Os maiores prédios da América do Sul

13 minutos para ler

A construção de edifícios altos – os chamados arranha-céus – está, normalmente, relacionada à verticalização das cidades, de acordo com regras particulares de cada município.

Balneário Camboriú, por exemplo, é considerada uma cidade vertical, em função de suas centenas de grandes construções, localizadas especialmente ao longo da orla da avenida principal.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar pra você quais são 12 prédios mais altos da América do Sul. A a maioria deles está localizada, adivinhe onde? Isso mesmo, no Brasil, em Balneário Camboriú.

Fique com a gente e confira.

A disputa acirrada pelas alturas

Algumas construtoras vivem em constantes disputas para, literalmente, ganhar as alturas.

Balneário Camboriú, também conhecida como a “Dubai Brasileira” ou a Cidade dos Arranha-Céus, é um exemplo. Não por acaso ela concentra a maioria dos prédios mais altos da América do Sul.

Em nível de Brasil, por exemplo, essa corrida de investimentos torna a cidade o maior conglomerado de edifícios de alto padrão do país.

No recorte de que engloba toda a América do Sul, grande parte dos edifícios mais altos, prontos ou que deverão ser entregues logo, estão em Balneário Camboriú.

Peculiaridades da construção dos arranha-céus

Não é preciso ir para o outro lado do mundo para conhecermos construções imponentes e grandiosas como o Burj Khalifa, em Dubai.

Tão impressionante quanto, em termos de altura, podemos encontrar aqui no Brasil, precisamente aqui em Santa Catarina.

A cidade tem, caracteristicamente, essa referência de prédios altos. Um movimento que iniciou na década de 1980, devido ao caráter empreendedor das construtoras.

Além disso, uma questão estrutural também colabora para o ‘crescimento vertical’ da cidade. Já que Balneário Camboriú não tem como se expandir ‘para os lados’, ela cresce para cima. 

Essa é uma tendência que tem se espalhado, principalmente nos grandes centros comerciais pelo mundo todo.  Apostar em grandes empreendimentos. 

Abaixo, você vai saber quais são os 12 maiores prédios da América do Sul, em ordem do maior para o menor:

Não deixe de conferir.

Os 12 maiores prédios da América do Sul

1. Gran Torre Santiago – Santiago, Chile

Este é considerado o edifício mais alto da América do Sul. O Gran Torre Santiago está a 984 pés de altura, ou seja, tem uma altura de 300 metros.

Localizado em Santiago, no Chile, a construção iniciou no ano de 2006, e chegou a ser suspensa em 2009 em função da crise financeira global.

A construção foi finalizada em 2013, e o Gran Torre passou a ser considerado o edifício mais alto do continente.

Entre o 61º e o 62º andar, o arranha-céu possui uma plataforma de observação, chamada Sky Costanera, que possibilita uma vista panorâmica incrível de Santiago aos seus visitantes.

2. One Tower – Balneário Camboriú, Brasil

Ainda em fase de construção, o One Tower já pode ser considerado o maior edifício do Brasil, e ainda entrará na lista em segundo lugar na América do Sul, com 290 metros de altura e 84 andares.

O One Tower está localizado na Barra Sul de Balneário Camboriú, um dos bairros mais nobres da cidade e que concentra a maior parte dos seus arranha-céus. O prédio será comercializado como moradia de alto luxo.

  • 4 andares para as áreas de lazer, que estarão localizadas nos seguintes andares: 7º, 8º, 56º e 57º;
  • 4 suítes, sendo uma master e duas localizadas de frente para o mar;
  • 3 a 4 vagas de garagem por apartamento;
  • 2 piscinas, sendo uma interna com aquecimento;
  • Sauna seca e úmida;
  • Bar molhado;
  • Wine Bar;
  • Adega;
  • 2 salões de festas;
  • 1 salão de jogos;
  • Espaço Gourmet;
  • Playground;
  • Brinquedoteca;
  • Pub;
  • Cinema;
  • Pomar;
  • Espaço de estar;
  • Área de descanso;
  • Mini Golf;
  • Mini Quadra Poliesportiva;
  • Espaço Fitness;
  • Espaço para Pilates;
  • Sala de Massagem.

