Reurbanização da Avenida Atlântica vai trazer valorização imobiliária a Balneário Camboriú!

5 minutos para ler

Reurbanização da Avenida Atlântica em Balneário Camboriú começará neste ano.

A tão esperada obra de revitalização e reurbanização da principal praia de Balneário Camboriú, a Praia Central, segundo o secretário de Planejamento Urbano, Fabiano Mello, será oficialmente lançada em 20 de julho de 2023, no dia do aniversário de 59 anos da cidade. E pretende melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana, proporcionando aos moradores e turistas uma vida com mais qualidade e uma cidade mais sustentável.

O primeiro trecho da reurbanização estava previsto para iniciar em janeiro, pela Barra Sul, quando anunciado pelo prefeito Fabrício de Oliveira ainda em dezembro do ano passado.

Porém, os planos acabaram sendo reajustados, de acordo com o gestor do Fundo de Outorga Onerosa de Transferência do Potencial Construtivo (FETPC) do município, Rubens Spernau.

A prorrogação aconteceu devido uma exigência da prefeitura que ainda não foi finalizada, que prevê a quitação de dívidas tributárias das construtoras já a partir da execução das primeiras etapas, o que já está previsto de acordo com a lei municipal nº 90/2022.

Além disso, foi definido que o melhor momento para o início da nova fase das obras seria após a alta temporada de verão para não prejudicar a passagem dos turistas pela cidade e, também, o bem-estar dos moradores da região.

O primeiro trecho a ser revitalizado será de, aproximadamente, 300 metros.

Entenda o projeto

Divulgação PMBC

O projeto assinado pelo escritório carioca de arquitetura Índio da Costa foi divulgado oficialmente durante a abertura da Temporada de Verão de 2021/2022 e a inauguração da nova Praia Central.

A ideia é de criar um parque linear à beira-mar, integrando os pontos de Norte a Sul e a instalações de lazer como dog parks, playgrounds infantis, academias de ginástica, três modelos de quiosques, pistas de corridas e caminhadas, novos postes de iluminação e lixeiras, um novo sistema de drenagem pluvial para dispersar a água da chuva e, também, integrar a vegetação da restinga.

A recuperação do plantio é uma condicionante imposta pelo IMA para que o alargamento da faixa de areia da Praia Central recebesse o licenciamento ambiental e pudesse ser realizado.

A implantação da vegetação está prevista para iniciar após a obra de urbanização, entretanto, em maio do ano passado, algumas mudas já foram plantadas na região da Barra Sul e servem como um projeto-piloto com o objetivo de monitorar e avaliar de que forma a restinga se adapta. Foram plantadas 2.635 mudas em 2.635m² de área, uma para cada metro quadrado.

Divulgação PMBC

Quanto custará a reurbanização da Praia Central

A princípio, é esperado que o projeto custe em torno de R$ 330 milhões, sendo esse primeiro trecho avaliado em, aproximadamente, R$ 14,1 milhões.

Parte dos custos serão financiados por meio da Cofiex (Comissão de Financiamento Exterior) do Ministério da Economia.

Além disso, o projeto de criação do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes sob o rio Itajaí-Açu também está incluso neste montante.

Valorização imobiliária

Os imóveis de Balneário Camboriú registraram uma valorização recorde após a finalização da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central que a aumentou de 25 para 70 metros, a criação de novos atrativos turísticos como a FG Big Wheel e a escassez territorial.  

Com o andamento da reurbanização da principal praia de Balneário Camboriú que transformará a cidade como um modelo de inovação e sustentabilidade, o mercado imobiliário poderá valorizar ainda mais.

No último ano, imóveis localizados na Dubai Brasileira apresentaram uma média de 23,77% de valorização, enquanto alguns apartamentos beira-mar e na quadra mar registraram um acréscimo de cerca de 30%.

Já outros empreendimentos chegaram a um aumento de 90% em seu valor nos últimos 12 meses. 

Mas com o projeto Masterplan, criado pelo arquiteto Jaimer Lerner, a valorização imobiliária poderá chegar aos bairros mais distantes da orla com a criação dos sete novos “Caminhos do Mar”, com ruas de diversos bairros de Balneário Camboriú revitalizadas e integradas com a praia, além de receber calçadas compartilhadas e urbanização exclusiva.

A expectativa é de que os imóveis residenciais dessas regiões localizadas no trajeto alcancem uma valorização de até 20%.

O seu lugar é aqui!

Seja para morar ou investir, o litoral de Santa Catarina é o campeão de procura por investidores atentos a rentabilidade do mercado imobiliário e por pessoas que sonham em residir na praia.

Balneário Camboriú finalizou o ano de 2022 com o primeiro lugar no ranking das cidades com o metro quadrado dos residenciais mais caros do país por possuir uma completa infraestrutura, belas praias e localização privilegiada.

Se você deseja potencializar a sua qualidade de vida, a Salute Imóveis tem o imóvel certo para você e sua família.

Além disso, contamos com uma equipe qualificada para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas, garantindo o melhor negócio da sua vida: seguro, rentável, na sua hora, no seu tempo, do seu jeito.

Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça o seu novo endereço dos sonhos.

Esperamos por você em nossas lojas com um delicioso cafezinho e excelentes oportunidades!  ☕🏠 

Posts relacionados

Deixe um comentário