Bairro das Nações em Balneário Camboriú: tudo que você precisa saber

8 minutos para ler

Balneário Camboriú é uma cidade no litoral norte catarinense, que conta com pelo menos dez bairros residenciais.

O potencial de desenvolvimento da cidade é tão grande que podemos dizer que cada um de seus bairros é como se fosse uma pequena cidade – levando em conta os serviços que cada um deles oferece.

De norte a sul, independentemente de qual bairro você escolher, terá amplo acesso a tudo aquilo que precisa.

No artigo de hoje vamos contar mais detalhes sobre o bairro das Nações, um dos melhores bairros de Balneário Camboriú, e falar um pouco do que você encontrará neste local, que abriga uma das mais bonitas atrações turísticas da cidade: o Cristo Luz.

Descubra Balneário Camboriú: Conheça o Cristo Luz

Fique com a gente e saiba tudo sobre o Bairro das Nações.

A menor cidade catarinense com ares de cidade grande

Balneário Camboriú é a menor cidade de Santa Catarina, quando falamos em tamanho territorial: ela tem apenas 45 quilômetros quadrados de extensão.

Mas, apesar disso, é a sexta cidade mais populosa do Estado. De acordo com a última estimativa feita pelo IBGE, no ano de 2019, são cerca de 142 mil moradores fixos. 

Mesmo com um número de habitantes bem menor do que as capitais, e mesmo com seu tamanho territorial pequeno, BC tem ares de cidade grande. Isso porque tem tudo o que você precisa para viver bem, com qualidade de vida e inúmeras opções de lazer, gastronomia e trabalho.

É também considerada uma cidade vertical, em função de seus diversos prédios, alguns deles os maiores do Brasil e até da América Latina.

Balneário Camboriú também tem destaque quando o assunto é qualidade de vida, já que está na 5ª posição no ranking do Índice de Governança Municipal (IGM). Esse índice leva em conta a análise de dados de governança, saúde, educação e geração de emprego.

A cidade também tem uma fama internacional no investimento no mercado imobiliário. E não é por acaso que  tem o terceiro metro quadrado mais valorizado do Brasil, ficando atrás apenas das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. 

Algumas regiões da cidade, como a Barra Sul e a Barra Norte, na outra ponta da Praia Central, podem custar, por metro quadrado, até R$ 8 mil reais. Mas se você quer morar à beira-mar, o metro quadrado pode chegar a R$ 18 mil reais, de acordo com  o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) 

Morar em Balneário Camboriú e suas vantagens

Morar em Balneário Camboriú tem uma infinidade de vantagens, que com certeza não caberão neste texto. Para começar, ela é considerada a Capital Catarinense do Turismo, e o potencial turístico da cidade é indiscutível.

Todos os anos a cidade recebe milhares de turistas, e chega a ter 1 milhão de visitantes só na virada do ano, quando acontecem as queimas de fogos na Praia Central.

E por isso, todos os investimentos que a cidade recebe visam atender da melhor forma os seus turistas de todo o país e de várias partes do mundo, que escolhem Balneário Camboriú para relaxar e aproveitar as férias.

Outra vantagem de morar em Balneário Camboriú é sua proximidade com outras cidades. A menos de 80 quilômetros é possível chegar na capital, Florianópolis.

Cidades com praias maravilhosas como Itapema e Bombinhas ficam a menos de uma hora de carro. Além disso, outros destinos como Blumenau, onde acontecem festas como a Oktoberfest, e Brusque, a Capital dos Tecidos, também ficam muito próximas de BC.

Um  investimento  que a cidade irá receber nos próximos meses é a BC Big Wheel, uma roda gigante muito parecida com a London Eye, que promete incrementar ainda mais o turismo e está em construção na Barra Norte.

É claro que BC tem uma série de outras vantagens que não caberão neste texto. Aproveite para ler mais um pouco sobre por que ela é uma das 9 melhores cidades de Santa Catarina.

