Casa inteligente: o que é e como montar uma?

6 minutos para ler

A automação de uma casa inteligente facilita a vida dos moradores

Montar uma casa inteligente e automatizada é uma facilidade para reduzir o tempo de algumas tarefas e tornar a vida mais prática.

Tornar os objetos conectados, desde cortinas até luzes, faz com que possam ser acionados apenas com o comando de voz.

Nos últimos anos, com certeza os smartphones foram uma das coisas que mais marcaram época e hoje existem infinitas opções de aplicativos e os celulares contam sempre com novidades.

O que é uma casa inteligente?

Seja por voz, temporizador ou via smartphone, a automação residencial recebe o nome de casa inteligente.

Além de serem controlados por voz, todos esses equipamentos são capazes de trazer novas maneiras de gerar conforto para os moradores.

Ou seja, pode-se definir como casa inteligente uma casa com um dispositivo como o centro operacional, que comanda todos os eletrodomésticos e facilita a vida de quem quer estar mais conectado.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), existe hoje uma média de 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes no Brasil, sendo que em 2015 esse número chegava a cerca de 300 mil.

Como montar uma casa inteligente?

Pela internet, é possível encontrar kits prontos ou comprar individualmente cada aparelho para montar uma casa inteligente.

O novo cenário digital é dividido em dois grandes grupos: automação de projeto e plug and play (conecte e use, em tradução livre). 

O primeiro é pensado, normalmente, antes das obras, pois exige uma infraestrutura específica para integrar os sistemas. É o caso de empreendimentos como o Tonino Lamborghini Residences e muitos outros que possuem essa facilidade.

Enquanto o segundo segue a linha do “faça você mesmo” e permite que o próprio morador realize as transformações inteligentes, e foi o que tornou esse universo atraente inclusive para leigos no assunto.

Além disso, não só as casas e apartamentos possuem essa tecnologia. Os próprios prédios e condomínios estão cada dia mais equipados e automatizados. 

5 motivos de investir em automação residencial

Já se foi a um tempo o conceito de que casa inteligente era sinônimo de luxo e coisa de filme de ficção científica. 

Embora pareça estar caminhando a passos lentos, o conceito de smart home vem movimentando a economia e despertando o interesse de muita gente, no Brasil e no resto do mundo.

Confira 5 razões para apostar nessa novidade tecnológica na sua casa.

1. Economia de energia

Isso mesmo! Embora muitas pessoas acreditem que uma casa inteligente gastará mais energia, uma vez que haverão muitos equipamentos conectados, o que acontece é o contrário. 

Isso porque, com o acesso remoto aos equipamentos, é muito mais fácil ligar e desligar o ar condicionado, por exemplo, quando houver necessidade. Além disso, é possível ajustar intensidade, potência e outras características dos produtos.

2. Controle

A utilização de softwares é a maneira usada para ajustar os aparelhos conectados ao sistema, mesmo que você esteja longe.

Dessa forma é possível controlar a casa inteligente mesmo que você não esteja no local, o que é uma facilidade quando você esquece de desligar um eletrodoméstico, por exemplo.

3. Segurança

Uma smart home conta com sistemas que aumentam ainda mais a sua segurança como alarmes com sensores de movimento e calor, monitoramento 24h mesmo à distância, portas que só abrem com a identificação do morador e muitas outras alternativas.

Já existem diversas inovações que garantem que sua casa fique mais segura, entre elas estão sistemas biométricos, comandos de voz e outras facilidades que deixarão o morador com total controle sobre a segurança, mesmo que ele não esteja presente.

Por ser tudo controlado via aplicativos, é mais fácil para que somente pessoas autorizadas tenham acesso.

4. Conveniência

Já pensou programar o seu aspirador para que faça a limpeza pouco antes de você chegar em casa? Ou regar as plantas no horário mais indicado? 

Alguns sistemas mais modernos podem auxiliar muito em tarefas do dia a dia e o morador poderá, por exemplo, ligar o sistema de refrigeração quando estiver fora para que o clima esteja agradável quando chegar em casa. 

5. Conforto

A automação residencial apresenta uma série de facilidades para que a casa tenha mais conforto. 

Conseguir ter total controle de todos os cômodos com apenas um toque é uma das principais vantagens de investir em uma casa inteligente.

Além do conforto, outro ponto que chama a atenção é a sustentabilidade. Isso porque ela conta com um sistema integrado e aparelhos modernos, entre eles o ar-condicionado por comando de voz. 

A praticidade de ligar, desligar e ajustar a temperatura é ainda maior, já que basta dar uma ordem para que o aparelho faça o que você deseja. 

Tecnologias residenciais são tendência no Brasil e no mundo

O Brasil já deu um importante passo para popularizar o conceito de casa conectada e possui, desde 1º de janeiro, a lei que concede benefícios para a Internet das Coisas pelos próximos cinco anos. 

Esse projeto tem o objetivo de tornar a tecnologia mais em conta, trazendo novos investimentos para o país e a geração de mais de 10 milhões de empregos.

Entre outros benefícios, a nova Lei zera alguns tributos e, de acordo o Ministério das Comunicações, o objetivo é fazer com que o Brasil seja uma das grandes potências globais no mercado de Internet das Coisas.

Para 2021, existe uma expectativa de crescimento global de 14%.

Dados da empresa alemã Statista mostram que existem 221,7 milhões de casas inteligentes no mundo e que esse número deve subir para 258,7 milhões até o final deste ano.

Balneário possui opções para quem é conectado

Balneário Camboriú já é destaque no Brasil e no mundo como uma cidade com grandes empreendimentos e qualidade de alto padrão.

Com prédios altos, valiosos e com o terceiro metro quadrado mais valioso do país, a cidade é referência para quem busca as mais altas novidades no ramo imobiliário.

Se o seu desejo é morar ou investir nessa cidade que não para de crescer, entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário