Avenida Atlântica em Balneário Camboriú: tudo que você precisa saber

11 minutos para ler

Está de passagem pela capital catarinense do turismo? Conheça a Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, à beira-mar,  e descubra tudo o que ela tem para oferecer. Confira.

Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, é uma cidade cheia de opções para quem curte badalação ou busca um cantinho gostoso para relaxar e tirar as merecidas férias.

A cidade, conhecida como a Dubai Brasileira, ou Capital Catarinense do Turismo, recebe todos os anos milhares de turistas e para isso conta com uma infraestrutura de dar inveja.

Embora seja uma das menores cidades de Santa Catarina, Balneário Camboriú tem 142 mil habitantes segundo o IBGE. Além disso, ano a ano tem conquistado o coração de novos moradores, que se encantam com a qualidade de vida da região. 

Isso sem falar no verão catarinense, no qual BC reúne em toda a orla de uma das suas principais avenidas, milhares de turistas ávidos por aproveitar cada minuto de sol e praia. Estamos falando da Avenida Atlântica.

E é a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, o assunto do artigo de hoje. Por aqui vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa avenida, desde curiosidades, gastronomia e quais são alguns dos grandes prédios que se destacam entre os arranha-céus que moram nesta linda avenida a beira-mar.

Fique com a gente e confira!

A cidade do agito e da badalação

avenida atlântica em balneário camboriú
Foto: Hildo Jr.

Não é novidade para ninguém que Balneário Camboriú é conhecida, nacional e internacionalmente, pela sua vida noturna agitada e muito badalada.

Também pudera: locais como a Barra Sul da cidade concentram uma quantidade enorme de bares, pubs e baladas, com DJs, festas e shows ao vivo, que recebem milhares de pessoas nas suas noites de festa.

Há, realmente, infinitas possibilidades de curtir a noite de Balneário Camboriú para quem gosta de agito.

Um dos locais imperdíveis para isso é o passeio San Miguel. Cheio de bares, restaurantes e bistrôs, o local é muito convidativo, com um charme que abriga em sua calçada, com um lindo boulevard.

Mas se o seu objetivo é ir ao encontro de baladas e boates sofisticadas, Balneário Camboriú também não irá deixar a desejar. Tudo isso você encontrará na Dubai Brasileira.

E para provar, nós também separamos uma lista com as 5 melhores baladas para você curtir a noite em Balneário Camboriú.

Outro ponto de agito é a vizinha praia Brava, que fica na ponta norte, pertencente a Itajaí, mas ainda considerada um bairro de Balneário.

Por lá é possível conhecer boates como o Warung, conhecido mundialmente como o ‘templo da música eletrônica’.

Praias para todos os estilos

Engana-se quem pensa que Balneário Camboriú apenas oferece a sua Praia Central para curtir o mar e o descanso na areia.

Pelo contrário: são mais de 10 praias que compõem toda a região de Balneário Camboriú, e essas praias contemplam todos os estilos de turistas, visitantes e moradores.

Quem gosta de aproveitar uma praia mais deserta com natureza mais rústica, pode ir até o Estaleiro ou Estaleirinho. A Praia dos Amores, no canto norte da cidade, também é alternativa para quem busca um local com mais sossego.

Já quem curte surfar, também pode aproveitar as ondas do Estaleirinho ou até mesmo a Praia Brava, que fica do ladinho, na divisa com a vizinha Itajaí.

Balneário Camboriú também conta com a primeira praia de naturismo do Brasil, a Praia do Pinho. Outro passeio interessante é andar pela estrada das Interpraias, onde você ainda poderá conhecer a Praia de Laranjeiras e Taquaras.

Além disso também é possível desfrutar de boas trilhas que chegam até as praias em BC. Exemplo é a trilha que vai da Praia do Buraco até o Morro do Careca, na Barra Norte.

Conheça o Morro do Careca com o Descubra Balneário Camboriú, projeto da Salute Imóveis.

Com certeza, independentemente do seu estilo, você irá encontrar em alguma praia da cidade o conforto e a estrutura para o seu melhor descanso.

Aproveite para ler também, aqui no Blog da Salute, o artigo que preparamos com as 5 melhores praias de Balneário Camboriú.

Avenida Atlântica em Balneário Camboriú: uma das principais avenidas da cidade

A Avenida Atlântica nada mais é do que a avenida beira-mar de Balneário Camboriú. Só isso já chamaria bastante a atenção para que o local recebesse muitas visitas de moradores e turistas.

