Masterplan: Novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú

5 minutos para ler

Novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú,o Masterplan, é discutido na prefeitura da cidade para tornar o município como um modelo de inovação e sustentabilidade.

O planejamento arquitetônico e urbanístico é discutido há alguns anos com o objetivo de transformar a cidade, que já é um encontro de belezas e possibilidades, em um polo atrativo visando a macroestruturação urbana, o meio ambiente, a conectividade de bairros da cidade e revitalização de passeios e da ciclovia, por exemplo.

A ideia é valorizar o meio ambiente, a história e cultura da cidade para consolidar a identidade dos moradores de Balneário Camboriú.

Divulgação Gazeta do Povo

 

Um dos âmbitos do projeto visa também o turismo da cidade. Pensando nisto, o projeto tem como objetivo colocar a cidade como um centro potencial no que diz respeito à inovação e sustentabilidade, equilibrando o desenvolvimento do município.

O trabalho pretende aumentar a qualidade de vida de moradores e visitantes de Balneário Camboriú. O projeto busca maneiras de conectar todos os bairros da cidade e também facilitar o acesso a BR 101.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira (Podemos), afirma que a ideia é transformar o lado sul da cidade em um polo de inovação com a vinda de empresas da área da tecnologia, assim como a hotelaria internacional com o objetivo de abastecer o centro de eventos e tornar-se uma referência de crescimento e inovação.

Embora o conceito do planejamento arquitetônico já tenha sido apresentado à população, assim como já foi feita uma audiência pública, devido ao atual cenário da cidade em razão da pandemia, ainda não há um prazo para a finalizar a discussão do projeto.

A arquiteta e urbanista Valéria Bechara relata que a participação da população e do cidadão na construção desse plano é algo essencial para que esteja completo e atenda a demanda de quem vive ou frequenta a cidade.

Divulgação Gazeta do Povo

Praia Central

Quando pensamos em Balneário Camboriú, sem dúvidas, lembramos do cartão-postal da cidade: a Praia Central, referência na vida urbana, diversidade de lazer durante o dia ou à noite e seus arranha céus, que são os enormes edifícios construídos na principal orla e que estão entre os mais altos do Brasil.

É pensando na Praia Central que será implementada a macrodrenagem e recuperação da vegetação de restinga à revitalização do passeio, pista de caminhadas, ciclovia, pista de patins/scooters,  os quiosques do comércio, academias ao ar livre e serviços de segurança.

A obra do alargamento da faixa de areia, já finalizado em outubro de 2021, também faz parte do processo, quando aumentou de 25 para 70 metros de extensão.

Caminhos do Mar

Quanto às ruas da cidade, serão interligadas no sentido às avenidas, conectando desde os bairros até o mar com calçadas compartilhadas, com um desenho urbano exclusivo de Balneário Camboriú.

Os chamados Caminhos do Mar, atravessarão a rodovia e serão destinados aos pedestres e veículos não motorizados, com uma área aproximada de dois quilômetros de distância. A arquiteta Valéria define que essa proposta carrega a possibilidade de consolidar o sentido de pertencer a uma só cidade.

Rodovia

A finalidade da BR-101 no novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú é que se torne uma grande avenida interpraias, adaptada para interligar a orla central e os bairros da cidade. A intenção é solucionar o tempo gasto para percorrer as distâncias, implementando linhas de transporte interurbana e que circule dentro do município.

Costa Ecológica Interpraias

O novo projeto arquitetônico contará com a contemplação e integração com a natureza, com morros, praias e costões preservados, turismo ecológico, pousadas, passeios no mar e montanha, mergulho, trilha e mirantes nas praias agrestes (Estaleirinho, Praia do Pinho, Laranjeiras, Taquaras e Taquarinhas).

Rodovia Interpraias

Nova Orla do Rio Camboriú

As margens do rio Camboriú no Bairro da Barra, por exemplo, receberá uma revitalização e preservação do patrimônio natural e cultural. Serão 6 quilômetros de novas paisagens com a qualificação e apoio à cadeia produtiva da pesca artesanal, piscina para barcos, mercado, novos ranchos, além de passarelas para pedestres, lojas de artesanato e restaurantes.

Balneário Parque de Inovação

Lagoas e áreas verdes transformadas em um grande parque público com uma nova paisagem com ciclovia e caminhada. Além disso, o Distrito de Inovação será um endereço para atrair empresas de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Neste artigo, você conheceu sobre o novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú, uma das melhores cidades para viver no Brasil, mas você sabe todas as vantagens de morar aqui?

Mas falando em novidades, você já leu o artigo sobre o novo complexo turístico Multiparque? O parque está previsto para começar a ser erguido nos próximos meses. Saiba mais sobre o projeto!

Balneário Camboriú é, sem dúvidas, uma cidade em ascensão, sempre evoluindo e superando expectativas dos moradores e visitantes.

E não esqueça, nós da Imobiliária Salute Imóveis estamos sempre aqui esperando por você, preparados para lhe atender da melhor forma e tirar todas suas dúvidas.  

 

Posts relacionados

2 comentários em “Masterplan: Novo projeto arquitetônico de Balneário Camboriú

Deixe um comentário