Conheça o Morro do Careca em Balneário Camboriú

7 minutos para ler

Balneário Camboriú é considerada a Capital Catarinense do Turismo e merecidamente. Nesta linda cidade do litoral norte de Santa Catarina estão algumas das belezas mais incríveis do Estado, entre elas, o Morro do Careca. 

É por isso que não faltam opções do que fazer na cidade. Belezas naturais, mar para banho e para surf e paisagens de tirar o fôlego, tudo isso você com certeza irá encontrar em qualquer passeio que for fazer em Balneário Camboriú.

De norte a sul da cidade, você terá a garantia de se encantar com o visual deslumbrante desta cidade que abriga, além da badalada Praia Central, outras 11 praias no seu entorno.

Uma das atrações mais visitadas na região, o Complexo Turístico do Morro do Careca está localizado na Praia dos Amores, que fica bem na divisa entre BC e a sua vizinha Itajaí, e tem uma das paisagens mais bonitas da região.

No texto de hoje vamos contar para você mais sobre esse lindo ponto turístico que precisa estar no seu roteiro do que fazer em Balneário Camboriú.

Praia Brava e suas Belezas

Do ladinho de Balneário Camboriú com a qual faz divisa justamente ao lado do Morro do Careca, é mais um ponto de belezas naturais incríveis.

A Praia Brava é um local onde você pode encontrar agito, tranquilidade e adrenalina, no mesmo lugar e ao mesmo tempo. É uma praia de belezas bem preservadas, cercada por restinga e mata atlântica.

Por lá, os moradores conservam uma preocupação com a preservação da natureza, e por isso é muito comum observar este equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, que busca sempre a prática de turismo sustentável.

Um dos cantos especiais da Praia Brava é o chamado Canto do Morcego, que fica bem na ponta norte da praia. Conhecido como Brava Norte, o local é considerado paradisíaco.

As águas cristalinas do Canto do Morcego são ótimas para banho e as ondas são o grande atrativo para os adeptos do surf na região.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Brava recebe a cada temporada milhares de turistas do Brasil e da América Latina, e reúne tudo o que o litoral catarinense oferece de melhor. 

De bares a restaurantes com opções gastronômicas muito variadas, até opções para curtir a noite. Além, é claro, da sua charmosa orla com três quilômetros de extensão.

Os arredores da Praia Brava são cheios de recantos paradisíacos e paisagens incríveis para você explorar. Uma delas é a vista que se tem do Morro do Careca. E é sobre ele que vamos falar logo abaixo.

Por tudo isso, a Brava também tem atraído olhares de investidores, especialmente do mercado imobiliário, possuindo um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil. Confira aqui neste artigo motivos para investir na Praia Brava.

Tudo sobre o Complexo Turístico Morro do Careca em Balneário Camboriú

A aproximadamente 100 metros acima do nível do mar, está localizado um dos mais bonitos pontos turísticos da região de Balneário Camboriú e da Praia Brava. É o Morro do Careca.

Ótima dica de o que fazer em Balneário Camboriú no Verão, o Morro do Careca fica no limite entre BC e Itajaí, e proporciona uma visão de 180º da Praia Central e da Praia Brava.

O Morro do Careca é, inclusive, destino daqueles que, além de um visual espetacular, também curtem se aventurar. 

É que o local é  ponto de partida para voos de parapente, que são comercializados por profissionais certificados.

O local é aberto para visitação do público, que pode chegar até lá de carro ou a pé, por trilhas.

História e estrutura

O Morro do Careca levou esse nome em função do seu cume, que é totalmente liso. É o local preferido de praticantes de esportes radicais, como asa-delta, parapente, escalada e rapel.

As decolagens são feitas por pilotos que são habilitados e filiados à associação do Voo Livre do Morro do Careca, que também oferece cursos e voos duplos.  

Os voos geralmente duram cerca de 15 minutos, e são, inclusive, permitidos para crianças a partir dos 5 anos. 

O Morro do Careca é cercado por um lindo trecho de Mata Atlântica. Sua estrutura conta com o mirante com a vista panorâmica de 180º, um parque infantil, área para decolagem de voos e paredões para esporte de aventura. 

Além disso, também conta com as passarelas suspensas de madeira que dão acesso ao complexo, uma lanchonete, loja de souvenirs – tudo isso em meio à natureza. Também há estacionamento disponível por vias totalmente afastadas.

Como chegar ao Morro do Careca

Para quem vai de carro de Balneário Camboriú, o acesso é pela Estrada da Rainha, na Praia dos Amores. Saindo do centro da cidade, você não leva mais do que 20 minutos para chegar até lá.

A estrada é asfaltada e sinuosa, no meio da mata atlântica. Se você curte a natureza, com certeza esse caminho vai te agradar.

Mas também é possível fazer o trajeto a pé – que pode ser feito também pela Estrada da Rainha ou pelo mar, começando a caminhada no deck do pontal norte.

Pelo mar, você fará todo o trajeto do deck do pontal norte até chegar na Praia do Buraco. Ao final da praia, verá uma trilha com pequenas escadarias em meio à mata. 

É só seguir por aquele caminho – mas se for escolher esse trajeto, não esqueça de colocar um tênis. E claro, lembre de apreciar a paisagem do mar, que a cada subida, fica mais bonita. 

O acesso ao Morro do Careca é gratuito e feito pela Rua Gregório de Matos. 

Atividades para curtir o Morro do Careca

Para você curtir ao máximo o Morro do Careca, a nossa primeira dica é não esquecer o celular ou a câmera fotográfica para tirar muitas fotos lá de cima.

A vista é realmente inesquecível e muito agradável. Assistir ao pôr do sol lá de cima é maravilhoso.

Se você é mais corajoso, pode curtir um voo livre. Dá para escolher entre duas modalidades: asa delta e parapente – com salto solo ou duplo. Com essas modalidades será possível contemplar a paisagem.

Os voos são realizados durante a tarde e dependem das condições climáticas. O voo de 15 minutos custa R$ 250. 

A caminhada pelo complexo também vale a pena. Se sua escolha for subir pela trilha, vários locais oferecem paisagens encantadoras que valem sua parada para contemplação.

Funcionamento e informações 

O horário de funcionamento do Morro do Careca é: das 10h às 18:30h, de segunda à sexta; e das 8h às 19:00h, aos sábados, domingos e feriados. 

Para saber mais informações:

Telefone para contato:  (47) 3367-8122
Endereço: Rua Gregório de Matos,s/n
Praia dos Amores, Balneário Camboriú – SC

Balneário Camboriú, cidade de belezas espetaculares

Neste artigo, você conheceu as belezas que pode encontrar em um passeio pelo Morro do Careca, bem no canto norte de Balneário Camboriú.

Aproveite para conhecer mais sobre a Barra Norte neste artigo que também está aqui no nosso blog.

Esse é apenas um dos diversos atrativos turísticos da Capital Catarinense do Turismo, que além de belíssimas praias, proporciona também vida noturna agitada aos apreciadores, ótima gastronomia e qualidade de vida inigualável.

E você, já conhece Balneário Camboriú? Quais são seus pontos turísticos favoritos? Quais você ainda quer conhecer? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário