Igreja Matriz de Santa Inês: Descubra Balneário Camboriú com a Salute Imóveis

7 minutos para ler

Conheça a aconchegante e bela Igreja Matriz de Santa Inês, considerada um ícone da cidade com o Descubra Balneário Camboriú.

Um dos motivos que fazem de Balneário Camboriú um dos destinos mais procurados pelos turistas do país são as inúmeras possibilidades de passeios, pontos e atrações turísticas, excelentes opções gastronômicas, além de, é claro, as belíssimas praias e suas belezas naturais.

Para você não deixar de colocar em sua rota os principais lugares da cidade, é que a Salute Imóveis lançou o Descubra Balneário Camboriú.

Através do projeto, todos os detalhes das imperdíveis atrações são publicados em vídeos no nosso canal do YouTube, com completas informações e imagens de tirar o fôlego!

Toda semana tem um conteúdo super especial para cada um ser feliz à sua maneira.

Nesta edição, nossa equipe foi até a Igreja Matriz de Santa Inês, apreciar de perto a paróquia, que vai muito além da beleza. Um lugar que traz a sensação de paz, conforto e tranquilidade, recebendo muitos fiéis durante todo o ano.  

Saiba todos os detalhes deste local tão especial de Balneário Camboriú no artigo de hoje.

DIvulgação IBGE

Conheça a história da Igreja Matriz de Santa Inês

Considerada um ícone da história de Balneário Camboriú, sua história começou em 1957, quando ainda pertencia à Paróquia do Divino Espiro Santo de Camboriú.

Estamos falando da Igreja Matriz de Santa Inês, localizada no centro da cidade, na rua 1400, em frente ao Camelódromo da cidade.

No início, o local ainda era apenas um bairro, a então chamada Praia de Camboriú. Com o aumento de católicos na região, surgiu a necessidade de construir uma paróquia.

Em 20 de julho de 1964, o distrito elevou-se à categoria de município. Foi a partir do desmembramento de Camboriú, que então recebeu a denominação de Balneário Camboriú pelo decreto lei nº 960, do governador de estado Doutor Celso Ramos.

Juntamente com a crescente quantidade de fiéis, o desenvolvimento turístico também estava avançando na região. Com isso, a ideia de construir uma nova paróquia. O que veio a acontecer no dia 21 de janeiro de 1967, através de sua Excelência Reverendíssima Dom Afonso Niehues, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, em Santa Catarina.

Dessa forma, a então antiga Igreja de Santa Inês, tornou-se a nova Igreja Matriz, elaborada por um inovador projeto arquitetônico. Logo, em 12 de fevereiro de 1968, o projeto foi aprovado.  

No dia 26 de fevereiro, foi lançada a pedra fundamental da nova matriz e com isso, a construção foi iniciada em mutirão. Em 1970 as sapatas, colunas e o primeiro anel estavam prontos, faltando somente reforçar as colunas. 

Até que em 2 de junho de 1971, Frei Belmiro Brondani tomou posse com o páraco e, em seguida, foi celebrada a primeira Santa Missa no interior da nova igreja. No ano de 1972, a velha capela foi demolida. No mesmo período, aumentaram-se os terrenos para servir de praça à Matriz.

Divulgação: Franciscanos.org

Espaço amplo e acolhedor

Hoje, a Paróquia de Santa Inês ocupa todo o espaço de uma quadra inteira. Um local aconchegante, acolhedor, regado de fé e conforto.

A igreja é ampla e o seu formato circular é de uma tarrafa em queda, o teto sendo representado como a rede de pesca e as colunas representam os pesos de chumbo, considerado um instrumento da prática pesqueira. Além disso, conta com um telhado que imita o chapéu de antigos pescadores, um dos primeiros moradores da região. A pesca é, inclusive, considerada uma das principais e mais importantes atividades históricas da cidade.

Por estar localizada em uma cidade turística, na alta temporada, a igreja tornou-se pequena para acolher a quantidade de turistas e fiéis que visitavam o local. Foi então que, em 28 de junho de 2010, uma nova reforma foi feita com a intenção de ampliar a igreja Matriz. O sistema de som foi substituído, assim como o sistema elétrico foi totalmente refeito. A climatização do ambiente foi instalada e os bancos de madeira foram substituídos por 1.147 poltronas que trouxeram maior conforto e espaço para os visitantes.

Em 04 de dezembro de 2010, a igreja foi reinaugurada na missa das 17h. Durante a reforma, que recebeu apoio e ajuda da comunidade, a Missa era celebrada no auditório paroquial durante os dias da semana e aos finais de semana, a celebração acontecia na igreja, mesmo em reforma.

Desde a sua fundação, a paróquia está sob os cuidados dos Freis Franciscanos. 

A Igreja Matriz de Santa Inês é um local para os visitantes viverem uma experiência diferenciada com muito charme e acolhimento, que transmite a sensação de paz e harmonia há mais de 50 anos a todos que passam pelo local.

Descubra Balneário Camboriú com a Salute Imóveis

Sediada em Balneário Camboriú, a Salute Imóveis é uma grande admiradora da cidade e que pensando em atuar como um guia dos pontos turísticos, das atrações e das belas paisagens, apresenta o Descubra Balneário Camboriú, um projeto para você descobrir o melhor de Balneário Camboriú.

Com cerca de 130 mil habitantes, Balneário Camboriú é fascinante com as suas belas praias e turismo intenso em 46 quilômetros quadrados de extensão.

Com uma localização privilegiada, está localizada no litoral de Santa Catarina, a apenas 80 km da capital Florianópolis e a 34 km do Aeroporto Internacional de Navegantes.

A cidade está em pleno desenvolvimento, sendo considerado um dos principais destinos turísticos brasileiros e se consolidando como o melhor roteiro de férias do Brasil e da América do Sul. Tudo isso devido aos altos investimentos que recebe em infraestrutura e muitas atrações para curtir a cidade em qualquer época do ano.

Carol Ribeiro

Com tanta diversidade de lugares para conhecer, tanto por turistas quanto para moradores, a nossa anfitriã do projeto, a jornalista Carol Ribeiro, vai percorrer os melhores locais de Balneário Camboriú, dividindo um pouco da história e cultura da cidade.

Serão vídeos semanais, toda quarta-feira, em nosso canal do YouTube, mostrando os melhores lugares para as pessoas serem felizes, cada um à sua maneira.

No vídeo do Descubra Balneário desta edição, conhecemos a Igreja Matriz de Santa Inês, um local de paz e acolhimento localizado no coração da cidade.

Confira o vídeo abaixo:

Aproveite o melhor momento para investir em Balneário Camboriú: o momento é agora!

Sim! Se você deseja investir ou morar em Balneário Camboriú, a notícia é de que o melhor momento, mais do que nunca, é agora.

A cidade ocupa uma das primeiras colocações do metro quadrado mais valorizado do país e espera receber a maior temporada de verão, como nunca vista antes.

Termine o ano investindo com total segurança com uma equipe qualificada e comprometida em oferecer o melhor negócio para você.

Conte com todo o auxílio da Salute Imóveis, que entende o quanto é importante a aquisição e conquista do imóvel dos seus sonhos.

Por isso, oferece um atendimento diferenciado e que está, constantemente, acompanhando a evolução do mercado imobiliário.

Entre em contato conosco ou nos visite em nossa loja.

Nossos corretores especializados em imóveis de alto padrão de Balneário Camboriú e região aguardam por você!  

Posts relacionados

Deixe um comentário