melhores cidades de santa catarina melhores cidades de santa catarina

As 9 melhores cidades de Santa Catarina para morar

11 minutos para ler

Muito mais do que praias paradisíacas e belezas naturais, quando o assunto é qualidade de vida e desenvolvimento, o Estado de Santa Catarina é, disparado, um dos melhores estados para morar no Brasil

Não é a toa que, segundo o Índice de Governança Municipal (IGM), da lista das 50 melhores cidades do Brasil para se viver, oito delas estão em Santa Catarina.  

Além das belas praias, o Estado conta com um grande desenvolvimento econômico e social e vários destinos turísticos, como o Vale Europeu, os cânions que ficam na divisa com o Rio Grande do Sul e muitos outros.

O Estado de Santa Catarina tem cerca de 7,1 milhões de pessoas segundo o IBGE, e é um dos destinos mais cobiçados e desejados por quem busca o equilíbrio entre a tranquilidade e uma vida cosmopolita. 

As cidades catarinenses são o destino ideal para quem quer viver com mais qualidade, sendo na praia ou não, e investir expandindo negócios.

Santa Catarina também é referência quando o assunto é o ranking das cidades mais inteligentes do país. Cinco municípios catarinenses figuram na lista das 20 cidades mais conectadas e inteligentes, segundo o ranking da Conected Smart Cities (falaremos mais sobre isso abaixo). 

O Estado catarinense

Pertencente à Região Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina foi considerado, em 1739, o posto mais avançado da América do Sul ocupado pelos portugueses. E isso gerou a cobiça de espanhóis, que invadiram a ilha em 1777. 

Os primeiros imigrantes, italianos e alemães, principalmente, chegaram por volta de 1829, instalando várias colônias. A região ainda tem influência dos espanhóis e portugueses açorianos.

Santa Catarina tem uma área de 95 mil quilômetros quadrados e tem 295 municípios. O Estado faz divisa com o Paraná, Rio Grande do Sul, Oceano Atlântico e com a província argentina de Missiones.

A economia diversificada de Santa Catarina faz com que o Estado seja um dos mais ricos do país, e engloba os setores da indústria, extrativismo, agricultura, pecuária, pesca e especialmente turismo.

Santa Catarina também está em 2º lugar na lista dos melhores Estados para se morar no Brasil, de acordo com o Índice de Desafios de Gestão Geral de 2018 (IDGE), que leva em conta indicativos de 10 áreas como saúde, educação, segurança, condição de vida e outros. 

Qualidade de Vida em Santa Catarina

Pesquisas comprovam que a qualidade de vida é um dos diferenciais nas cidades de Santa Catarina. E apesar de ter uma valiosíssima quantidade de praias – só a região da Grande Florianópolis conta com mais de 40 praias – não é só do mar que se vive o estado catarinense.

A diversidade de lugares, com opções tanto para turistas quanto para moradores, é um dos grandes atrativos do Estado. 

Além da Grande Florianópolis, Santa Catarina conta com o Vale Europeu – destino muito procurado por turistas; a serra catarinense, o caminho dos cânions, a região oeste, o Caminho do Alto Vale entre outros. 

Santa Catarina conta também com as cidades mais frias do Brasil – Urupema e São Joaquim são o destino quando os turistas buscam a tentativa de ver neve. 

A cultura também é forte no Estado. Cidades como Blumenau e Pomerode, fundadas por alemães, mantêm as tradições com festas e encontros ao longo do ano.

A Capital, Florianópolis, foi objeto de pesquisa do Projeto Focus, da FURB de Blumenau, que ouviu 400 moradores, nativos ou não. Os resultados da pesquisa mostraram que 90% afirmaram que Florianópolis é uma cidade boa para morar.

O ranking Conected Smart Cities, divulgado pela Urbam Systems, mostrou que cinco das 20 cidades mais conectadas e inteligentes são catarinenses. Na ordem, são elas: Forianópolis, em 7º lugar, Blumenau, em 9º, Joinville, na 15ª colocação, Itajaí, em 16º, e Balneário Camboriú (17º). 

Santa Catarina também está em 3º lugar no ranking de índice de desenvolvimento humano em comparação a outros estados do Brasil. 

Todos os dados reafirmam como o estado é diferenciado, à frente quando o assunto é o uso de tecnologias e qualidade de vida.

Melhores cidades para morar em Santa Catarina

Se você está se pergunta quaiis são as melhores cidades para morar em Santa Catarina, esse texto é para você.

Neste artigo preparamos uma lista com as 9 melhores cidades catarinenses baseada no Índice de Governança Municipal (IGM) do Conselho Federal de Administração (CFA), com dados divulgados em 2019. 

