Balneário Camboriú possui duas praias e uma marina entre as melhores do país

7 minutos para ler

Além da qualidade de vida e segurança, a cidade também é conhecida pelas suas belas praias de águas cristalinas

Morar perto do mar possui benefícios incalculáveis. Balneário Camboriú é uma das melhores cidades para se viver no país e, morar aqui, possui vantagens que vão desde a segurança e qualidade de vida, até praias paradisíacas e de destaque por sua beleza e limpeza das águas.

Localizado a 80km da capital, Florianópolis, Balneário está com quase 150 mil habitantes e é conhecida por ter um ar seguro de interior, com todos os benefícios e a estrutura de uma grande cidade, com bons restaurantes, hotéis, baladas, shopping e muitas opções para moradores e turistas, pois a cidade funciona o ano inteiro.

Razões científicas para morar perto do mar

 Não é apenas coisa da nossa cabeça achar que morar perto do mar faz bem. Uma pesquisa feita pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, comprovou que o contato frequente com a praia reduz o estresse e estimula as pessoas a praticarem atividades físicas, o que traz benefícios à própria saúde. Além disso, os cientistas também descobriram que os moradores de cidades no litoral têm uma saúde melhor e vivem por mais tempo.

O estudo apurou que as pessoas têm, de um modo geral, uma sensação de serem mais saudáveis quando estão na praia, e, por isso, preferem o litoral é sempre o queridinho quando se pensa nas viagens de férias. Outra curiosidade: a maioria dos participantes da pesquisa, realizada na Europa, se mostrou disposta a pagar mais caro por uma acomodação com vista para o mar e apenas uma pequena parte dos entrevistados se importa com as ameaças encontradas no litoral europeu, como tempestades, tsunamis e outros fenômenos da natureza.

E os benefícios de morar perto do mar serve para todos os bolsos pois, de acordo com o estudo, as pessoas mais pobres assimilam um maior bem-estar quando estão em contato com a praia, e os efeitos são mais visíveis ainda nas comunidades desfavorecidas social e economicamente, como os pescadores.

O estudo reúne uma série de dados e foi apresentado durante uma conferência sobre avanços científicos na Europa. Desde o século XVIII, médicos indicavam banhos de mar aos pacientes para o tratamento de várias doenças e, segundo o site Mother Nature Network, a equipe vem concentrando seus esforços para analisar os efeitos fisiológicos surtidos pelo contato com o litoral.

As diversas praias de Balneário Camboriú

A praia mais conhecida de Balneário é a Praia Central. Com seus prédios altos, bons restaurantes e uma estrutura completa de serviços e lazer. O coração da cidade está aqui e, pra quem curte badalação, é a melhor opção para se divertir, fazer compras e aproveitar a cidade.

Porém, o entorno de Balneário possui outras maravilhas que não podem passar em branco. A cidade possui ao todo dez praias, sendo que seis delas estão localizadas no lado sul e são interligadas por uma rodovia chamada Interpraias. Essa rodovia é destaque por sua beleza e por suas praias praticamente intocáveis.

A Interpraias possui ao todo 14 km de extensão, é cheia de curvas, subidas e descidas e é completamente asfaltada e conservada. O trajeto contém várias placas de sinalização e pode ser feito com bastante calma em aproximadamente uma hora, contando as paradas para bater foto em cada uma das praias, que são lindas e, em alguns pontos, possuem mirantes com vistas extraordinárias.

Praias com bandeira azul são destaque a nível internacional

Foto: Hildo Jr.

Antes de falar um pouquinho sobre cada uma delas, o destaque vai para duas que possuem o selo bandeira azul, que é um reconhecimento nacional para as praias mais limpas e preservadas do país. O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido que reúne os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

Todos os anos é feito um anúncio de quais são as praias que vão receber esse reconhecimento e, entraram para o Programa na temporada de 2019/2020 a praias de Voga Marina (SP) e as praias de Guarajuba (BA), as vizinhas Quatro Ilhas e Mariscal (SC), Malhada (CE), Saudade (SC) e Prainha (RJ).

Além destas, oito praias e cinco marinas tiveram a certificação renovada, entre elas duas belezas naturais de Balneário Camboriú: Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho e uma marina, também localizada na cidade, a Marina Tedesco. Além delas, as outras praias são: Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (BA), Lagoa do Peri (SC), Praia Grande (SC), Praia do Peró (RJ), Praia de Piçarras (SC), Praia do Tombo (SP), Marina Costabella (RJ), Marinas Nacionais (SP), Iate Clube de Santa Catarina (SC), Marina Kauai (SP). No total, são 20 localidades participantes do Programa.

Interpraias conta com belezas naturais e preservação

Foto: Hildo Jr.

Além dessas duas praias reconhecidas internacionalmente, essa estrada de 14km percorre outras belezas, como a Praia do Pinho, que é a mais antiga e mais famosa praia de naturismo do Brasil. A praia de Taquaras que possui um amplo espaço para estacionar e curtir suas areias e, ao lado, está a Praia de Taquarinhas, uma área deserta e intocada, sem construção alguma.

E a mais conhecida das praias dessa região, é a primeira delas que é a praia de Laranjeiras. Famosa por receber as atrações do Parque Unipraias, lá não existe a tranquilidade quase intocável das demais. É a mais bem estruturada e preparada para receber o turista, pois possui um grande calçadão, com diversos bares, restaurantes e lojinhas de artigos de praia e artesanato. 

Descubra Balneário Camboriú: Conheça o Parque Unipraias

A maior parte dos turistas são pessoas que chegaram através do bondinho, mas há alguns estacionamentos pagos na área para quem está de carro. A faixa de areia é dominada por cadeiras e mesas dos restaurantes, sendo muitas vezes até difícil encontrar um espaço livre para botar cadeira e guarda-sol. As águas são muito calmas, ideais para as crianças e para a prática de esportes aquáticos.

Região é destaque para todos os gostos

Apenas nesses 14km é possível perceber que Balneário Camboriú possui atrações para todos os gostos e idades: desde a tranquilidade de praias intocadas, até atrações de turismo e diversidades de restaurantes à beira mar

Investir na cidade, que está entre os melhores lugares para morar no Brasil, é sinônimo de bom investimento. E a Salute pode te ajudar a encontrar o imóvel perfeito e realizar seu sonho de morar nesse paraíso.

Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Um comentário em “Balneário Camboriú possui duas praias e uma marina entre as melhores do país

Deixe um comentário