Curiosidades sobre Balneário Camboriú

12 minutos para ler

Título de Dubai Brasileira, dona do maior aquário do Sul do Brasil, roda gigante inspirada na London Eye… essas são apenas algumas das curiosidades sobre Balneário Camboriú que você confere no artigo de hoje.

Que Balneário Camboriú é sinônimo de qualidade de vida, todo mundo sabe. Morar nessa cidade significa ter uma vida versátil, eclética e ter as melhores opções culturais, gastronômicas e turísticas ao alcance da sua mão.

Não é a toa que BC está no ranking das melhores cidades do Brasil para morar, e figura em primeiro lugar nas melhores cidades de Santa Catarina para se viver, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Índice de Governança Municipal (IGM), divulgado no ano passado.

E não é só isso: Balneário Camboriú também é a escolha de milhares de turistas, que aproveitam a temporada para curtir suas belíssimas praias e a sua noite agitada.

Períodos como as festas de final de ano chegam a receber 1 milhão de pessoas, que vêm de todo o Brasil e também do exterior, para assistir um espetáculo de queima de fogos à beira-bar.

E é claro que essa cidade esconde curiosidades que talvez você nem imagine. Com o texto de hoje, queremos justamente contar para você curiosidades sobre Balneário Camboriú.

Você vai conhecer melhor e com certeza, se apaixonar por essa bela cidade, chamada por muitos de Dubai Brasileira. Confira!

A cidade de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é a menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial – são apenas 45 quilômetros quadrados de extensão. Mas é a 6ª cidade mais populosa do Estado: no total, são cerca de 142 mil moradores fixos, de acordo com a última estimativa feita em 2019, pelo IBGE.

A cidade é marcada por uma excelente qualidade de vida entre seus habitantes, e isso se confirma com a colocação em 5º lugar no ranking do IGM, que avalia dados como governança, saúde, educação e geração de emprego. 

Balneário Camboriú também é destaque quando o assunto é investimento no mercado imobiliário. Também pudera: BC  tem o terceiro metro quadrado mais valorizado do Brasil , ficando atrás apenas das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. 

Regiões como a Barra Sul e a Barra Norte, na outra ponta da Praia Central, podem custar, por metro quadrado, até R$ 8 mil reais. 

Para quem deseja ficar bem de frente para o mar, o metro quadrado privativo de Balneário Camboriú pode chegar a R$ 18 mil reais, como aponta o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). 

Turismo que encanta o ano todo

Que o ponto forte de Balneário Camboriú é o agito de sua noite não há dúvidas.

Além das opções de baladas noturnas, a cidade também recebe uma série de eventos organizados pela prefeitura municipal, o que garante movimento durante o ano inteiro na cidade.

A variedade de opções de lazer que a cidade oferece contempla a todos os gostos e estilos de moradores, e é destaque neste que é um dos destinos mais cobiçados pelos turistas do mundo inteiro.

Os viajantes que curtem vir à cidade em fevereiro, por exemplo, podem aproveitar o Carnaval, tradicionalmente reconhecido pelos eventos e famosos shows gratuitos na área central.

Outro evento que marca a cidade é realizado durante a Páscoa. O “Coelhinho da Praia” é uma iniciativa público-privada, que transforma a cidade com uma temática praiana, e é especialmente voltado para a criançada.

Já o Réveillon de Balneário Camboriú é a noite mais aguardada do ano. Como falamos no início do texto, esse evento  chega a reunir cerca de 1 milhão de pessoas do Brasil inteiro para assistir ao espetáculo de fogos da areia à beira-mar. 

E os investimentos na cidade nunca param. Para os próximos anos, estão previstos grandes lançamentos de renome dentro do mercado imobiliário, entre eles o gigante Yachthouse by PininFarina, que possui as duas maiores torres gêmeas da América Latina.

Mas vamos mostrar a seguir para você outras curiosidades sobre Balneário Camboriú que você precisa conhecer:

Curiosidades sobre Balneário Camboriú

Conhecida como a ‘Dubai Brasileira’

A cidade de Balneário Camboriú é apelidada de Dubai Brasileira. Esse apelido faz uma alusão à cidade dos Emirados Árabes, famosa pelos seus vários prédios modernos e altos. 

Por Dubai, nos Emirados Árabes, ser um centro mundial de negócios e investimentos, foi dada essa alcunha também para Balneário, visto que a excelente cidade litorânea catarinense tem tudo para ser líder nesse setor no Brasil.

