Fatores que influenciam na valorização do seu imóvel

6 minutos para ler

Conheça alguns importantes fatores que influenciam diretamente na valorização do seu imóvel.

O momento ideal para vender o seu imóvel é agora, mesmo diante de um novo cenário econômico afetado pelo novo coronavírus, um dos setores que sofreram menos impactos financeiros é o imobiliário.

Em 2021, o setor de imóveis vem se recuperando da crise econômica e que, ao que tudo indica, os próximos meses serão de ótimas colheitas para os investidores.

Ainda neste ano, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a previsão de crescimento do mercado de imóveis é de 30%.

Esta é uma realidade, principalmente, para o setor imobiliário de Balneário Camboriú. Isso porque, por exemplo, com a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central os imóveis poderão valorizar, em média 20%, assim como com a construção do novo complexo Multiparque na Praia do Estaleirinho.

No entanto, para que o negócio seja bem-sucedido, é muito importante conhecer os fatores que influenciam diretamente na valorização do seu imóvel como a localização e a segurança que oferece.

O que é a valorização do imóvel?

A valorização do imóvel depende de diversos fatores que interferem no valor do bem, como por exemplo, o tempo de construção, as características, a localização e a situação econômica do mercado imobiliário no país.

Embora seja verdadeira a afirmação de que, na maioria dos casos, o imóvel está em constante valorização, é importante observar alguns pontos para manter seu imóvel valorizado e não encontrar surpresas – e dores de cabeça- na hora de vendê-lo.

Condições do imóvel

As características físicas de um imóvel fazem total diferença para o sucesso de uma boa negociação. É uma das primeiras observações de algum futuro comprador. Por isso, é fundamental que seja analisada toda e qualquer necessidade de reformas e atenção redobrada até na qualidade do material que foi utilizado durante a construção do imóvel.

Acabamentos

Como estamos falando da aparência que causa uma boa impressão (ou não), os acabamentos influenciam na avaliação dos imóveis no mercado, pois interferem na qualidade e durabilidade da propriedade que aumenta ou reduz a sua valorização.

Localização e comércio local

Sem dúvidas, a localização é um dos fatores que mais determinam o valor do imóvel. É importante levar em conta o que há de infraestrutura, pois será através disso que o possível comprador notará se há potencial de crescimento da região. Sendo assim, serviços importantes para o dia a dia como supermercado, farmácia, escolas e hospitais próximos do imóvel são fundamentais.

Acessibilidade

Outro ponto importante é quanto ao acesso de transporte público que proporcione facilidade e praticidade para o morador.

Com a correria da rotina de muitas pessoas, a acessibilidade será um diferencial. Dessa forma, se o seu imóvel estiver situado na proximidade de vias de acesso rápido, mais atraente ele será.

Segurança

Mesmo em cidades destaques em segurança, como Balneário Camboriú, é determinante avaliar o quão segura é a região que está situada a sua propriedade. Além disso, os recursos de segurança como câmeras, portaria, alarmes, vigias, entre outros, disponibilizados no condomínio valorizarão o seu imóvel. E ainda, locais que registram muitas ocorrências de assaltos, por exemplo, tendem a desvalorizar, pois são dados divulgados por órgãos de segurança.

Espaço do imóvel

Um item que não deve faltar na descrição do anúncio do imóvel é, certamente, a metragem da residência. De uma forma geral, quanto maior for a quantidade de metros quadrados, mais caro será o imóvel.

Porém, de qualquer maneira, a forma como os cômodos são distribuídos pelo espaço também é relevante. Em sua maioria, as pessoas preferem imóveis com maiores dormitórios e banheiros do que salas, por exemplo.

Características internas

Os imóveis novos, geralmente, são mais valorizados que os antigos, isso porque, provavelmente, tudo estará melhor conservado, principalmente a parte elétrica e hidráulica, sem que seja preciso efetuar reparos ou reformas em um curto espaço de tempo.

Confira algumas dicas que influenciam na valorização do seu imóvel:

  • Se atente à vista do seu imóvel, o que se vê pela janela pode influenciar no valor da residência.
  • A incidência do sol é importante, pois favorece a luz solar direta, além de economizar com a energia elétrica durante o dia.
  • Tamanho e quantidade de cômodos. Como já mencionamos acima, o tamanho, distribuição e quantidade são características decisivas para chegar a um valor superior do imóvel. A presença de suíte, varanda, área gourmet, entre outros exemplos também podem fazer a diferença.
  • Altura do imóvel. Geralmente quanto mais alto, mais valorizado será. Vale mencionar aqui um fator que faz de Balneário Camboriú um destino muito procurado por grandes investidores do mercado imobiliário, pois na cidade estão situados 8 dos 10 mais altos prédios do Brasil.
  • O condomínio em que está situada a residência, também influencia no valor total do imóvel, levando em consideração se existem variadas opções de área de lazer, segurança nas áreas comuns, vagas de garagem, academia, elevadores, entre outros.

Documentação

Por último, porém não mais importante, está a documentação do imóvel. É necessário estar em dia com pendências na prefeitura que geram custos pelos trâmites burocráticos de um contrato de compra e venda de imóvel.

É essencial que verifique toda a documentação e situação fiscal da propriedade. Dívidas que envolvem taxas e impostos tendem a desvalorizar o imóvel e, consequentemente, uma maior demora para conseguir fechar a venda do bem.

Aproveite o melhor momento do mercado imobiliário!

Com este artigo, você pôde observar que muitos fatores importantes determinam e influenciam na valorização do seu imóvel.

Com a Salute Imóveis, você terá mais sucesso em sua negociação, pois trabalhamos com uma equipe altamente qualificada e que estará prontamente disposta a lhe ajudar a encontrar o melhor negócio para você.

Entre em contato conosco ou venha nos visitar em nossa loja e conte com o auxílio de uma empresa especializada em compra e venda de imóveis de alto padrão de Balneário Camboriú e região.

Posts relacionados

Deixe um comentário