Oito delas figuram entre as 50 cidades com mais de 100 mil habitantes melhor colocadas no índice CFA de Governança Municipal. Esses dados levam em conta informações encontradas em banco de dados públicos. 

O IGM – CFA  consiste em uma métrica baseada em três dimensões: finanças, gestão e desempenho.  O índice avalia informações sobre serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança, com base no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, dados do IBGE e do Sistema Único de Saúde.

Confira, abaixo, quais são as melhores cidades de Santa Catarina para morar. O ranking é relativo a municípios com PIB acima de R$ 28,9 mil.

  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Itajaí
  • Jaraguá do sul
  • Blumenau
  • Chapeco
  • São José
  • Joinville
  • Florianópolis

1. Balneário Camboriú

Conhecida como a ‘Dubai Brasileira’, por causa dos numerosos arranha-céus, Balneário Camboriú tem o maior prédio ainda em construção da América Latina, com mais de 65 andares. Distante 80 quilômetros da Capital Florianópolis, recebe turistas do mundo todo.

É a menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial, com apenas  45 quilômetros quadrados, mas a 6ª mais populosa do Estado, com cerca de 142 mil habitantes

O município chega a receber 1 milhão de pessoas em períodos de festas de final de ano, quando recebe os turistas com uma grande queima de fogos à beira-mar na virada do ano.

Em 5º lugar na colocação geral do ranking do IGM, Balneário Camboriú tem inúmeras opções de lazer, segurança, qualidade de vida e é destaque quando o assunto é investimento no mercado imobiliário.

2. Brusque

Berço da indústria têxtil, Brusque é também uma das mais pacíficas cidades brasileiras – está em 2º lugar segundo pesquisa exclusiva do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

A cidade tem uma das menores taxas de mortes violentas do país – cerca de 4,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para a cidade de Jaraguá do Sul. 

Além disso, Brusque também é conhecida por ter um elevado índice de solução de crimes – 90% para pequenos furtos e 85% no caso de crimes violentos.

A cidade é pioneira na fabricação de tecidos, que é o carro-chefe da sua economia. Foi lá onde nasceram grandes marcas de vestuário como Colcci, e também onde nasceu a Havan, hoje uma das maiores lojas de departamento do país.

3. Itajaí

Morar em Itajaí significa ter um bom equilíbrio entre qualidade de vida, desenvolvimento, tranquilidade com acesso à praia e oportunidades de investimento. É em Itajaí que fica a Univali – Universidade do Vale do Itajaí, a maior universidade privada de Santa Catarina. 

Itajaí sedia o maior porto em movimentação do Brasil, o que significa a geração de muitas vagas de emprego. A cidade faz divisa com Balneário Camboriú e por isso permite um acesso facilitado a restaurantes, serviços, comércio e também a outras praias.

Falando nas praias, as de Itajaí – como a Praia Brava, dos Amores e Cabeçudas – são conhecidas por serem movimentadas sem deixar de ser limpas e ter seu aspecto nativo, com natureza exuberante. Também é destino de muitos surfistas. 

4. Jaraguá do Sul

melhores cidades de santa catarina

Figurando na lista das cidades mais pacíficas do Brasil, ao lado de Brusque, Jaraguá do Sul tem uma taxa de apenas 3,7 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Quinta maior economia do Estado, Jaraguá do Sul tem a diversidade de indústrias – entre elas as do setor metal mecânico, como WEG, CSM e Menegotti. 

Os setores de malharia, confecção e alimentício também ganham importância na economia da cidade. Destacam-se também os ramos de tecnologia e prestação de serviço.

14º lugar no ranking do IGM, Jaraguá do Sul ganha destaque também pelo turismo de aventura, com grupos ciclismo, cicloturismo, canoagem e voo livre. 

Locais como a Serra do Manso, o Morro da Antena e o Parque Malwee são o destino para quem quer ter contato com belas paisagens, natureza, e para caminhadas respirando ar puro.

5. Blumenau

Com 310 mil habitantes, Blumenau ficou conhecida como a cidade da Oktoberfest brasileira. 

Chamada também de “pequena Alemanha”, mantém a influência germânica até hoje nos costumes, na arquitetura e também na principal festa da cidade, que reúne cerca de 450 mil pessoas todos os anos.

Na economia, o destaque é a produção têxtil, metalúrgica, mecânica e também de informática.

Blumenau está em 9º lugar no ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil.

6. Chapecó

Conhecida como a “capital do Oeste”, Chapecó está longe das praias, mas conta com uma forte economia. É considerada um importante centro educacional, industrial e financeiro de Santa Catarina.

Também intitulada a capital brasileira agroindustrial, Chapecó tem a Cooperativa Aurora Alimentos e ainda é considerada a Capital do Turismo de Negócios.  

Segundo o Ministério do Trabalho, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados,  a cidade está entre as 20 que mais geraram emprego em 2017.

Além disso, é destaque em parques, eventos, shows, comércio com produtos de qualidade e gastronomia.

7. São José

Com cerca de 236 mil habitantes, São José ocupa a posição 36 no ranking das melhores cidades do Brasil segundo o IGM. 

A cidade, vizinha à capital Florianópolis, recebeu nos últimos anos importantes empreendimentos e tornou-se referência para compras.

Em 2017, a cidade foi considerada a 6ª que mais gerou emprego no Brasil e a segunda que mais abriu vagas no mercado de trabalho entre os municípios catarinenses.

A cidade oferece importantes áreas de lazer, com pistas de caminhada, de skate e patinação, quadras de esporte e áreas de lazer infantil. Além disso, o Jardim Botânico de São José está em uma área urbana com mata nativa preservada.

8.Joinville

Joinville tem uma característica diferente de todas as cidades do país. É a única cidade do Brasil que é maior do que a Capital do Estado. 

Maior cidade de Santa Catarina – a população estimada em 2019, segundo o IBGE, é de 590 mil pessoas, Joinville recebe o título de Cidade das Flores e Cidade da Dança (é onde ocorre o Festival de Dança, considerado o maior do mundo)

A cidade não tem praias, mas as atrações e opções de lazer compensam. O Mirante do Morro da Boa Vista, Estrada Bonita e o Recanto das Nascentes Divinas são algumas das opções.

Como região industrial, Joinville ocupa 18,9% do PIB de Santa Catarina. As mais de 100 indústrias são a principal atividade econômica do município.

9. Florianópolis

melhores cidades de santa catarina

Capital catarinense, considerada a  Ilha da Magia, Florianópolis conta com 43 praias e está em 7º lugar entre as cidades mais inteligentes do país. 

A capital é considerada simplesmente ‘o Vale do Silício da América Latina’, de acordo com a Revista Exame e BBC World. 

Também chamada de capital da inovação, é lider em startups e base tecnológica – dados mostram que Florianópolis abriga mais de 16 mil empreendedores. 

Morar em Florianópolis é um dos objetivos de quem busca qualidade de vida e bons empregos. A cidade conta com educação de qualidade e um dos menores índices de desemprego do Brasil.

De acordo com uma pesquisa da Urbam Systems feita para a Revista Exame, o salário médio dos trabalhadores com carteira assinada chega a R$ 3.178, o 4º entre as cidades pesquisada. O clima e o ambiente da cidade fazem com que os moradores sejam mais alegres e receptivos.

Para além das belezas naturais e paradisíacas – como a Ilha do Campeche, com águas cristalinas que atrai milhares de turistas – Florianópolis também tem no PIB o cultivo de ostras, o turismo e a tecnologia.

Quer morar em uma das melhores cidades do Brasil?

Você sabia que a  Salute Imóveis está localizada numa das melhores cidades do Brasil para viver? 

Com se em Balneário Camboriú, nossa equipe é especialista no mercado imobiliário da região.

Se você está interessado na Dubai Brasileira devido a qualidade de vida oferecida aqui e ao seus muitos empreendimentos, seja para morar ou investir, entre em contato conosco.

Nossa equipe está pronta para auxiliá-lo a encontrar o imóvel perfeito!

Posts relacionados

13 comentários em “As 9 melhores cidades de Santa Catarina para morar

  1. Eu e minha esposa amamos SANTA CATARINA. Amamos mais ainda suas cidades: Joinvile, São Francisco do Sul, Penha, Blumenau, Pomerode, Brusque, Nova Trento, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Porto Belo, São José e Florianópolis (ah floripa). Estivemos em todas estas. Um maravilhoso tur. Se eu vier a morrer hoje, fique certo de a coisa mais maravilhosa que aconteceu em nossas vidas foi conhecer SC. Estamos aqui declarando nosso amor por SC (ah SANCA). Daríamos qualquer coisa para morar em Santa Catarina (ah SC). Em qualquer dessas cidades por onde passamos, ou, outra.(91)99181-7992.

  2. Sul do estado tbm é muito bom a qualidade de vida, eu amo minha cidade Criciúma, temos a bela e gastronômica Nova Veneza, tbm temos belas praias e lagoas em Garopaba, Imbituba e Laguna

  3. Derrepente me veio ao coração ir morar em Santa Catarina, e não me sai da cabeça. Ainda vou pra lá não importa o tempo que demore, com a permissão de Deus lá estarei,

Deixe um comentário