Minimalismo como dica de decoração para 2021

5 minutos para ler

O começa de um ano sempre traz novas ideias, como o minimalismo como dica de decoração para mudar os ares do lar.

O ano está chegando ao fim e, com o novo ciclo que se inicia, novos planos e ideias fazem parte das rotinas. 

Entre elas o minimalismo como dica de decoração, que está super em alta e tem atraído muitas pessoas.

Sem dúvidas uma decoração clássica, com elementos cheios de ornamentos, possui um valor estético incrível. Porém, muitas vezes ela não combina com o estilo de vida do morador.

Muitos moradores preferem a decoração da casa ou das suas salas decoradas com menos elementos. 

Este conceito é levado aos mínimos detalhes, desde a escolha de móveis, como criado-mudo, até revestimentos e outros detalhes dos interiores.

Você sabe o que é decoração minimalista?

O minimalismo como dica de decoração já é conhecido de muitos, mas para outros ainda não está claro este conceito.

O termo ‘minimalista’ é utilizado, hoje em dia, para vários setores que vão além da decoração. Para muitas pessoas é considerada uma filosofia. 

Porém, é um pensamento que começou com os movimentos artísticos que se questionavam a necessidade de se ter tanto. 

Foi proposta então a criação de uma arquitetura e de um design mais clean, sem muitos detalhes. 

Para alguns arquitetos essa ideia de diminuição de elementos foi levada, em alguns casos, ao extremo. Nestes casos, várias decorações foram criadas com um aspecto limpo, leve, claro, amplo, bem arejado, e com somente o básico. 

É difícil não se sentir bem dentro de um ambiente minimalista porque, mesmo simples, essas decorações não deixam de ser extremamente confortáveis. 

Charme com pouco

Levando em contradição o simples, pode-se dizer que a simplicidade minimalista chega a ser, muitas vezes, complexa. Na prática, não é fácil reduzir as coisas ao mínimo dentro de casa. 

Porém os decoradores de interiores possuem alguns truques para tornar uma decoração residencial mais minimalista e o primeiro deles é sempre seguir uma paleta de cores bastante limitada, de preferência composta de tons neutros.

Estes ambientes também costumam apresentar o mínimo de texturas e elas geralmente só aparecem em pontos estratégicos das casas. 

E, nestes casos, se busca uma tentativa de aproveitar as próprias texturas naturais dos materiais, como madeira, lã e pedra. 

Por outro lado, a monotonia dos cenários pode ser quebrada com toques sutis de cores mais vivas. Em outras situações, são usados elementos com brilho, como em metal cromado.

Aposte nas luzes

Outra maneira de dar vida aos elementos minimalistas é através de jogo de luz e sombra, uma questão muito importante dentro dos projetos de arquitetura minimalistas como dica de decoração.

Eles buscam criar ambientes com iluminação natural e artificial abundante. 

Uma característica excelente destes cômodos é a facilidade de manutenção pois, como a maior parte das superfícies é lisa, se torna mais simples de limpar. 

E, em cantinhos especiais como a varanda, também são colocados vasos de plantas verdes para a renovação do ar.

Dê preferência por lâmpadas claras e que contribuem com o ar de natural que o ambiente proporciona. 

Porém, não deixe de pensar na economia e no meio ambiente! Essa decoração permite aproveitar a claridade do dia o máximo possível para deixar as janelas sempre que possível abertas.

Menos é mais

Uma casa minimalista não precisa ser necessariamente em estilo clean, high-tech ou futurista. E, para seguir este pensamento, muitos designs de produtos foram criados. 

Por isso os móveis conhecidos como minimalistas seguem um determinado padrão. 

Para começar, a maior parte deles apresenta linhas retas e cores neutras e, muitas vezes, não possuem nem puxadores comuns, apenas puxadores ocultos ou embutidos.

Estes móveis são projetados para serem compostos pelo mínimo de peças possível e alguns deles apresentam partes feitas de vidro transparente, que torna a decoração mais neutra e sofisticada. 

Para a sustentação, boa parte possui pés elevados. Atualmente, os pés palitos, próprios de uma geração retrô, estão em alta e ainda é possível ver peças sobre uma base com rodízios de acrílico, que são fáceis de movimentar.

A maioria dos móveis em estilo minimalista é de cor branca com detalhes em cores diferentes com preferência por cores frias, como o azul. 

O minimalismo como dica de decoração possui quem ama e quem não se adapte, é uma questão de gosto e estilo.

A ideia é deixar o ambiente mais amplo e arejado, facilitar a entrada da claridade e da circulação do ar. 

Seu lar deve ter a sua cara

Quando definir e da sua família, não deixe de consultar nossas opções de casas e apartamentos. 

Com certeza podemos oferecer o que você procura e nosso time de especialistas vai te apresentar as melhores opções, conforme seu objetivo e seu orçamento.

Entre em contato conosco e agende uma visita! 

Seu próximo lar para você decorar como quiser espera por você aqui na Salute Imóveis.

Posts relacionados

Um comentário em “Minimalismo como dica de decoração para 2021

Deixe um comentário