O que define um imóvel de luxo?

7 minutos para ler

Tecnologia, design, localização. Diversos fatores fazem parte de um imóvel e o que define um imóvel de luxo

O mercado de luxo é baseado, entre outras coisas, em dois pilares: experiência e personalização. E estes mesmos pilares podem ser utilizados no mercado imobiliário.

O mercado imobiliário de luxo vem crescendo no Brasil, e as imobiliárias passaram a criar novas estratégias para se adaptar e atender este perfil de cliente.

Esses são clientes exigentes e que apreciam um atendimento exclusivo e personalizado e diferenciado.

O mercado de luxo no Brasil

Estudos indicam que o luxo é um mercado menos suscetível a crises e em 2021 o Brasil deve recuperar o posto de maior mercado de luxo da América Latina.

E um dos itens que impulsionam esse luxo no Brasil é a venda de automóveis premium.  Em 2020 a BMW teve a maior participação do mercado, com 29,48%, seguido da Jaguar Land Rover com 19,83%. 

As vendas cresceram e a principal mudança percebida nos clientes é o fato de preferir fazer pesquisas pela internet e se dirigir ao show room apenas para fazer test drive e o fechamento da venda.

Não podendo investir em viagens e festas, os clientes têm optado por adquirir carros novos e imóveis que oferecem conforto para a família.

Luxo no mercado imobiliário

Após entender o mercado em si, é importante entender o que define um imóvel de luxo.

O que mais atrai investimentos à essa indústria dos imóveis de luxo é o potencial de agregar valor aos empreendimentos.

Este consumidor sabe o benefício de viver bem e deseja morar em um lugar privilegiado e que tenha a certeza da valorização deste imóvel.

Além disso, primam pela qualidade de vida, segurança, praticidade, economia, tecnologia e sustentabilidade.

Cidades como Balneário Camboriú, considerada a cidade mais segura do Brasil, atraem quem quer viver na melhor cidade do país para morar.

Hoje o que define um imóvel de alto padrão são algumas características exclusivas como salas de estar diferenciadas, planta planejada e tecnologia de ponta.

O luxo no mercado imobiliário é definido pelo bom gosto e sofisticação em todos os detalhes, desde o desenho da planta até a implantação dos últimos acabamentos.

Confira alguns desses itens:

Tecnologia

O conceito de Casa do Futuro é quem define quais serão e como as novas tecnologias vão ganhar lugar nos imóveis.

A tecnologia está em equipamentos modernos, que facilitam os afazeres domésticos, e proporcionam mais tempo para aproveitar a casa e os momentos de lazer.

E quando se fala em Casa do Futuro, a palavra que define tudo é conectividade. Hoje é possível controlar praticamente todos os equipamentos da casa através de comandos de voz ou pelo celular.

Tudo pode ser automatizado, como geladeiras, televisão, equipamento de som, iluminação, cortinas, ar condicionado e até o fogão ou sofá.

E, aliado à tecnologia, a sustentabilidade é outro ponto forte, pois é possível pensar em materiais de construção de baixo impacto ambiental e equipamentos que reduzem o consumo de energia.

Localização privilegiada

Esse é sem dúvida um dos principais pontos que definem se um imóvel pode ou não ser considerado de luxo. 

E esses fatores de boa localização são diferentes de cidade para cidade, como se está em um local de fácil acesso ou próximo a centros urbanos e empresariais. Se está próximo a áreas de lazer e cultura, como parques, shoppings, centros culturais, museus, clubes e se no entorno existem ruas arborizadas e com boa manutenção.

No caso de imóveis no litoral, um fator determinante é a vista mar. Se o imóvel é frente mar, se possui vista panorâmica ou mais limitada, se é próximo ao mar mas com vista mar. Todos esses detalhes influenciam na valorização do imóvel.

Existem ainda as pessoas que preferem construir em locais mais distantes dos grandes centros, mais próximo da natureza ou de áreas com menos movimento e neste caso, a região é o que define a valorização ou não do imóvel.

Em Balneário Camboriú, considerado o terceiro metro quadrado mais valorizado do país, um valor médio do metro quadrado circula em torno de R$ 7.359 mil.

Essa valorização atrai muitos artistas e personalidades conhecidas, como o jogador Neymar e o surfista bi-campeão mundial, Gabriel Medina.

Acabamento premium

Apartamentos de luxo são construídos e finalizados com os melhores materiais de construção do mercado, que unem beleza, qualidade e durabilidade ao imóvel. 

São comuns acabamentos que utilizem mármore, granito, ônix, porcelanatos, aço cromado e madeiras nobres, como Catuaba, Argelim, Ipê, Cedrinho, Cambará, Cumaru, Garapeira e Guariuba.

Além disso, existe ainda a preocupação com a privacidade, que é outro ponto forte desses imóveis. 

Isso porque, para dar conforto aos moradores, é comum apartamentos revestidos com isolamento acústico.

Detalhes como hall de entrada, suítes e até torneiras e maçanetas são pensadas nos mínimos detalhes.

Decoração elegante

Quando se caracteriza o que define um imóvel de luxo, a decoração é um dos pontos que são destaque nas casas e apartamentos.

Elas são feitas por designers e arquitetos renomados e conhecidos no mercado de imóveis. Cada detalhe é desenvolvido para otimizar os espaços com elegância e inteligência, deixando os ambientes práticos e aconchegantes.

Existem ainda tendências de decoração em alta como clássica, contemporânea e a decoração industrial. Elas são escolhidas conforme o gosto idividual de cada cliente.

Área de lazer completa

O luxo tem tudo a ver com qualidade de vida e momentos de valor entre a família.

Condomínios com áreas de lazer oferecem os mais variados tipos de infraestrutura, diversão e serviço.

É possível encontrar espaços que oferecem serviços de SPA, piscinas variadas, academia, lojas, sauna, salão de beleza e até serviços de manobristas.

Além disso, com o alto padrão dos condomínios, é possível fazer festas, churrasco aos fins de semana e brincar com as crianças no conforto e segurança de casa.

Seja para reuniões íntimas, jantares, confraternizações e comemorações de aniversário, esses espaços possuem uma estrutura para receber grupos de pessoas.

São momentos agradáveis e compartilhados com uma estrutura de conforto e sofisticação de o que define um imóvel de luxo.

Segurança

Ano após ano a segurança é fator primordial na escolha de um local para morar ou investir, seja a segurança do bairro e cidade ou do próprio empreendimento.

Por isso os apartamentos de alto padrão possuem diversas camadas de segurança, com câmeras espalhadas pelas áreas de uso comum, seguranças 24 horas, guarita, fechaduras biométricas, identificação eletrônica e sistemas de alarme sofisticados e eficientes.

O objetivo é que os moradores se sintam seguros, com a família tranquila e seus bens bem cuidados.

Encontre um imóvel de luxo em Balneário Camboriú

A Salute Imóveis é especialista em imóveis de alto padrão e atendimento diferenciado, com tudo que um cliente exigente merece.

Nós vamos te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos e garantir um investimento de qualidade. Entre em contato conosco e nossa equipe terá o maior prazer em lhe atender.

Posts relacionados

Um comentário em “O que define um imóvel de luxo?

Deixe um comentário