Centro de Balneário Camboriú: tudo que você precisa saber

11 minutos para ler

Balneário Camboriú, uma das mais belas praias do litoral  de Santa Catarina e considerada a Capital Catarinense do Turismo, tem atrações para turista nenhum colocar defeito. 

De norte a sul, a cidade oferece centenas de opções para seus visitantes que buscam agito ou calmaria, praias ou vida noturna, passeios a shoppings ou turismo e atividades ao ar livre.

Das regiões de BC mais badaladas, o centro da cidade é a área mais famosa e procurada. Isso porque essa área traz muita comodidade e facilidades para quem vive ou se hospeda no coração da cidade.

No artigo de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o centro de Balneário Camboriú, e por que ele é um dos melhores lugares para morar e se hospedar por aqui.

Fique com a gente.

Uma das melhores cidades para se viver no Brasil

Nós já repetimos isso em vários artigos aqui no blog, mas esse é um fato extremamente relevante e não vamos cansar de dizer: Balneário Camboriú está na lista das 50 melhores cidades para se viver no Brasil. 

A cidade está colocada na 5ª posição do Índice de Governança Municipal (IGM), em pesquisa divulgada no ano passado. 

Mas quando comparada com outras cidades de Santa Catarina, BC tem ainda mais destaque: é a primeira de oito cidades catarinenses a aparecer na lista.

O ranking seleciona cidades acima de 100 mil habitantes e utiliza alguns critérios, como serviços de saúde, gestão fiscal, educação, recursos humanos, habitação, transparência e segurança.

São no total 142 mil moradores fixos em Balneário Camboriú, segundo estimativa de 2019 do IBGE, que fazem de BC uma cidade habitada por pessoas que se dividem entre o trabalho, os estudos, as festas e os descansos.

Balneário Camboriú é a menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial – são apenas 45 quilômetros quadrados de extensão. 

A conhecida ‘Dubai Brasileira’ também é destaque quando o assunto é investimento no mercado imobiliário. Também pudera: BC  tem o terceiro metro quadrado mais valorizado do Brasil, ficando atrás apenas das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. 

Algumas regiões da cidade chegam a custar, por metro quadrado, até R$ 8 mil reais. Próximos ao mar, os valores são ainda mais altos.

Além de tudo isso, BC tem um ponto turístico que traz um lindo diferencial à cidade: no morro mais alto de Balneário Camboriú, vigia a cidade o Cristo Luz, que é iluminado durante a noite com cores diferentes.

Descubra Balneário Camboriú: Conheça o Cristo Luz

Ele pode ser visitado tanto durante o dia quanto à noite. A estrutura oferece acesso a uma praça com vários restaurantes, cafés e bares com música ao vivo, além de lojinhas com souvenirs.

Para além das belezas naturais

o centro de balneário camboriú

É claro que Balneário Camboriú é cheia de belezas naturais: são oito praias que fazem da cidade um circuito garantido para muitos turistas de todo o Brasil e de fora do país, atraindo todos os estilos e gostos.

A Praia Central, como falamos, é a mais agitada, mas quem busca um pouco de calmaria e tranquilidade, há outras opções. A Praia dos Amores traz contato mais forte com uma natureza praticamente virgem, e as Praias do Estaleiro, Estaleirinho, Laranjeiras e Taquaras também são possibilidades para mais tranquilidade.

Além disso, algumas dessas praias são ótimas também para os visitantes que curtem um esporte marítimo radical. Inclusive, aqui no blog você pode conferir as melhores praias de BC para quem gosta de surfar.

Mas não é só isso. Balneário Camboriú é famosa nacional e internacionalmente por sua noite badalada e agitadíssima, por seus arranha-céus que facilmente ultrapassam os 100 metros de altura e que mantém requinte e luxo em seus empreendimentos.

É nesta cidade litorânea, com paisagens belíssimas, completamente urbanizada e cheia de agito, que inclusive está o prédio mais alto do Brasil e as maiores torres gêmeas da América Latina: o YachtHouse By Pininfarina, que disputa com o One Tower, da FG Empreendimentos o posto de empreendimento mais alto do Brasil.

