Balneário Camboriú está entre os 5 destinos preferidos no país

6 minutos para ler

Entre os destinos preferidos no país, Balneário Camboriú ocupa a quinta colocação e prevê a retomada do turismo.

A próxima temporada de verão promete ser uma das melhores dos últimos anos de Balneário Camboriú e são diversas as razões para acreditar que a expectativa seja, de fato, alcançada.

O setor de turismo no ano de 2020 foi altamente prejudicado com os impactos da pandemia de Covid-19. Segundo dados obtidos pelo Ministério do Turismo, os prejuízos sofridos ocasionaram uma redução de 59% no faturamento do turismo brasileiro. Porém, com o avanço da vacinação na população brasileira, chegou a hora da retomada do turismo.

Aliado a isso, Balneário Camboriú vem sendo ainda mais desejada pelos turistas devido a megaobra de alargamento da faixa de areia da Praia Central que está em fase de finalização, prevista para novembro deste ano.

Um dos indicativos que mostram os bons resultados para o turismo local é a movimentação da rede hoteleira que mostra Balneário como um dos cinco destinos mais procurados por turistas, ficando em quinto lugar, atrás apenas de Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE).

Hildo Jr.

Balneário Camboriú entre os 5 destinos preferidos no país

No artigo de hoje, vamos entender melhor os fatores que fazem de Balneário Camboriú um dos 5 destinos preferidos no país pelo turistas. Vamos lá?

Retomada do Turismo

Com a pandemia causada pelo COVID-19, um dos setores mais afetados economicamente foi o de turismo e de cultura. Em meio a um cenário de insegurança e medidas de distanciamento social, milhares de turistas precisaram cancelar suas viagens para evitar a contaminação do novo coronavírus.

O setor de turismo corresponde a cerca de 8,1% do PIB e emprega mais de sete milhões de pessoas direta e indiretamente em todo o país.  

Porém, com o avanço da vacinação na população brasileira juntamente com os protocolos sanitários existentes, chegou a hora da retomada do turismo. Atualmente, 269 milhões de brasileiros já receberam uma dose do imunizante, sendo 115 milhões com a aplicação das duas doses, correspondendo a 54,3% da população totalmente imunizada.

Sendo assim, o turismo se organiza para uma segura retomada da funcionalidade do setor que gera emprego e renda para a boa parte da população brasileira.  

Superação pela procura hoteleira

A cidade de Balneário Camboriú recebe mais de um milhão de turistas anualmente, principalmente durante a alta temporada de verão. Segundo os dados de uma pesquisa de rede hoteleira chamada Omnibees (website de reservas e vendas diretas em hotéis), a Dubai Brasileira ocupa a 5º posição dos destinos preferidos de turistas no Brasil.

No ranking dos municípios mais procurados estão os destinos: Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Balneário Camboriú (SC).

Somente neste mês de setembro, conforme uma pesquisa realizada pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a ocupação hoteleira foi de 62,22%. O que significa o melhor número apontado nos últimos cinco anos. Para se ter uma ideia, comparado ao mês de setembro de 2020, o mesmo período neste ano foi 135% maior e 30% superior a setembro de 2017, 2018 e 2019.

Plano BC 4 Estações

Balneário Camboriú já vem se preparando para a aceleração do desenvolvimento econômico e turístico do município com o plano BC 4 Estações, projetado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com instituições de ensino locais, empresas privadas, entidades turísticas que adotaram uma série de planejamentos visando uma supertemporada com duração de nove meses de duração, de julho de 2021 a março de 2022, com o objetivo de recuperar os impactos sofridos pela pandemia.

Entre os eventos, estão a Festa dos Amigos. Ações como Regata Internacional, Primavera BC, BC em Festa, Maratona BC Good Vibes, além das festivas e tradicionais comemorações de Natal, Réveillon e Carnaval.

O plano BC 4 Estações oferece, também, treinamentos para ambulantes e comércio em geral, hotelaria, receptivos, bares e restaurantes e campanhas de conscientização turística, entre outras ações.

Hildo Jr.

Alargamento da faixa de areia da Praia Central

Um dos principais e recentes atrativos de Balneário Camboriú é a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, a mais conhecida e maior de todas as praias da região com constante movimento de turistas durante todo o ano.

O intuito da obra é expandir de 25 metros para 70 metros de faixa de areia permitindo um local maior para que os banhistas possam ficar.

Além da disputa acirrada por um espaço de areia, a Praia Central sofre com grandes ressacas, causando um avanço do mar em direção à calçada. Foi, principalmente, por este motivo que o projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central foi executado.

Com a finalização da obra, prevista para novembro deste ano, a expectativa é atrair ainda mais turistas para a cidade.

No último Réveillon, por exemplo, antes da pandemia de Covid-19, Balneário Camboriú recebeu mais de 1 milhão de pessoas, segundo levantamento realizado pela Prefeitura do município.

Agora, com a nova Praia Central, o esperado é um público três vezes maior, ou seja, podendo chegar a 3 milhões de pessoas, considerando que a praia vai triplicar de tamanho.

O investimento é de R$ 2,2 milhões para a tradicional e famosa queima de fogos com duração de 15 minutos em oito balsas posicionadas entre o Pontal Norte e a Barra Sul.

Inclusive, segundo o secretário de Turismo Geninho Goes, o Réveillon 2021/2022 deve ser um dos maiores de Balneário Camboriú.

Faça parte deste momento histórico da cidade e usufrua de todas as belezas naturais que a Dubai Brasileira oferece e conheça os grandes investimentos em infraestrutura e turismo desta cidade que só cresce!

E se deseja ainda mais, invista ou more em uma das melhores cidades para viver no país.

Conte com a Salute Imóveis para encontrar o seu imóvel ideal em Balneário Camboriú.

A Salute Imóveis conta com uma equipe que oferece total suporte com excelência e qualidade, através de um atendimento diferenciado oferecendo os melhores imóveis e serviços da região.

Entre em contato conosco hoje mesmo e feche o melhor negócio com profissionais altamente qualificados em investimentos imobiliários ! 🙂

Esperamos por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário