Passarela da Barra: Descubra Balneário Camboriú com a Salute Imóveis

7 minutos para ler

Conheça a Passarela da Barra, ponto turístico que dá acesso ao primeiro bairro da cidade, com o Descubra Balneário Camboriú.

Você já deve conhecer o Descubra Balneário Camboriú, projeto da Salute Imóveis, não é?! Bom, se você ainda não conferiu, fique tranquilo. Vamos lhe apresentar!

Em nosso canal do YouTube, semanalmente, são publicados vídeos com as principais e imperdíveis atrações e pontos turísticos da nossa querida Dubai Brasileira.

Você poderá conhecer todos os detalhes dos melhores locais da cidade de onde estiver!

Mas nós garantimos: Vale muito a pena visitar esses lugares com vistas incríveis e paisagens paradisíacas, que você ficará com aquela sensação de querer voltar outras vezes!

Confira o vídeo desta edição, onde descobrimos a Passarela da Barra, localizada no primeiro bairro da cidade. Saiba todos os detalhes no artigo de hoje.

A história da Passarela da Barra

A Passarela da Barra recebe este nome em homenagem ao antigo morador da cidade chamado Manoel Firmino Rocha, o primeiro balseiro do rio Camboriú que realizou o transporte dos moradores durante as décadas de 1950 e 1980.

Conhecido como Maneca da Passagem, fazia a travessia dos moradores entre o Rio Camboriú ligando a Barra Sul ao Bairro da Lagoa. Mais tarde, investiu em uma pequena embarcação chamada de dona Lavinha.

A construção da Passarela é a realização antiga dos moradores, que hoje permite o acesso entre o primeiro bairro da cidade, o da Barra, à orla da Praia Central. Anteriormente, era preciso fazer uma volta pela BR-101 ou atravessar o Rio Camboriú de barco.

Além de ter a função de ligar os bairros, foi construído para fazer parte dos pontos turísticos importantes de Balneário Camboriú.

A Passarela estaiada foi inaugurada em 2016, com uma estrutura de 190 metros de comprimento, 114 metros de vão livre e 57 metros de altura, equivalente a um prédio de 22 andares.

Com funcionamento 24 horas, o acesso é gratuito. Com escadas e elevadores amplos que contam com acessibilidade para cadeirantes e que recebem pedestres, ciclistas e skatistas.

Os pets também são bem-vindos! Mas é importante lembrar de levá-los com guia e para os animais de médio e grande porte, o uso de focinheira é necessário.

A vista de cima é simplesmente espetacular por quem passa por lá. É possível apreciar a vista da Praia Central, do Rio Camboriú, visualizar as grandes embarcações e luxuosas lanchas da Marina Tedesco, além de apreciar os gigantes arranha-céus que estão localizados na orla da praia.

A passarela está localizada na Barra Sul, próxima a outras atrações turísticas da cidade, como os bondinhos do Parque Unipraias, situada também ao lado do ponto de embarque do Barco Pirata e o Molhe da Barra Sul.

Descubra também o Parque Unipraias, Barco Pirata e Molhe da Barra Sul.

Bairro da Barra: berço histórico de Balneário Camboriú

O bairro da Barra é o primeiro bairro de Balneário Camboriú, reconhecido como o marco-zero da cidade e que conta com ruas estreitas que recebem nome de alguns antigos moradores.

É considerada uma região tranquila e que dá acesso às praias agrestes de Balneário Camboriú, como a famosa e movimentada Praia de Laranjeiras.

Descubra Balneário Camboriú: Conheça a Praia de Laranjeiras

Quem visita o bairro, pode viver a sensação de voltar ao tempo nesta localidade que foi habitada pelos primeiros moradores no início do século XX, quando ainda pertencia à cidade de Camboriú.

Com a construção da Passarela, alguns locais históricos da Barra receberam destaque, como a centenária capelinha Igreja de Santo Amaro e a Casa Linhares com exposições que recordam a história da região.

Em breve, será construído um mercado público próximo a Passarela da Barra contribuindo com a atividade da pesca artesanal.