Mas não é só isso. Os seus cerca de 7 quilômetros de avenida oferecem, na sua extensão, uma infinidade de restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e cervejarias, além de muitos serviços como hotéis e aluguéis de bike.

Ou seja, a Avenida Atlântica, em resumo, é o local que traz mais vitalidade à cidade. É o que podemos chamar de a essência de Balneário Camboriú.

O que fazer na Avenida Atlântica

avenida atlântica em balneário camboriú

Na Avenida Atlântica, não faltam opções para aproveitar o melhor da cidade. Por lá você pode escolher dar uma caminhada no calçadão à beira-mar ou curtir um passeio de bike ou longboard pela ciclovia.

E, é claro, tomar uma água de coco ou repor as energias com um milho ou churros dos vários quiosques que estão pela orla.

Também é possível escolher uma das dezenas de opções de bares e restaurantes, aproveitando a gastronomia local com uma excelente vista da Praia Central.

Um fato interessante é que é a Avenida Atlântica que abriga uma das maiores queimas de fogos de artifício do Brasil nas festas de final de ano.

Na véspera do ano novo, turistas e moradores lotam a avenida, de norte a sul, para assistir ao espetáculo de fogos que acontece no mar.

Mas há muito mais que isso para curtir e conhecer. Abaixo, veja dicas de gastronomia e curiosidades sobre a Avenida Atlântica em Balneário Camboriú.

Restaurantes na Avenida Atlântica

A Avenida Atlântica é quase como um festival gastronômico ao ar livre. O que não faltam são opções que agradam e encantam a todos os paladares.

Temakiart

Entre os destaques na gastronomia, para quem curte comida japonesa, não podemos deixar de falar do Temakiart, que oferece um cardápio oriental delicioso, com pratos bem elaborados e surpreendentes.

No TemakiArt, os peixes são frescos e todos os pratos são montados e servidos aos clientes no melhor estilo oriental. Soma-se a isso molhos especiais e muito saborosos.

E é claro, por lá você irá usufruir do visual da Praia Central – pode escolher sentar no deck, ao ar livre, ou então dentro do restaurante.

No cardápio, peças de sushi, sakê, outros drinks conceituados e a culinária predominantemente japonesa.

Endereço:
Av. Atlântica, 2174 – Centro – Balneário Camboriú.
Contato: (47) 3361.4163
Horário de Funcionamento:
Segunda-feira – 11:30 às 15:00
Terça-feira a Quinta-feira  – 11:30 às 15:00 e às 18:00 até meia-noite
Sexta-Feira – 11:30 às 15:00 e às 18:00 à 01:00 h
Sábado – 11:30 até à 01:00 da manhã
Domingo – 11:30 até meia-noite

Smoke House BB

Já para quem curte um bom burguer ou uma carne no ponto, a dica é o Smoke House BBC.

Especializado em carnes defumadas, o local oferece a típica culinária americana e combina sabores inconfundíveis de carne com variados molhos.

O local também oferece música ao vivo para seus clientes e, é claro, você pode usufruir daquela vista especial para o mar.

Endereço: 

Avenida Atlântica 2700

Telefone para contato:  

(47) 99247-3625

Horário de funcionamento: 

Quartas, quintas e sextas, a partir das 18h

Sábados e domingos, a partir das 11h. Fechado às terças-feiras.

Infarta Madalena

Na Barra Sul, localizado na Avenida Atlântica beira-mar, o Infarta Madalena é outro destaque, considerado um dos melhores bares de BC.

O local  é um pub no estilo boteco. A decoração, super descolada e colorida, demonstra que o local é um ambiente bem descontraído e pronto para receber bem seus clientes.

A diferença do bar está no ambiente acolhedor e na decoração única. Entre as opções, comida de boteco, petiscos e chopes. O local também tem programação de música ao vivo.

O endereço fica na Avenida Atlântica, 5020, Edifício Lady, Barra Sul de Balneário Camboriú. Horário de funcionamento: Diariamente das 11h30 às 02 h, durante a temporada.

Praia Central de Balneário Camboriú

A Praia Central de Balneário Camboriú é o ‘pátio’ da Avenida Atlântica. Os seus sete quilômetros de orla fazem parte da avenida que transforma a praia em agitação completa especialmente no verão.