Este prédio deverá ser entregue para  seus moradores no ano de 2022.

3. YachtHouse – Balneário Camboriú, Brasil

Em disputa com o One Tower estão as torres gêmeas do YachtHouse By Pininfarina.
Este empreendimento é assinado pela Pasqualotto&GT e conta com o design do escritório italiano Pininfarina.

O YachtHouse Residence Clube, é considerado, hoje, as maiores torres gêmeas do Brasil e também da América Latina.

As duas torres do edifício chegaram aos 281 metros de altura cada uma em outubro de 2019. Com a altura concluída, já é possível conhecer a vista que se tem do 81º andar do prédio.

Serão, no total, 264 unidades nos 81 andares do empreendimento. Cada andar contará com dois apartamentos. Serão quatro coberturas, duas em cada torre.

Este empreendimento conta com particularidades famosíssimas: é o prédio de algumas figuras conhecidas mundialmente como o jogador de futebol Neymar Santos.

Os cantores Sorocaba e Luan Santana também adquiriram unidades no prédio. 

Somente a área de lazer do YachtHouse conta com mais de 10 mil metros quadrados.  Para construir o residencial, cerca de 600 trabalhadores se envolveram e foram necessários mais de 87 mil metros cúbicos de concreto, e 12 mil toneladas de aço.

As duas torres do Yachthouse By Pininfarina, em Balneário Camboriú terão o elevador mais rápido do Brasil. Os 81 andares poderão ser percorridos em menos de um minuto.

A previsão de conclusão do empreendimento é no final de 2021 a início de 2022.

4. Alvear Tower – Buenos Aires, Argentina

O Alvear Tower é um arranha-céu localizado no Puerto Madero, em Buenos Aires, na Argentina.

Com 54 andares, a construção chegou a alcançar 235 metros de altura. É um residencial de luxo considerado o mais alto da Argentina.

Este empreendimento tem uma particularidade interessante: um sistema importado foi projeto para a construção de paredes de perímetro.

Esse sistema nunca tinha sido utilizado antes na Argentina,  e permite reduzir o risco de interferência no desempenho relacionado ao vento, quando os guindastes da torre levantam elementos da estrutura interna. 

Foi inaugurado em 2019.

5. Infinity Coast – Balneário Camboriú, Brasil

Foto: Hildo Jr.

Também localizado na Barra Norte da cidade de Balneário Camboriú, o Infinity Coast é considerado mais um empreendimento de alto padrão.

Hoje, ele é o prédio finalizado mais alto do Brasil, e conta com dois apartamentos por andar e coberturas duplex. São três suítes, três vagas na garagem para cada unidade, além de área de lazer completa e 66 andares.

Estima-se que as unidades mais baratas no Infinity custem em torno de R$ 3 milhões, e as mais caras chegam a ultrapassar os R$ 10 milhões.

O prédio residencial foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2019 e impera absoluto nesta área da cidade.

O Infinity Coast não chega a ser localizado de frente para o mar, mas tem frente definitiva para o mar, já que em frente a ele está localizado o Rio Marambaia e a  Avenida Atlântica. O gigante tem 235 metros.

6. Complexo Parque Central, Venezuela

Localizado na cidade de Caracas, em Venezuela, as torres do Complexo Parque Central é um arranha-céu com 225 metros de altura e 56 andares.

É o maior prédio da Venezuela. Dentro do complexo estão as Torres Gêmeas do Parque Central.

De 1979 (quando a Torre Oeste foi aberto) até 2003, as torres tinham o título de arranha-céus mais altos da América Latina, até que foram ultrapassado por Torre Mayor na Cidade do México . 

