Cachorro em apartamento: cuidados com seu pet

5 minutos para ler

Cuidados com o cachorro em apartamento vão desde o espaço apropriado até as regras do condomínio

Não é novidade que os cachorros ganharam o coração dos brasileiros e hoje já são considerados membros da família.

Balneário Camboriú, por exemplo, já tem mais cães do que crianças, que hoje são como filhos e a cidade possui inclusive restaurantes pet friendly.

O controle é complicado, porém, segundo dados do IBGE, no Brasil há mais cachorros do que crianças e adolescentes com idade entre zero e 15 anos. 

A média é de aproximadamente três cachorros domiciliados (que possuem lar) por humano.

Porém, assim como tem muitos pets, Balneário Camboriú também é conhecida por sua horizontalidade, com grandes edifícios de 8 entre os 10 maiores do Brasil.

A cidade abriga ainda o The Tower, que será o maior edifício da América Latina e o Yachthouse, o maior edifício do Brasil.

Cachorro em apartamento: o que diz a lei?

Diante disso, muitas pessoas se questionam sobre a lei de abrigar ou não um cachorro em apartamento.

É importante saber que uma pessoa não pode ser proibida de ter um cachorro em apartamento!  

A Constituição Federal (Art. 5º, XXII e Art. 170, II) assegura ao cidadão o direito de manter animais em casa ou apartamento, desde que a sua permanência não atrapalhe ou coloque em risco a vida de outros moradores.

Os moradores podem, inclusive, passear com seu cachorro em áreas comuns. Se o animal não representa um risco à saúde, ao sossego e à segurança dos demais, ele não deve precisa restrito ao apartamento.

De acordo com a lei, seu dog pode transitar em áreas como o pilotis, recepção e demais áreas comuns do prédio.

Outro ponto que gera discussão é sobre elevadores, e o mesmo Art. 5º da Constituição Federal garante a permissão de uso do elevador com o animal. 

Deveres do tutor

Como você pode perceber, a lei respalda aos tutores que tenham cachorro em apartamento e eles podem circular livremente.

E, para que todos vivam em harmonia, é preciso ter bom senso e também conhecer os deveres de quem tem o pet.

Como tutor, deve sempre manter o cachorro próximo ao corpo, utilizando uma guia curta, quando estiver nas áreas comuns do prédio.

Fazer isso é muito importante, pois é de responsabilidade do dono a segurança dos outros residentes (Art. 10 da Lei Nº 4.591/64 e Art. 1.277, Art. 1.335 e Art. 1.336, IV da Lei Nº 10.406/02). 

E, caso o cachorro seja de grande porte ou apresente comportamento agressivo, é recomendável o uso de focinheira (Art. 10 da Lei Nº 4.591/64 e Art. 1.277, Art. 1.335 e Art. 1.336, IV da Lei Nº 10.406/02). 

Outro ponto importante quanto às áreas comuns é que é dever do tutor limpar todos os dejetos de seu cão, não podendo esperar pela equipe de limpeza.

É fundamental lembrar sobre o respeito ao outro e evitar entrar no elevador ao mesmo tempo que um vizinho que tem medo do animal, por exemplo.

Se sugere ainda manter o cão em guia curta para evitar desconfortos, se aproximar apenas com autorização e não deixar o cachorro sozinho em áreas comuns do prédio, principalmente na presença de crianças pequenas e outros animais.

E, para uma boa convivência, ao decidir ter um cachorro em apartamento, é preciso manter seu ambiente sempre limpo para evitar odores, além de treinar o dog para minimizar latidos e barulhos incessantes, que podem incomodar quem vive no mesmo prédio.

Vale lembrar que a lei permite ter cachorro em apartamento, desde que a sua presença não incomode os demais.

Cuidados para manter um cachorro em apartamento

Para que o cachorro tenha uma vida saudável e feliz, é importante ter alguns cuidados com ele.

Apesar de saber que ele pode desfrutar de todo o apartamento, é importante que ele tenha seu próprio espaço.

Isso vai ser importante, principalmente, quando ele estiver sozinho no apartamento, pois vai ajudá-lo a saber exatamente onde encontrar suas coisas e descansar. 

Outro ponto importante é em relação à higiene. Quando não existe área externa, por exemplo, é importante ter um espaço para que o cachorro faça suas necessidades, como jornais, tapetes sintéticos laváveis ou tapetes higiênicos descartáveis.

Por último, não se esqueça de assegurar que as janelas e sacadas tenham telas! Mesmo os cachorros pequenos podem dar pulos bastante altos e, sem essa proteção, podem acontecer acidentes.

Brincadeiras ao ar livre

Mesmo que o lar do seu cachorro seja um apartamento, é importante que ele tenha momentos de lazer em ambientes abertos.

Passear com frequência evita o estresse, e Balneário Camboriú conta ainda com alguns Dog Parks espalhados pela cidade, um ambiente destinado aos animais para que possam correr e brincar em segurança.

O local conta com bancos, cancha de areia, slalom (barras para treino dos animais em zigue-zague), espaço para salto simples e salto com pneu.

O importante é que todos possam conviver em harmonia, com segurança e bem estar.

Posts relacionados

Deixe um comentário