Outra atração, recentemente inaugurada, é o Ocean Aquarium, localizado no bairro da Barra Sul e que reúne mais de 250 espécies marítimas para visitação. 

Ou seja: certamente Balneário Camboriú tem opções que extrapolam as praias e suas belezas naturais, e atraem os mais diversos e ecléticos turistas, visitantes e moradores.

Centro de Balneário Camboriú: um dos melhores bairros para morar

O Centro de Balneário Camboriú é, sem dúvidas, um dos melhores bairros para se morar na cidade. A região, considerada uma das mais famosas e movimentadas da cidade, traz a facilidade de acesso a tudo o que você precisa sem precisar se locomover muito.

Ou seja, no centro de BC você tem acesso a farmácias, supermercados, comércio variado, shoppings, lojas, restaurantes e bares. E esses são apenas alguns dos pontos positivos. Aqui no blog da Salute você pode conhecer outras vantagens de morar no centro de Balneário Camboriú.

E é claro que a Praia Central também é facilmente acessada partindo deste bairro. Ela é a que oferece melhor infraestrutura entre todas as praias de Balneário Camboriú, justamente pela quantidade de turistas que costuma receber o ano inteiro.

Um calçadão bem conservado com quiosques, restaurantes, ciclovia, bares e serviços de aluguel de cadeira e guarda-sol, e até equipamentos esportivos, esperam os turistas em todas as épocas do ano para garantir a melhor qualidade de vida.

As avenidas Brasil e Atlântica são as que concentram quase todos os hotéis, restaurantes, bares e comércio geral. 

Ou seja: ficar no centro de Balneário Camboriú significa ter liberdade para fazer tudo a pé. Até porque se você for visitar BC na temporada, não vai querer andar de carro, já que o trânsito em períodos como esse fica congestionado.

A cidade também conta com ônibus turísticos ‘hop-on hop-off’. É uma ótima opção para conhecer os pontos turísticos sem muita preocupação e levam os visitantes até mesmo à cidade vizinha, Itajaí.

Infraestrutura do Centro de Balneário Camboriú

o centro de balneário camboriú

Restaurantes, pubs, cervejarias, lanchonetes, farmácias, supermercados. A infraestrutura do centro de Balneário Camboriú oferece tudo isso e muito mais.

Sim, o bairro central também dispõe da maior concentração de hotéis da cidade,. Além de bares, boliches, lojas, imobiliárias e os mais variados tipos de comércio. É, sem dúvida nenhuma, o principal polo comercial da cidade.

Além disso, a região do centro de Balneário Camboriú inclui as principais avenidas, como a Avenida Atlântica, que fica à beira mar; a Avenida Brasil, onde se concentra o principal centro comercial; a Avenida Central e parte da Avenida do Estado, a maior, que atravessa grande parte da região central. 

Apesar dos seus pouco mais de 46 quilômetros quadrados de extensão, Balneário Camboriú tem 14 áreas. Isso contabilizando o centro da cidade, 12 bairros e mais a região das praias agrestes. 

No Centro de Balneário Camboriú é realmente onde tudo acontece. A base da economia da cidade se concentra neste espaço.

Um dos destaques que podemos citar é o calçadão da central, com sua agitação diurna e noturna. Ali você pode tomar um bom café pela manhã, ou experimentar drinks à noite.

A Praça Almirante Tamandaré, também na área central, é outro ponto especial. Em épocas de festas de fim de ano, recebe uma decoração especial com luzes e a casinha do Papai Noel para a criançada.

No período de Carnaval, a praça se transforma no palco principal de diversos shows com bandas e músicos famosos, que fazem a festa em BC.

A região central é considerada o maior bairro de Balneário Camboriú e compreende ainda regiões interessantes como a Terceira e Quarta Avenidas, sendo suas ruas identificadas por números. 

Gastronomia

A gastronomia da região central de BC é completamente variada. No centro, você vai poder encontrar desde lanchonetes de fastfood e pizzarias, até restaurantes de comida japonesa, rodízios de frutos do mar, peixes e filés.

Muitos destes restaurantes ficam abertos desde o meio-dia até à noite, especialmente durante a temporada.

Pela noite, muitos destes estabelecimentos localizados na Avenida Atlântica oferecem música ao vivo. Assim, traz a possibilidade do cliente saborear a gastronomia local, ouvir música e apreciar a vista da beira-mar.