Por ali, estão situados também algumas atividades culturais como o ensaio do Maracatu, o Sarau da Tainha, Arrancadão de Canoas Artesanais, Festa do Pescador e a Festa do Bom Sucesso.

Igreja de Santo Amaro do Bairro da Barra

Considerada como o cartão postal do bairro, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município e do Estado, foi edificada em 1810, no alto de uma escadaria, feita com pedra bruta, barro, areia e casca de berbigão. Foi construída para ser a matriz Arraial do Bom Sucesso, porém hoje é chamada Capela de Santo Amaro.

É a primeira igreja da cidade com telhas artesanais transportadas por escravos, com imagens dos santos padroeiros Santo Amaro e Nossa Senhora do Bom Sucesso estampadas em seu interior doadas pela Família Real Portuguesa no século XIX.

Uma curiosidade do local: há quem conte que o sino da freguesia, situado na torre da igreja, teria sido danificado de tanto ser tocado no dia que aconteceu a abolição da escravatura.

Em frente à capela, está a Praça do Pescador, um local que reúne os moradores do bairro da Barra com grandes árvores de diferentes espécies, bancos, além de contar com um piso em pedras de granito desenhados com amarelinha e uma rosa dos ventos.

Casa Linhares

Outra construção importante na região é a Casa de Linhares, construída na década de 1950 por Ademar Rabelo Linhares e Néia Bastos que residiam no local com seus onze filhos.

Desde 2004, a casa faz parte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú que conta a história da cidade e também da comunidade do bairro da Barra, além de oferecer cursos gratuitos de pintura e artesanato no geral.

Descubra Balneário Camboriú com a Salute Imóveis

Sediada em Balneário Camboriú, a Salute Imóveis é uma grande admiradora da cidade e que pensando em atuar como um guia dos pontos turísticos, das atrações e das belas paisagens, apresenta o Descubra Balneário Camboriú, um projeto para você descobrir o melhor de Balneário Camboriú.

Com cerca de 130 mil habitantes, Balneário Camboriú é fascinante com as suas belas praias e turismo intenso em 46 quilômetros quadrados de extensão.

Com uma localização privilegiada, está localizada no litoral de Santa Catarina, a apenas 80 km da capital Florianópolis e a 34 km do Aeroporto Internacional de Navegantes.

A cidade está em pleno desenvolvimento, sendo considerado um dos principais destinos turísticos brasileiros e se consolidando como o melhor roteiro de férias do Brasil e da América do Sul. Tudo isso devido aos altos investimentos que recebe em infraestrutura e muitas atrações para curtir a cidade em qualquer época do ano.

Carol Ribeiro

Com tanta diversidade de lugares para conhecer, tanto por turistas quanto para moradores, a nossa anfitriã do projeto, a jornalista Carol Ribeiro, vai percorrer os melhores locais de Balneário Camboriú, dividindo um pouco da história e cultura da cidade.

Serão vídeos semanais, toda quarta-feira, em nosso canal do YouTube, mostrando os melhores lugares para as pessoas serem felizes, cada um à sua maneira.

No vídeo do Descubra Balneário desta edição, conhecemos a Passarela da Barra, ponto turístico que dá acesso ao primeiro bairro da cidade.

Confira o vídeo abaixo:

Invista em uma das melhores regiões de Balneário Camboriú! 😉

Com o passar dos anos, os bairros da região vêm recebendo um grande avanço imobiliário com a construção de condomínios fechados e a instalação de bares, restaurantes e atrativos da vida noturna que fazem dali algumas das áreas mais valorizadas e procuradas de Balneário Camboriú.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o mercado imobiliário de Balneário Camboriú e pensa em investir nesta promissora cidade que conta com um dos metros quadrados mais valorizados do país?

Venha conversar com a Salute Imóveis! Nós temos a certeza de que encontraremos o seu imóvel ideal que atenda às suas expectativas.

Entre em contato conosco, queremos fazer parte da sua história nesta bela e linda cidade no litoral de Santa Catarina.  

Posts relacionados

Deixe um comentário