A Praia Central oferece uma estrutura completa aos turistas, com quiosques, aluguéis de guarda-sol e cadeiras, e também aluguel de pranchas de surf e stand-up paddle.

Além disso, ao longo da avenida também têm quadras de esportes e aparelhos para ginástica e alongamento. 

A Praia Central também é procurada pelos amantes do surf, e um dos pontos que mais agradam os surfistas é a barra norte, próximo ao rio Marambaia.

Curiosidades

Pista para pouso de aviões

É isto mesmo. A Avenida Atlântica já foi uma pista para pouso de aviões. Isto acontecia quando Balneário Camboriú ainda fazia parte de Camboriú e não era emancipada.

Inclusive hidro aviões que faziam a rota Rio de Janeiro – Buenos Aires, pousavam na avenida, segundo conta o historiador Isaque Corrêa à reportagem da NSC.

Primeiro hotel de Balneário Camboriú

avenida atlântica em balneário camboriú

É na Avenida Atlântica que está localizado o primeiro e mais antigo hotel de Balneário Camboriú. É o Hotel Marambaia, que foi inaugurado em 1964, mesmo ano em que a cidade foi emancipada.

A sua fachada redonda, é um ponto de referência na avenida, e o hotel já recebeu, inclusive, um projeto de lei para tombamento histórico.

No mesmo ano, foi inaugurada, também na Avenida Atlântica, a primeira construção de alvenaria da cidade. Era o Balneário Hotel, que foi demolido em 1997.

A partir dali, a rede hoteleira de Balneário Camboriú foi aumentando, com o Hotel Silva, a Pensão Alice e o Praia Hotel, entre muitos outros.

Praça Almirante Tamandaré

A Avenida Atlântica também abriga a Praça Almirante Tamandaré, que é onde acontecem alguns dos eventos mais badalados da cidade para o público e ao ar livre.

Destaque, por exemplo, para os shows do período de carnaval, que acontecem na Praça, e onde a população toma conta da Avenida e também da Praia Central.

A praça ainda conta com quadra esportiva e é procurada por skatistas da cidade. Por lá também está localizada a guarda municipal de Balneário Camboriú.

Estátua do Presidente João Goulart

É na Avenida Atlântica que está a estátua do  ex-presidente João Goulart.A obra é do artista Jorge Schröder. 

A escultura de bronze representa Jango com seus dois filhos pequenos e é descontraída, vários turistas param por ali para fazer fotografias.

O ex-presidente tinha a cidade de Balneário Camboriú como um reduto de férias, e foi isso que inspirou o escultor a criar a obra.

Grandes empreendimentos

Alguns dos mais altos arranha-céus da cidade de Balneário Camboriú estão localizados exatamente ao longo da Avenida Atlântica.

E é bem fácil identificar que é ao longo desta avenida que estão os maiores empreendimentos da cidade e também do Brasil. 


Em uma caminhada pelo molhe da Barra Norte ou da Barra Sul você já consegue perceber isso a olhos nus.

Um dos exemplos de empreendimentos gigantescos que está na Avenida Atlântica é o Infinity Coast, com 234 metros e que fica na barra norte da cidade. Ele é, atualmente, o maior prédio da cidade já entregue.

Outro destaque é para o empreendimento One Tower, o maior prédio de Balneário Camboriú atualmente. Ele deve ser entregue em 2022 e disputa sua altura de 280 metros com o outro gigante, o YachtHouse Residence Club by Pininfarina.

Para você conferir quais são os prédios mais altos de Balneário Camboriú, clique aqui.

Balneário Camboriú, a cidade perfeita para morar com qualidade de vida

No texto de hoje você ficou por dentro de tudo que pode encontrar na Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, a principal e uma das mais bonitas vias da cidade.

Se você, assim como nós, também é um apaixonado pela Capital Catarinense do Turismo, vai adorar conhecer algumas curiosidades sobre Balneário Camboriú.

Você também pode ser mais um morador de BC e afirmar que ‘mora onde as pessoas tiram férias’. 

Nós somos uma imobiliária referência no mercado de Balneário Camboriú e região e estamos prontos para te ajudar a encontrar o imóvel perfeito.

Entre em contato conosco, e vamos juntos encontrar o seu lugar especial nessa linda cidade.

Posts relacionados

Deixe um comentário