Além disso, o centro de Balneário Camboriú também tem cervejarias para os amantes da bebida artesanal, que também podem degustar apreciando a paisagem.

Segurança

A segurança é outro ponto forte do bairro central de Balneário Camboriú.  Isso porque os órgãos municipais investem fortemente em um patrulhamento constante por meio da Guarda Municipal da cidade e também em câmeras de videomonitoramento.

Não só o centro mas toda a cidade de Balneário Camboriú também foi considerada a cidade mais segura do Brasil em 2019. 

O Ranking Connected Smart Cities, divulgado todos os anos pela consultoria Urban Systems, divulgou o resultado da pesquisa. A pesquisa levou em conta o monitoramento de áreas de risco, número de assassinatos, mortes no trânsito, investimento em segurança e número de policiais por habitantes. 

Serviços

Como já falamos anteriormente, o centro da cidade oferece os mais variados serviços para quem mora e está visitando fazer tudo o que precisa a pé, sem precisar pegar o carro. E isso é uma vantagem pra lá de especial!

Desde serviço imobiliário até farmácias, escritórios de contabilidade, clínicas veterinárias, pet  shop e várias redes de supermercados estão localizadas no centro de BC.

Postos de combustíveis, e grande parte da rede hoteleira também estão no localizados no centro.

Em resumo: o coração de Balneário Camboriú está pronto para disponibilizar tudo que seu morador, visitante e turista precisa, sem que ele despenda esforço nenhum para isso.

Comércio

o centro de balneário camboriú

Quer aproveitar um comércio variado, desde as lojas que oferecem preços mais em conta até as melhores boutiques com vestidos, roupas, acessórios e jóias com muito luxo e requinte? Adivinha: você vai encontrar tudo isso no centro de BC.

Nesse quesito, especialmente a Avenida Brasil abriga diversas lojas de vários segmentos, como roupas, calçados, e até mesmo alguns shoppings e centros comerciais. Desta forma, você tem realmente, sem exageros, centenas de opções para as suas compras.

Além disso, a Avenida Brasil, na sua área central, também tem alguns bistrôs e cafés muito charmosos para aquela parada estratégica para curtir a tarde ou a noite com alguém especial.

Proximidade com a praia

Não bastasse todas as outras informações que nós já te mostramos anteriormente, uma delas é extremamente importante para quem curte qualidade de vida aliada à brisa do mar: o centro de BC é grudado na praia.

Sim, morar no centro de Balneário Camboriú significa caminhar alguns metros para chegar à avenida beira-mar e usufruir dos quiosques com água de coco e comidinhas que só a beira-mar oferece.

Além disso, é um pulinho para você praticar esportes na areia, correr na orla, ou até mesmo aproveitar as academias ao ar livre distribuídas por lá, os parquinhos para as crianças e a ciclofaixa para pedalar ou andar de patinete.

Escolha qualidade de vida na melhor cidade de SC para viver

Com esse texto nós mostramos para você um pouco das estruturas que o bairro central de Balneário Camboriú oferece. 

Você descobriu que ele é um dos melhores para se morar em BC, no quesito segurança e tranquilidade, já que praticamente não precisa se locomover de carro para fazer os serviços essenciais e até mesmo para um passeio.

Mas se depois disso você ainda ficou com dúvidas se esse é realmente um bom lugar para morar, preparamos também um artigo sobre as vantagens de morar em Balneário Camboriú. Não deixe de ler!

Encontre o seu melhor imóvel em Balneário Camboriú

Não há dúvidas de que se o seu objetivo é mesmo investir, Balneário Camboriú e sua região são as melhores opções.

Nós, da Salute Imóveis, temos experiência e expertise quando o assunto é investimento no mercado imobiliário. Além disso, nossas opções de imóveis irão encantar você e te dar a certeza de que é aqui o seu próximo investimento.

Vamos conversar? Entre em contato conosco e iremos procurar a melhor solução para construirmos juntos o seu sonho de morar ou investir na bela Balneário Camboriú.

Posts relacionados

5 comentários em “Centro de Balneário Camboriú: tudo que você precisa saber

Deixe um comentário