Apartamentos a preço de custo: qual a vantagem?

5 minutos para ler

Muitos investidores buscam apartamentos a preço de custo pelo retorno alto dos valores investidos

Para quem busca um imóvel bem localizado, alto padrão e por valores abaixo do mercado uma excelente opção são os apartamentos a preço de custo.

Estudiosos do mercado imobiliário apostam que essa modalidade permite comprar imóveis com preços até 30% abaixo do regime de construção a preço fixo. 

Ao escolher este tipo de investimento, é preciso conhecer como funciona a compra e quais são os cuidados necessários na hora de fechar o negócio.

Como funciona o investimento a preço de custo?

Apartamentos a preço de custo são uma excelente opção para investir em imóveis por um valor mais baixo do que o de mercado.

De forma simples, o investimento a preço de custo começa com um grupo de pessoas que tenham interesse em construir um empreendimento, porém individualmente não possuem recursos financeiros, conhecimento técnico e tempo para executá-lo. 

Estas pessoas então se unem pelo interesse em comum e formam um Grupo de Investidores para construir um empreendimento no modelo de Construção à Preço de Custo.

Os membros do Grupo de Investidores se tornam quotistas e responsáveis por arcar com os custos da construção. Eles possuem tanta responsabilidade quanto a construtora.

Cuidados necessários

Antes de investir em apartamentos a preço de custo, é importante tomar alguns cuidados para que o negócio tenha sucesso.

É importante verificar quem irá construir, quem vai administrar e quem é a pessoa, ou empresa, que ficará a frente do projeto.

É fundamental pesquisar se essa empresa já fez outros empreendimentos, se teve algum imprevisto, a credibilidade da construtora.

Vale questionar como essa construtora seleciona quem fará parte do grupo de investidores e se ela possui um patrimônio de afetação.

O que significa patrimônio de afetação?

Quando o construtor adquire um terreno para construir uma obra, o patrimônio de afetação garante que o comprador terá, caso o incorporador venha a falir, por exemplo, algum respaldo do valor investido.

Ele surgiu para proteger a aquisição dos futuros compradores e aumentar a segurança jurídica do negócio.

Afetar significa dar destino exclusivo aos investimentos feitos na construção. Dessa forma o terreno onde será realizada a construção será exclusivo daquela incorporação não e não poderá mais ser vinculado ao patrimônio do incorporador.

O patrimônio de afetação é uma averbação do termo disponibilizado pelo incorporador e pelos titulares de direito aquisitivo sobre o terreno no Registro de Imóveis, ou uma declaração anexa no memorial de incorporação.

Principais benefícios

Quem opta por adquirir apartamentos a preço de custo garante um bem por um valor muito mais baixo que o comum, inclusive menor que unidades compradas na planta

É uma excelente opção para quem pretende investir para vender a propriedade posteriormente.

Além disso, ao investir em um imóvel a preço de custo, o comprador tem acesso a todos os gastos da obra. O valor pago é exatamente o que ela custará.

Nos apartamentos a preço de custo as administradoras e incorporadoras não podem adicionar um grande lucro ou embutir outros valores, como acontece na venda de imóveis a preço fixo.

É possível ainda personalizar o apartamento na escolha dos materiais de acabamentos internos, visto que ele ainda será construído.

Mercado imobiliário em 2021

As expectativas são altas para o mercado imobiliário em 2021 e esse otimismo se deve por dois fatores: a diminuição da taxa Selic e o lançamento do novo programa do governo federal, chamado Casa Verde e Amarela.

Mesmo que não seja possível garantir que a taxa permaneça neste patamar, a expectativa para o mercado imobiliário em 2021 é que ela não tenha uma grande alta.

Outro fator que mudou em 2020 e promete seguir como tendência em 2021 é a busca das pessoas por apartamentos com foco na qualidade de vida dos moradores.

Com as pessoas em reclusão, elas passaram a valorizar ainda mais a estrutura que um condomínio e a planta de um apartamento podem oferecer.

Investimento na praia está entre os mais procurados

O grande aumento por home office fez com que as pessoas buscassem locais que se sentissem bem e confortáveis.

Morar na praia proporciona respirar ar puro perto do mar, dar uma caminhada na areia, e ainda ter acesso a deliciosos restaurantes com frutos do mar e peixe fresquinho. 

E, além de locais agradáveis, a segurança se tornou um fator ainda mais fundamental na busca por um imóvel.

Não apenas a segurança financeira de fazer bons investimentos, como a segurança em morar em uma cidade com baixos índices de criminalidade.

E, seja qual for a sua prioridade em segurança, Balneário Camboriú pode suprir em todos os quesitos.

A cidade atrai investidores do mundo todo e possui o terceiro metro quadrado mais valorizado do país, o que dá uma segurança financeira.

E, em relação à segurança para se viver, Balneário foi apontada como a cidade mais segura do Brasil.

Invista numa cidade que não para de crescer

Neste artigo apresentamos para você as razões para investir em apartamentos a preço de custo e ter retorno garantido.

E, para te ajudar a encontrar o imóvel dos sonhos em um local tão desejado, temos as melhores opções e o melhor atendimento para que você viva onde sempre quis.

Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário