O que define o valor do metro quadrado do imóvel?

8 minutos para ler

Conheça os principais critérios que influenciam e definem o valor do metro quadrado do imóvel.

Você já deve ter lido ou escutado pelo menos uma vez que Balneário Camboriú é a cidade líder em valorização do metro quadrado dos imóveis no Brasil, mas você sabe quais as condições que são avaliadas para determinar o custo do metro quadrado de uma propriedade?

Apesar de ser um assunto em alta no mercado imobiliário, pouco se conhece de que forma, por exemplo, Balneário é analisada para se tornar uma cidade com imóveis tão valiosos.

Pensando nisso, é que vamos abordar a respeito desse tema no artigo de hoje para você esclarecer as dúvidas e entender exatamente em como o preço do metro quadrado é avaliado.

Como é definido o valor do metro quadrado?

Se você é um investidor e deseja rentabilizar no mercado de imóveis, provavelmente, está interessado em saber se o seu investimento será vantajoso. De fato, a aplicação em patrimônio é bastante segura e considerada um dos investimentos mais tradicionais e lucrativos diante do cenário positivo no país.

Porém, dependendo da localização e de outros fatores, o imóvel tende a valorizar muito mais com o passar dos anos. Existem algumas variáveis importantes que influenciam diretamente no cálculo. São elas:

  • Localização e infraestrutura

A localização é um dos principais motivos que interferem no valor do imóvel. Conforme a infraestrutura urbana e os serviços disponibilizados, o preço da propriedade pode ser maior ou menor. Por exemplo, em Balneário Camboriú, quanto mais próximo ao mar, mais valorizado será o metro quadrado. Como uma cidade turística, Balneário também recebe grandes investimentos em infraestrutura, o que faz com que os preços dos imóveis da região disparem.   

  • Acessibilidade

O trânsito é um dos principais e mais corriqueiros problemas que fazem total diferença na qualidade de vida dos moradores. Se perde muito tempo no trânsito e aqueles momentos preciosos com a família, muitas vezes, acabam sendo prejudicados.

Se a região do imóvel possuir facilidade de mobilidade urbana, a propriedade estiver situada próxima a avenidas e rotas de desvios de congestionamento e os entornos contarem com opções de transporte público, mais atraente o imóvel se torna para os compradores.

  • Segurança

A segurança é levada em conta no momento de calcular o valor do metro quadrado. Através de dados divulgados pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são avaliados os índices de criminalidade. Quanto mais segura a região, mais valorizada será a localização e, consequentemente, o imóvel.

Além disso, sistemas de vigilância fazem toda a diferença para tornar o imóvel mais cotado. Isso vale bastante para os condomínios já que contam com recursos de segurança, como porteiro, câmeras de monitoramento, entre outros.

  • Condições do imóvel

O estado de conservação do imóvel é outro fator importante. Cabe aqui separar em duas condições: quando o imóvel já está construído ou quando está na planta.

No caso de um apartamento ou casa já construídos, é calculada a metragem do imóvel, assim como a quantidade de quartos, banheiros e salas, por exemplo. Além disso, é avaliada a possibilidade de precisar de reformas e, também, são verificados os materiais utilizados na construção.

Quando o imóvel está na planta, é analisado se há possibilidade de fazer alterações no projeto original. Ou seja, se é possível adicionar ou excluir algum cômodo, por exemplo.

  • Espaço

Como já mencionamos anteriormente, a metragem é calculada e considerada um atributo que merece destaque.

Geralmente, os imóveis mais amplos são mais caros que os menores.

  • Oferta e procura

O preço do metro quadrado é influenciado diretamente pela lei da oferta e da procura.

Ou seja, se existe uma alta demanda por novas moradias e a quantidade de imóveis disponíveis é menor, a lógica é que o valor da propriedade tende a aumentar.

Afinal, por que Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais caro do país?!