As torres Parque Central foram os mais altos edifícios gêmeos na América Latina , mas agora o Yachthouse, em Balneário Camboriú, ultrapassou as torres e é quem detém esse título.

7. Boreal Tower – Balneário Camboriú, Brasil

Em quarto lugar na lista das construções mais altas do Brasil, o Boreal Tower está na quinta posição no ranking da América do Sul.

Ao final da conclusão das obras do empreendimento, este prédio terá 220 metros de altura e 55 andares. 

Ele será construído para moradia, com uma arquitetura de luxo e diferenciada. A ideia é que esta construção traga mais proximidade com a natureza.

Localizado na outra ponta de Balneário Camboriú – na Barra Norte -, oferece uma vista privilegiada da orla da praia central.

Além disso, os quartos do prédio estão sendo construídos em Endless View, que são paredes de vidro. Assim, os moradores podem usufruir de um visual incrível da praia sem obstáculo nenhum.

O empreendimento ainda tem:

  • três piscinas, sendo adulto, infantil e uma com aquecimento;
  • Sala de jogos, brinquedoteca, playground;
  • Quadra poliesportiva e espaço fitness;
  • Quiosque, lounge bar, espaço gourmet;
  • Pub, boate e mesa de poker;
  • Sala de massagem, SPA e saunas úmida e seca.

8.  BD Bacatá, Bogotá, Colômbia

Localizado em pleno centro de Bogotá, na Colômbia, este prédio tem 216 metros de altura com 67 pavimentos.

O projeto integra em duas torres uma série de equipamentos mistos. No empreendimento estão apartamentos residenciais, escritórios, um hotel cinco estrelas, estabelecimentos comerciais e um estacionamento subterrâneo.

9. Phoenix Tower – Balneário Camboriú, Brasil

Do alto de seus 215 metros, o Phoenix une a possibilidade de morar perto do mar e também do Centro de Balneário Camboriú.

O empreendimento oferece dois apartamentos por andar e une as vantagens de morar pertinho de pontos comerciais e também da praia.

Uma completa área de lazer, decorada, equipada e climatizada, traz o encanto aos futuros moradores do Phoenix Tower.

O empreendimento ainda oferece:

  •  Piscina com SPA e BAR MOLHADO
  • Sauna e Academia
  • Salão de Festa e sala de jogos
  • Espaço Gourmet e brinquedoteca
  • Playground e cinema
  • Sala de descanso e de massagem

10. Sky Tower – Balneário Camboriú, Brasil

Com 210 metros de altura o Sky Tower é considerado uma das construções mais modernas do Brasil, localizado em Balneário Camboriú.

Concluído no ano de 2017, foi utilizado na estrutura do empreendimento uma pele de vidro, que assegurou o conceito de sustentabilidade para o qual foi construído.

O Sky Tower oferece aos seus moradores:

  • quatro suítes;
  • de 3 a 4 vagas de garagem por apartamento;
  • 2 piscinas sendo uma interna e outra externa.
  • Salão de jogos;
  • Baby Room e playground;
  • Salão de festas, Sala de cinema e Pub;
  • Sala de massagem utilizada também para descanso e SPA;
  • Espaço Fitness.

11. Torre Vitra by Pininfarina – Balneário Camboriú, Brasil

Localizado a apenas 300 metros do mar, na Avenida Brasil, a Torre Vitra By Pininfarina está na área central direita de Balneário Camboriú. 

Assim como o YachtHouse, esse empreendimento também conta com a assinatura   em parceria com o escritório de design italiano Pininfarina, responsável pelo design de marcas como Ferrari e Maserati.

Modernidade, estilo e muito luxo marcam este empreendimento, que contará com cerca de 211,5 metros de altura, 61 andares e um subsolo.

A Torre Vitra foi projetada para se tornar um ícone particular de Balneário Camboriú, em função de seus traços, funcionalidades e características.