Há alguns anos Balneário Camboriú tem empreendimentos desse tipo – grande parte deles ultrapassa os 100 metros de altura.

Mas além disso, o apelido também se dá por conta de suas várias baladas e outros tipos de entretenimento que oferece à noite (veja mais abaixo).

O terceiro ponto que fez com que Balneário Camboriú se tornasse a Dubai brasileira foram as suas paisagens naturais, principalmente suas belas praias. Saiba mais aqui o motivo pelo qual BC é considerada a Dubai Brasileira.

Abriga os maiores prédios do Brasil

Sim, esse é um dos motivos pelos quais apresentamos a primeira curiosidade, mas não podemos deixar de citar essa peculiaridade como uma curiosidade também. Isso porque Balneário Camboriú abriga pelo menos 8 dos 10 prédios mais altos do Brasil.

Isso mesmo. Não é em São Paulo que estão os maiores arranha-céus brasileiros. É em BC. Além disso, Balneário Camboriú receberá um dos prédios mais altos da América Latina, que está em fase de finalização e deverá ser entregue em dezembro de 2020.

As torres gêmeas do gigante YachtHouse by Pininfarina já estão com seus 280 metros construídos na Barra Sul de Balneário e receberão moradores ilustres, como o jogador Neymar e os cantores Luan Santana e Sorocaba.

Mas não é só isso. Outro empreendimento ganha um grande destaque: é o One Tower, da FG Empreendimentos em parceria com o empresário Luciano Hang, da Havan. 

O One Tower e o YachtHouse travaram uma verdadeira disputa pelo arranha-céu mais alto, tanto que a diferença entre eles é de pouquíssimos centímetros.

Primeira praia de naturismo do Brasil

Curiosidades sobre Balneário Camboriú

Você por acaso já ouviu falar na Praia do Pinho? Essa praia fica em Balneário Camboriú, e ficou conhecida em todo o Brasil durante a década de 1980, quando ainda não existiam praias dedicadas ao naturismo no Brasil. 

Foi a partir daí que adeptos do naturismo começaram a frequentar a cidade.

Hoje a Praia do Pinho é um ponto de referência para quem busca um local tranquilo para ter contato com a natureza e é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil. 

A praia tem uma divisão. Em um lado dela, todos os frequentadores ficam sem roupas, e em outra parte, a nudez é opcional. A praia tem cerca de 500 metros de extensão, com areias claras e águas limpas.

O estilo de vida adotado pelos praticantes do naturismo também contribui para que a praia esteja com um excelente estado de preservação.

Tem praias com a natureza praticamente virgem

A Praia Central de BC recebe, logo no meio da tarde, a sombra dos seus arranha-céus. Mas para compensar, as suas outras sete praias são praticamente desertas ou com muito poucas construções.

É o caso, por exemplo, da Praia dos Amores, que fica bem na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí. A beleza da paisagem dessa praia é marcada pela natureza quase virgem e bem preservada. 

A Praia dos Amores é localizada bem pertinho do Morro do Careca,  um morro com mais de 100 metros de altura e que também atrai outros adeptos a esportes radicais, como o parapente e asa-delta.

Conheça o Morro do Careca com o Descubra Balneário Camboriú, projeto da Salute Imóveis.

Outras praias da cidade também trazem esse benefício. É o caso das praias localizadas na rodovia das Interpraias, como Estaleirinho, Taquaras e Laranjeiras. Por lá, com certeza você irá usufruir de mais calmaria e tranquilidade, com menos movimento e agitação do que na praia central.

Balada o ano inteiro

Um rápido passeio em uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Atlântica, e em bairros de alto padrão, como é o caso da Barra Sul, mostra a diversidade de possibilidades que a noite de Balneário proporciona.

Sim, não é exagero quando dizemos que BC tem baladas o ano inteiro. Destaque para boates como Warung, um dos clubes de música eletrônica mais famosos do país

Além disso, a Shed e a Wood’s fazem a alegria dos visitantes e moradores que curtem baladas sertanejas. 

Já o Taj é um bar estilo pub, que até um certo horário funciona apenas como um restaurante, e depois, tem música e DJ para fazer a festa. 

Passeios e Mata Atlântica

Certamente um dos passeios mais lindos que a cidade oferece é o proporcionado pela visita ao Parque Unipraias. Ideal para um momento de descanso em família, a visita envolve um passeio de Bondinho, que liga a Praia das Laranjeiras à Barra Sul.

Descubra Balneário Camboriú: Conheça o Parque Unipraias

Nesse passeio, o visitante pode vivenciar a experiência de subir ao Morro da Aguada, com 240 metros de altura, usufruindo de um visual incrível. O bondinho tem capacidade para seis pessoas.

A primeira parada do Bondinho é a Estação Mata Atlântica. Por lá, é possível aproveitar o ar puro no meio da mata, desfrutando da natureza sem agredi-la.

Para os mais corajosos, a atração ainda oferece o ZipRider, onde você fica suspenso em uma cadeira que chega a atingir 60 quilômetros por hora, apreciando a paisagem e a sensação de liberdade a 240 metros de altura. 

Já o YouHoo, um trenó de montanha com 710 metros de percurso a 60 quilômetros por hora, em meio à Mata Atlântica.

Conheça mais passeios e atrações do Parque Unipraias clicando aqui.

Vai receber uma roda gigante

Curiosidades sobre Balneário Camboriú

Sabe a famosa roda gigante London Eye, de Londres? Então: Balneário Camboriú está prestes a ter a sua! Aos moldes da London Eye e da High Roller, de Las Vegas, BC terá a Big Whell, a “Grande Roda”.

Essa, que promete ser uma grande atração turística para a cidade e para a região, deverá ser lançada no próximo verão e, segundo estimativas, deverá incrementar a lista de turistas do município em cerca de 450 mil visitantes, anualmente.

No total, serão 28 cápsulas que estarão dispostas em um círculo de cerca de 65 metros de diâmetro, em uma roda estaiada e com uma estrutura 10% internacional –  já que as normas técnicas para a construção desses equipamentos no exterior exigem um alto grau de qualidade e confiabilidade. 

Esta roda gigante será mais um atrativo fixo de Balneário Camboriú. O passeio deverá ter a duração de cerca de 20 minutos e quem quiser pagará um preço acessível – estipulado em cerca de R$ 30.

A atração deve funcionar durante todos os dias do ano, e inclusive pela noite. Qualquer pessoa poderá acessar à Roda Gigante, que oferecerá ainda uma visitação gratuita a um parque ambiental.

A área de 30 mil metros quadrados onde estará instalada a Big Whell também terá uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Imperdível, não é?

O maior aquário do Sul do Brasil 

Curiosidades sobre Balneário Camboriú

Balneário Camboriú também abriga o maior aquário do Sul do Brasil. Inaugurado recentemente, o Oceanic Aquarium, é mais uma possibilidade de passeio turístico na cidade. 

Ele é composto de três pavimentos enormes, e mostra tudo sobre o mundo fascinante e submerso das espécies marinhas. 

São no total 25 locais dentro destes pavimentos, projetados com tecnologia e modernidade para abrigar bem os animais. 

Localizado em uma área com cerca de 3 mil metros quadrados no bairro da Barra Sul, conta com mais de 250 espécies de água doce e salgada no local. 

Permita-se apaixonar por Balneário Camboriú

Com esse texto, apresentamos para você sete grandes curiosidades sobre Balneário Camboriú, a Dubai Brasileira, destino turístico de milhares de pessoas todos os anos.

Uma cidade ideal para quem busca qualidade de vida aliada a diversas opções para todos os estilos e gostos.

Você descobriu também que BC é uma cidade perfeita para fazer negócios e investir, especialmente quando o assunto é o mercado imobiliário.

Está esperando o que para conhecer e aproveitar a cidade? Temos certeza que você vai se apaixonar com todos os encantos que suas belíssimas oito praias e suas maravilhosas atrações culturais, turísticas e gastronômicas oferecem aos seus visitantes.

Invista você também na Dubai Brasileira

Se você já conhece Balneário Camboriú, sabe que a cidade tem muitos motivos para ser o foco principal do seu próximo investimento.

Ainda tem dúvidas sobre investir em algum imóvel em Balneário Camboriú ou região? Então este artigo que preparamos é para você, não deixe de conhecer os motivos para você investir em BC.

Se tiver dúvida, já sabe: fale com quem realmente entende e conhece bem o mercado imobiliário da região. Entre em contato conosco e vamos conversar.

Posts relacionados

4 comentários em “Curiosidades sobre Balneário Camboriú

Deixe um comentário