Neste ano, Balneário surpreendeu por ultrapassar até mesmo São Paulo no valor do metro quadrado para venda de imóveis.

Nos últimos cinco anos, a capital paulista se revezava com o Rio de Janeiro como detentora da maior valorização no setor imobiliário brasileiro.

Balneário se tornou a cidade com o metro quadrado mais caro do país quando a valorização dos imóveis chegou a 24% em 12 meses.

A pesquisa foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a empresa ZAP+, a qual analisa 50 cidades do Brasil. O valor médio do metro quadrado de Balneário Camboriú está avaliado em R$ 10,2 mil.

Aliás, têm cidades vizinhas de BC que ficaram acima da média da valorização dos imóveis no país, como o município de Itapema, avaliado em R$ 9,6 mil.

Localização privilegiada

Bom, para entender o porquê de BC se tornar tão valiosa, podemos começar pela localização privilegiada. A cidade está a apenas 80km de distância de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina e a 34 km do Aeroporto Internacional de Navegantes.

A cidade também está próxima ao Vale Europeu e todas as suas cidades aconchegantes e charmosas como Brusque, Indaial, Nova Trento e Blumenau.

Segurança  

Lembra que falamos que a segurança é um fator decisivo também?! Se sentir seguro na cidade em que mora é ter uma qualidade de vida muito mais elevada, não é mesmo?! Em 2019, o município foi classificado como o mais seguro do país entre as mais de 700 cidades analisadas.

Já em 2021, esteve na lista das 20 cidades brasileiras mais inteligentes e conectas, além de obter os melhores índices de governança e com o maior efetivo de segurança policial do estado, com 170 agentes, que realizam operações e monitoramentos constantes pela cidade.

Investimentos em infraestrutura

Com a nova Praia Central, a principal praia de Balneário Camboriú passou pela alargamento da faixa de areia que aumentou de 25 para 70 metros.

A recuperação da faixa de areia intensificou o turismo local, além de possibilitar uma melhoria em opções de lazer para os turistas e moradores, sendo um fator importante para a valorização dos imóveis, principalmente para os apartamentos frente mar.

Os imóveis da orla de Balneário Camboriú valorizaram mais de 30% após a finalização da mega obra de ampliação da faixa de areia.

Hildo Jr

Mercado imobiliário de luxo

Balneário Camboriú abriga os edifícios mais altos do país. São prédios de altíssimo padrão, construídos com a mais atualizada tecnologia e o que há de melhor em proporcionar luxo e sofisticação aos moradores.

A cidade está sempre um passo à frente oferecendo vistas permanentes para o mar, marina exclusiva e ousadias arquitetônicas que valorizam os arranha-céus pela orla da Praia Central.

Além disso, na Avenida Atlântica, por exemplo, existem apenas 8 terrenos disponíveis para novas construções, porém todos já estão com projetos em andamento.

Com a escassez territorial e a grande procura por imóveis, há uma supervalorização dos apartamentos frente mar!

Outras condicionantes também são importantes para transformar Balneário tão desejada! A gastronomia requintada, as diversificadas opções de lazer e entretenimento, paisagens dignas de cartões postais, vida noturna agitada e, obviamente, as fantásticas praias e seus visuais de tirar o fôlego.

Hildo Jr

Invista aqui você também!

Se você conheceu Balneário Camboriú há 20 anos, consegue perceber que é uma cidade completamente diferente. A evolução imobiliária, turística e de infraestrutura provam que a cidade cresce em ritmo acelerado.

O que significa que os imóveis valorizam mais a cada dia que passa. Não perca mais tempo e invista na cidade com o mercado imobiliário mais rentável do Brasil!

A Salute Imóveis lhe convida a conhecer as melhores oportunidades do litoral catarinense, seja para morar ou investir, conte com a nossa qualificada equipe para encontrar o seu imóvel dos sonhos na praia.

Entre em contato conosco ou nos visite em nossas lojas. Esperamos por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário