida e tranquilidade de ir e vir.

Vantagens de morar em apartamento

A maior vantagem de se morar em um apartamento é viver com mais segurança, além de toda a infraestrutura que os prédios e condomínios oferecem. Outra super vantagem é permitir que você faça viagens sem se preocupar com o imóvel durante a sua ausência.

As áreas de lazer após a pandemia tornaram-se essenciais e atualmente, são raros os edifícios que não possuam uma área de lazer que possibilite aos seus moradores momentos de descontração e interação, como piscinas, áreas de jogos, área kids, academias, entre outros.

A convivência social também se tornou muito importante e a própria estrutura possibilitada pelos prédios e condomínios, facilitam a integração social.  É possível fazer novos amigos pelas áreas de convivência e lazer.

As crianças também são beneficiadas, uma vez que podem ter contato umas com as outras, contribuindo assim para sua socialização e crescimento social.

Consórcio ou financiamento de imóveis: qual a melhor opção?

O sonho de ter o imóvel próprio por vezes é distante, mas esse cenário tem mudado com, as diversas opções e facilidades de aquisição tais como consórcio ou financiamento. Mas você sabe qual a diferença entre eles e as suas vantagens?

Como funciona o consórcio?

O consórcio se dá através da união de um grupo de pessoas que se une em prol de algo em comum, neste caso a compra de um bem específico.

Essas pessoas se organizam através de uma administradora, que estipula uma cota a ser paga, todo mês, por consorciado.

Neste caso, o valor total das contribuições recolhidas todo o mês pela administradora deve ser o suficiente para a aquisição de um imóvel por mês, de acordo com as cláusulas de cada contrato.

Porém já existem consórcios que reúnem um grande número de cotistas fazendo possível contemplar de dois a até cinco participantes.

Como funciona o financiamento?

A modalidade de financiamento tem como maior vantagem a imediata utilização do imóvel e a possibilidade de utilizar o FGTS para amortizar as parcelas.

Além disso, é uma forma segura de comprar um imóvel, pois tem garantias e seguros que fazem parte do contrato.

Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Censo Quinto Andar de Moradia em parceria com o Instituto Datafolha, para concretizar a mudança para o novo imóvel, 52% pretendem fazer um financiamento e 25%, pagar à vista. Outros 9% disseram que vão pedir ajuda a familiares, 9% responderam consórcio e os demais deram outras respostas, não sabe ou não quis responder.

Como comprar?

A melhor forma de comprar um novo imóvel é aproveitar o aquecimento do mercado imobiliário e assim ter várias opções de vantagens, desde o formato de pagamento até a exclusividade da oferta de um imóvel.

Por isso, você não pode perder a chance de escolher o seu imóvel através do Festival 2022 Salute Imóveis.

O Festival promove várias oportunidades para você encontrar imóveis exclusivos para comprar com valores abaixo do mercado e assim investir em sua mais nova aquisição em Balneário Camboriú, Praia Brava e Itapema.

O Festival 2022 Salute Imóveis, acontece 100% online e dispõe de imóveis prontos e de lançamentos. Uma ótima oportunidade para investir de forma assertiva e com condições facilitadas.

Faça um ótimo investimento com quem entende do assunto!

Um dos passos mais importantes para investir neste momento em que o mercado imobiliário está super aquecido é contar com o auxílio de profissionais que conseguirão entender suas necessidades e apresentar as melhores oportunidades que você procura.

Para atender clientes que procuram segurança em suas negociações, é que a Salute Imóveis oferece um atendimento diferenciado na venda, compra e aluguel de imóveis de alto padrão na região de Balneário Camboriú e Praia Brava.

Por isso, se você deseja morar ou investir em uma das melhores cidades do Brasil, entre em contato conosco e feche agora mesmo o melhor negócio da sua vida!

Procure agora mesmo um de nossos corretores e realize o seu maior sonho.

Para saber mais, entre em contato conosco:

📞 (47) 98811-3063

contato@saluteimoveis.com

www.saluteimoveis.com

Instagram: @saluteimoveis

Salute Imóveis, na sua hora, no seu tempo e do seu jeito!

Posts relacionados

Deixe um comentário