Dicas para comprar o seu primeiro imóvel em 2023

6 minutos para ler

Pensando em comprar o seu primeiro imóvel em 2023 e não sabe por onde começar? Então, confira as dicas que separamos para você dar o start no novo ano com o pé direito no seu novo lar!

Ano novo, casa nova! É nesse pensamento que muitas pessoas iniciam o ano: querendo sair definitivamente do aluguel e começar a construir o seu patrimônio.

A conquista do sonho da casa própria é cada vez mais comum no brasileiro. Segundo pesquisas, é um desejo para 87% da população, chegando a 91% entre os jovens de 21 a 24 anos de idade.

Porém, como todo investimento que envolve uma grande quantia de dinheiro, exige muito planejamento financeiro, pesquisa de mercado e que se encaixe no seu estilo de vida para não sentir um impacto intenso e negativo em seu orçamento.

No artigo de hoje, vamos abordar 05 dicas para você comprar o seu primeiro imóvel em 2023:

  1. Organização financeira e planejamento

A palavra-chave é planejamento. Pode ser óbvio, mas é muito importante que você tenha conhecimento real das suas contas mensais e saber o quanto que entra e o quanto que sai da sua conta, principalmente quando estamos falando de financiamento.

Além disso, ter o controle prévio do seu orçamento é fundamental para juntar uma boa entrada e facilitar a negociação nas parcelas que, na imensa maioria das vezes, compromete 30% da sua renda mensal.

Não esqueça de que há outros custos que você precisará arcar, como a documentação do imóvel, escritura, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e registro da propriedade, por exemplo.

  • 2. Escolha um imóvel

Quando você já se planejou e tem ciência da sua vida financeira quanto ao dinheiro disponível, você já pode começar a escolher o seu imóvel.

Ele pode ser na planta ou pronto para morar, tudo depende de suas preferências e suas prioridades.

Por exemplo: É privacidade que você procura? Um amplo espaço? A sua melhor alternativa pode ser uma casa.

Ou um apartamento é o seu imóvel dos sonhos? Se você não tem filhos e deseja tê-los futuramente, o mais apropriado seria uma apê de, no mínimo, dois quartos.

Esteja atento a outros cômodos da residência como o número de banheiros necessários, o tamanho da cozinha e da sala. Tudo deve ser previamente analisado e pensando a médio e longo prazo.

  • 3. Conheça bem a localização do seu primeiro imóvel

A localização é um fator que deve ser levado em consideração. Tanto pela valorização da região do imóvel, quanto na segurança e na proximidade de serviços importantes no dia-a-dia, como o seu trabalho, banco, academia, escola das crianças, hospital e mercados, por exemplo.

É fundamental entender que um bom local com facilidade de acesso aos comércios agrega valor na busca pelo imóvel ideal, descomplicando a rotina e dinâmica da família, além de oferecer uma maior tranquilidade.

A proximidade com a natureza também é importante e que influencia diretamente na qualidade de vida dos moradores, por isso, avalie se o imóvel é próximo a parques e praias.

  • 4. Conheça as formas de pagamento

Um investimento imobiliário pode ser feito através de consórcio, aplicações financeiras e financiamento bancário, nesta forma é imprescindível que você conheça as formas de pagamento possíveis, levando em conta o quanto você poderá dispor do seu orçamento mensal.

Como mencionamos anteriormente, conseguindo uma boa quantia para dar de entrada na compra do seu imóvel, reduz o valor a ser financiado.  

  • 5. Atenção para a documentação

Esteja muito atento com a documentação da propriedade! Confira se os impostos estão em dia ou se o imóvel apresenta pendências ou problemas legais.

Neste caso, é essencial que você conte com um apoio jurídico, especialmente com uma imobiliária de confiança que preste esse auxílio para não ter problemas futuros.

Além disso, confira o contrato de compra que deve conter todas as informações da negociação e que formaliza a transação, estabelecendo direitos e deveres entre as partes.

Nele deve constar uma série de cláusulas que definem, por exemplo, o valor do bem, localização e prazos de pagamento.

E, mais uma vez, não esqueça de contar com uma imobiliária para lhe ajudar a verificar a ausência de irregularidades!

  • 6. Dica extra: pergunte sempre!

Não fique com dúvidas para comprar o seu primeiro imóvel em 2023! Não existe pergunta boba e toda a informação é importante em uma negociação.

Visite o imóvel, conheça o bairro e sua infraestrutura e se oferece a tranquilidade que você busca.

Muitas vezes, os compradores se deslumbram com o apartamento e deixam a região em segundo plano, o que pode ser um erro e causar problemas em pouco tempo.

Pergunte sobre as condições do imóvel, analise o tamanho, a iluminação, se há necessidade de fazer reformas e as regras de condomínio, se assim possuir, e, claro, a documentação.

Mas o principal: Não deixe de comprar o seu primeiro imóvel com uma imobiliária com credibilidade, séria e comprometida em oferecer uma negociação segura e que entende do mercado imobiliário de toda a região.

Conte com a Salute Imóveis, a imobiliária mais amada de Balneário CamboriúPraia Brava e Itapema. Em nosso DNA está o atendimento diferenciado, uma equipe altamente qualificada e preparada para lhe receber e lhe instruir a conhecer as melhores oportunidades do alto padrão do litoral catarinense.

Entre em contato conosco e conheça o seu primeiro imóvel com quem deseja proporcionar a melhor experiência para você e para a sua família, afinal vocês merecem viver com toda a qualidade de vida que morar na praia oferece!

Nos visite em nossas lojas: Estamos na Avenida Atlântica, 3750, Sala E e, também, na Avenida Brasil, 3160, sala 1.

Esperamos por você com um delicioso cafezinho. ☕

Posts relacionados

Deixe um comentário