O Bairro das Nações como opção

bairro das nações em Balneário Camboriú

O Bairro das Nações foi um dos primeiros de Balneário Camboriú. Ele fica localizado na região da Barra Norte, ao lado do Bairro Pioneiros, que faz divisa com a cidade de Itajaí.

Por ser um pouquinho mais distante da beira-mar, acabou criando autonomia, e como os outros bairros, como o centro da cidade, os moradores não precisam sair da região para encontrar tudo o que precisam. 

A seguir nós vamos mostrar porque morar no Bairro das Nações em Balneário Camboriú pode ser uma boa opção. 

Infraestrutura da região

O Bairro das Nações conta com uma infraestrutura completa que não perde nada de outras regiões da cidade. Assim, o bairro contempla desde necessidades básicas, como farmácias, supermercados e comércio, até opções de lazer e entretenimento.

Esta região tem sido cada vez mais valorizada em função dos empreendimentos mobiliários, um mercado que cresce cada vez mais na cidade, para atender à demanda de moradores e turistas que procuram imóveis na praia.

A gastronomia do bairro possibilita várias opções para quem curte ir a um restaurante bacana. O Pizza Bis, por exemplo, é uma ótima ideia para quem curte pizzas assadas em forno de pedra, que traz um sabor diferenciado ao prato.

O Mity Sushi, para quem curte culinária oriental, oferece deliciosas peças de sushi e sashimi com preços super acessíveis. O espaço é aconchegante e cheio de charme.

Além disso, o bairro tem várias opções de churrascarias, hamburguerias – destaque para o Best Burguer, para quem curte comer um delicioso hambúrguer artesanal – e restaurantes com culinária internacional. 

Outros serviços, como de saúde, também são contemplados no bairro, como a unidade de Estratégia da Saúde da Família do Bairro Nações.

O bairro conta com uma atividade comercial intensa e é passagem de quem se desloca entre Balneário Camboriú e Itajaí, e vice-versa.

O Bairro das Nações ainda tem agências de bancos, escolas e ainda abriga o estádio municipal da cidade e centros especializados em treinamento para atletas.

Atrativos

Já para passeios ao ar livre, um dos atrativos do bairro é a Praça Manoel Germano Corrêa – popularmente conhecida como a Pracinha do Médici.

O espaço conta com uma infraestrutura ideal para exercícios físicos, já que tem uma academia ao ar livre, e para um passeio com as crianças, já que oferece um parquinho. Com boa iluminação, a praça oferece segurança para os visitantes e moradores.

Cristo Luz

bairro das nações em Balneário Camboriú

Um dos mais bonitos pontos turísticos de Balneário Camboriú está localizado no Bairro das Nações. É o Cristo Luz, um monumento de 33 metros que fica no alto do maior morro da cidade, localizado a 150 metros de altura.

Cartão postal catarinense, pela noite, a estátua é toda iluminada e joga fachos de luz sobre a cidade. É possível visitar o local e de lá apreciar uma vista panorâmica belíssima de Balneário Camboriú.

O Complexo Turístico Cristo Luz recebe há mais de 22 anos milhares de visitantes que não se cansam de observar o imponente e lindo monumento artesanal.

Pesando 520 toneladas, o Cristo foi esculpido em argamassa e construído em ferro, aço e cimento. Para saber mais sobre as visitas ao monumento você pode acessar o site do local.

Escolha BC você também

Agora você já conhece tudo o que precisa saber sobre o Bairro das Nações em Balneário Camboriú.

Esse é apenas um dos bairros que essa cidade incrível tem, e que costumamos dizer que tem ‘vida própria’. Afinal de contas, não é preciso sair da região para ter acesso aos principais serviços essenciais para o seu dia a dia. 

E se você ainda está em dúvida sobre escolher ou não BC para morar ou investir, aproveite para ler este artigo do nosso blog, onde contamos sobre as vantagens de morar em Balneário Camboriú.

E é claro, não esqueça de deixar suas opiniões e sugestões para os nossos próximos artigos aqui nos comentários! Até a próxima!

Posts relacionados

Um comentário em “Bairro das Nações em Balneário Camboriú: tudo que você precisa saber

Deixe um comentário