Como financiar imóvel em outro município

5 minutos para ler

Seja para morar ou investir, para quem busca outras cidades veja como financiar imóvel em outro município

Seja para mudar com a família, uma nova oportunidade de emprego, investimento ou viver o sonho de morar próximo ao mar. Existem muitos motivos que levam as pessoas a buscar imóveis em cidades onde ainda não residem.

Independentemente do motivo, assim como todos os investimentos, é necessário apenas planejar todo o processo com cautela, com uma análise das informações sobre a documentação e particularidades do local.

Após decidir por esse negócio, é importante entender como financiar imóvel em outro município.

Como é feito um financiamento?

Antes de tudo é importante entender como é feito um financiamento imobiliário.

Muito comum entre os brasileiros, o financiamento imobiliário é uma modalidade que permite a compra parcelada de um imóvel.

Essa é uma maneira tanto para quem quer o primeiro imóvel, quanto para pessoas que desejam investir.

Ele é feito através de uma liberação de recursos, por parte de uma instituição financeira, mediante uma análise prévia de crédito e algumas exigências cadastrais.

Essa modalidade de investimento imobiliário não é impeditivo para quem deseja financiar em outro município.

E, assim como é perfeitamente possível financiar um imóvel em outra cidade, também é possível financiar um imóvel em outro estado sem qualquer problema. 

Hoje existe a possibilidade de comprar imóvel no Brasil inclusive morando no exterior. A Caixa Econômica Federal possui inclusive uma linha de crédito voltada para isso.

Em todos os casos é necessário passar pela análise de crédito do banco. 

Cada instituição bancária tem suas próprias condições de taxas, valor de entrada e número de parcelas. É possível, inclusive, que os clientes utilizem o FGTS como parte do pagamento.

O processo de financiamento e exigências também pode variar de acordo com o município, mas não existe impedimento para quem não reside na cidade do imóvel.

Basta entrar em contato com a instituição financeira de preferência e fazer o processo relativo à linha de crédito imobiliária.

Etapas para adquirir e linha de crédito

Na hora de se organizar para definir como financiar imóvel em outro município, é preciso tomar os cuidados e um financiamento normalmente.

O primeiro passo é entender quais as opções disponíveis, verificar com o banco e a linha de crédito imobiliário é a mais comum. 

De forma geral, a instituição faz a análise de crédito para se certificar da capacidade financeira de quem vai assumir as parcelas e demais taxas relacionadas ao imóvel.

Caso o crédito seja aprovado, a instituição disponibiliza o valor e então o cliente assume o pagamento das parcelas e taxas, conforme determinado em contrato. 

A quantidade de parcelas, entrada e juros variam também de acordo com a renda familiar e existem ainda programas do governo para facilitar o financiamento, em caso de pessoas de baixa renda.

Em um resumo, os principais requisitos são:

  • Ser brasileiro nascido ou naturalizado no país;
  • Em caso de estrangeiro possuir visto de permanência;
  • Ser maior de 18 anos ou ser emancipado;
  • Não ultrapassar 80 anos e 6 meses na soma de idade no prazo de amortização do empréstimo;
  • Não ter enfermidades sérias, vício em drogas ou deficiência mental que impeça o discernimento.

Embora pareça algo complexo e burocrático, a operação é simples, basta ter atenção e entender os requisitos, condições e regras.

Documentação necessária

A falta dos documentos é um dos principais problemas que ocorrem no andamento de um financiamento imobiliário. 

Normalmente, é preciso apresentar documentos pessoais, documentos do cônjuge e comprovantes de renda familiar e pessoal.

Cuidado com as armadilhas

Comprar um imóvel costuma ser um momento muito feliz, pois se trata de uma grande realização pessoal.

Nesse momento é essencial manter o foco no processo e contar com especialistas para evitar cair em ciladas que podem tornar um momento agradável em uma dor de cabeça.

Contar com uma imobiliária de confiança e profissionais qualificados ajuda nesse momento importante.

A Salute Imóveis conta com uma assessoria jurídica para auxiliar em todas as etapas do processo.

Os corretores levarão você pessoalmente para conhecer o ióvel, ou farão uma visita virtual. Vão se certificar ainda da regularidade do imóvel, se há dívidas do IPTU, solicitar certidões negativas, consultar a matrícula do imóvel, solicitar a certidão de matrícula atualizada e ajudar a avaliar as taxas cobradas para o financiamento.

Faça uma simulação

A simulação é uma maneira simples que permite a visualização completa do financiamento, valores das parcelas e taxas. 

Fazer a simulação é fundamental para analisar se o planejamento financeiro está de acordo com as suas condições e favorece decisões mais seguras e objetivas.

No nosso site você pode fazer esse processo clicando aqui.

Conte com profissionais capacitados

A busca por um imóvel deve ser realizada de forma simples para que suas expectativas sejam atendidas e você se sinta satisfeito com cada escolha. 

É um momento que exige calma e pesquisa e uma equipe qualificada vai ajudar a analisar as melhores opções do mercado com comodidade e agilidade. 

A Salute possui ferramentas de pesquisa inteligentes e inúmeras opções e no nosso site você pode filtrar informações e obter resultados que se encaixam perfeitamente nas suas intenções.

Posts relacionados

Deixe um comentário