Um design arrojado e a sua estrutura lembram uma pista de corrida de automobilismo. As suas linhas dinâmicas dão para quem vê uma sensação de movimento.

O empreendimento será parte comercial e outra parte residencial. A previsão é que seja concluído no ano de 2022, e a construtora que assina a obra também é a Pasqualotto & GT.

12. Epic Tower – Balneário Camboriú, Brasil

Mais um empreendimento localizado na luxuosa Barra Sul de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a torre do Epic Tower fica localizada na Avenida Atlântica.

O empreendimento tem fácil acesso à Marina, a um heliponto e também ótimas opções gastronômicas e noturnas na badalada Barra Sul.

De frente para o mar, o empreendimento oferece uma vista privilegiada, com apenas um apartamento por andar, com 4 ou 5 suítes e 4 vagas de garagem. 

O prédio conta com 55 pavimentos e 191 metros de altura.  Dois desses pavimentos são dedicados a área de lazer do prédio. A construtora responsável é a FG Empreendimentos.

Balneário poderá receber destaque no ranking mundial

Em Balneário Camboriú, estão 8 dos 10 maiores prédios do Brasil, os quais são edifícios modernos e de alto padrão, competindo com as cidades de Goiânia em Goiás e João Pessoa na Paraíba.

Confira a lista dos 10 mais altos prédios do país:

  1. One Tower (Balneário Camboriú)
  2. Yachthouse Residence Club, Torres 1 e 2 (Balneário Camboriú)
  3. Infinity Coast (Balneário Camboriú)
  4. Boreal Tower (Balneário Camboriú)
  5. Phoenix Tower (Balneário Camboriú)
  6. Sky Tower (Balneário Camboriú)
  7. Vitra by Pininfarina (Balneário Camboriú)
  8. Epic Tower (Balneário Camboriú)
  9. Órion Business and Health Complex (Goiânia, Goiás)
  10. Tour Geneve (João Pessoa, Paraíba)

Mas essa lista poderá sofrer alterações. Isso porque está no radar de Balneário Camboriú, a construção do maior prédio residencial do mundo, o que fará com que a cidade seja incluída no ranking mundial dos maiores arranha-céus.

O projeto ainda está em fase de aprovação, sendo apenas protocolado para aprovação da Prefeitura de Balneário Camboriú e poderá sofrer algumas alterações até o seu lançamento.

Para se ter ideia, o empreendimento passará a altura do maior edifício das Américas, o One World Trade localizado em Nova York.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a mega construção, mas ficamos na torcida para que, em breve, seja lançado esse projeto que mudará o ranking mundial dos maiores arranha-céus.

BC: a cidade dos arranha céus é o melhor lugar para você investir

No artigo que preparamos hoje você conheceu os maiores prédios da América do Sul – e, como pôde ver, a maioria deles está localizado na bela Balneário Camboriú.

Não só por seu conjunto de arranha-céus, mas também por toda a qualidade de vida que envolve a Capital Catarinense do Turismo, investir no mercado imobiliário por aqui pode ser um ótimo negócio para você.

Se esse for o seu objetivo, você pode conferir mais um artigo sobre como é o mercado imobiliário em Balneário Camboriú.

Quer entrar para a lista de investidores da cidade dos arranha-céus? Entre em contato conosco. 

Aqui na Salute Imóveis somos especialistas no mercado imobiliário de Balneário Camboriú e garantimos que vamos te ajudar com clareza a encontrar o melhor imóvel.

Posts relacionados

3 comentários em “Os maiores prédios da América do Sul

  1. Uma pena que a verticalização encareça os imóveis ao invés de baratear, se em um mesmo terreno cabem mais unidades, o seu valor individual deveria diminuir a medida que a altura aumenta, será que alguém vai pensar em fazer arranha céus com apartamentos simples de classe média e em número maior por andar?

Deixe um comentário